Marketing e guerrilha: estratégias e táticas em campanhas de baixo investimento em mídia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zenato, Rafael Beltrame
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88689
Resumo: Esta pesquisa realiza a análise de três ações de marketing de guerrilha desenvolvidas e implementadas na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O estudo tem o objetivo de entender como algumas marcas têm trabalhado estratégias e táticas de marketing de guerrilha para otimizar suas verbas e alcançar resultados planejados em campanhas de baixo investimento em mídia. A base do conteúdo é composta por uma bibliografia que envolve o contexto das áreas de marketing, comunicação persuasiva e marketing de guerrilha. A análise dos dados indicou que as campanhas estudadas – Você Barbie (2013), Prato Consciente (2012) e Brinquedos Imaginários (2012) – auxiliaram os anunciantes a atingir os propósitos e objetivos da comunicação persuasiva, contribuindo para satisfazer as necessidades e desejos do público-alvo de cada campanha.
id UFRGS-2_e66c6b8770d03a8d88c723198667faee
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88689
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Zenato, Rafael BeltrameToaldo, Mariângela Machado2014-03-20T01:48:50Z2013http://hdl.handle.net/10183/88689000913405Esta pesquisa realiza a análise de três ações de marketing de guerrilha desenvolvidas e implementadas na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O estudo tem o objetivo de entender como algumas marcas têm trabalhado estratégias e táticas de marketing de guerrilha para otimizar suas verbas e alcançar resultados planejados em campanhas de baixo investimento em mídia. A base do conteúdo é composta por uma bibliografia que envolve o contexto das áreas de marketing, comunicação persuasiva e marketing de guerrilha. A análise dos dados indicou que as campanhas estudadas – Você Barbie (2013), Prato Consciente (2012) e Brinquedos Imaginários (2012) – auxiliaram os anunciantes a atingir os propósitos e objetivos da comunicação persuasiva, contribuindo para satisfazer as necessidades e desejos do público-alvo de cada campanha.This research performs analysis of three guerrilla marketing actions developed and implemented in the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul. The objective of the study is to understand how some brands have worked strategies and tactics of guerrilla marketing to optimize their budgets and achieve planned results in low media investment campaigns. The basis of the content consists of a bibliography that involves the context of the areas of marketing, persuasive communication and guerrilla marketing. Data analysis indicated that the studied campaigns – Be Barbie (2013), Conscious Plate (2012) and Imaginary Toys (2012) – helped advertisers reach the aims and objectives of persuasive communication, helping to meet the needs and desires of the target audience for each campaign.application/pdfporMarketingPersuasive communicationAdvertisingGuerrilla marketingAlternative mediaMarketing e guerrilha: estratégias e táticas em campanhas de baixo investimento em mídiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000913405.pdf000913405.pdfTexto completoapplication/pdf3228574http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88689/1/000913405.pdf0daec2526971233019d2204050d47fefMD51TEXT000913405.pdf.txt000913405.pdf.txtExtracted Texttext/plain214220http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88689/2/000913405.pdf.txtc1047fd8dce58aca6dc5ae6730d814aeMD52THUMBNAIL000913405.pdf.jpg000913405.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg997http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88689/3/000913405.pdf.jpg4b74d93df54f735deae4e69084279495MD5310183/886892018-10-18 08:27:39.816oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88689Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:27:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marketing e guerrilha: estratégias e táticas em campanhas de baixo investimento em mídia
title Marketing e guerrilha: estratégias e táticas em campanhas de baixo investimento em mídia
spellingShingle Marketing e guerrilha: estratégias e táticas em campanhas de baixo investimento em mídia
Zenato, Rafael Beltrame
Marketing
Persuasive communication
Advertising
Guerrilla marketing
Alternative media
title_short Marketing e guerrilha: estratégias e táticas em campanhas de baixo investimento em mídia
title_full Marketing e guerrilha: estratégias e táticas em campanhas de baixo investimento em mídia
title_fullStr Marketing e guerrilha: estratégias e táticas em campanhas de baixo investimento em mídia
title_full_unstemmed Marketing e guerrilha: estratégias e táticas em campanhas de baixo investimento em mídia
title_sort Marketing e guerrilha: estratégias e táticas em campanhas de baixo investimento em mídia
author Zenato, Rafael Beltrame
author_facet Zenato, Rafael Beltrame
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zenato, Rafael Beltrame
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Toaldo, Mariângela Machado
contributor_str_mv Toaldo, Mariângela Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
topic Marketing
Persuasive communication
Advertising
Guerrilla marketing
Alternative media
dc.subject.eng.fl_str_mv Persuasive communication
Advertising
Guerrilla marketing
Alternative media
description Esta pesquisa realiza a análise de três ações de marketing de guerrilha desenvolvidas e implementadas na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O estudo tem o objetivo de entender como algumas marcas têm trabalhado estratégias e táticas de marketing de guerrilha para otimizar suas verbas e alcançar resultados planejados em campanhas de baixo investimento em mídia. A base do conteúdo é composta por uma bibliografia que envolve o contexto das áreas de marketing, comunicação persuasiva e marketing de guerrilha. A análise dos dados indicou que as campanhas estudadas – Você Barbie (2013), Prato Consciente (2012) e Brinquedos Imaginários (2012) – auxiliaram os anunciantes a atingir os propósitos e objetivos da comunicação persuasiva, contribuindo para satisfazer as necessidades e desejos do público-alvo de cada campanha.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-20T01:48:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/88689
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000913405
url http://hdl.handle.net/10183/88689
identifier_str_mv 000913405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88689/1/000913405.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88689/2/000913405.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88689/3/000913405.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0daec2526971233019d2204050d47fef
c1047fd8dce58aca6dc5ae6730d814ae
4b74d93df54f735deae4e69084279495
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224461898219520