Blog corporativo como ferramenta estratégica: o caso do Blog Consultoria da Natura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15205 |
Resumo: | Considerando o papel crucial exercido pela comunicação nas organizações, tem sido o objetivo de diversas empresas fazer uso de novas tecnologias e estratégias que visem a atingir, de uma forma mais efetiva, seu público interno e externo. Dentre as ferramentas atualmente disponíveis, estão os blogs corporativos, que, assim como os blogs em geral, são páginas da internet freqüentemente atualizadas, que apresentam um conteúdo organizado em ordem cronológica reversa. Como estudo piloto, foi investigada a forma pela qual o blog corporativo tem sido utilizado por empresas, selecionadas com base na revista Exame Melhores E Maiores de 2007. Nesse estudo inicial, mereceu destaque o Blog Consultoria, mantido pela Natura e identificado como o de maior sucesso entre as empresas participantes do estudo. Assim, o presente trabalho teve como objetivo a realização de um estudo de caso acerca do Blog Consultoria da Natura, de modo a compreender a participação do blog no desenvolvimento do relacionamento com o público de consultores, bem como a percepção dos usuários do blog a respeito da ferramenta. A Natura, empresa líder no setor de cosméticos, adota a estratégia de venda direta para comercializar seus produtos por meio de consultores. Participaram do estudo 13 consultoras, que responderam a um questionário cujo objetivo era conhecer a percepção dos visitantes sobre o blog. A Natura também respondeu a um questionário contendo questões sobre o blog. O conteúdo, postado no período compreendido entre 5 de março de 2008 e 15 de outubro de 2008, foi examinado em função de sua categoria e do número de comentários publicados. Analisados em conjunto, os dados permitem concluir que, tendo em vista que o relacionamento com os consultores é um dos aspectos contemplados no plano de crescimento da empresa no Brasil, o Blog Consultoria contribui para a estratégia da Natura, por compor um conjunto de ferramentas e ações que se complementam, viabilizam o trabalho de consultoria e aproximam a Natura desse público. |
id |
UFRRJ-1_541a6343ac00a37a29f714f06f46437c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/15205 |
network_acronym_str |
UFRRJ-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Nunes, Glaucio SantoroSouza, Marcos Aguiar de544.431.806-72http://lattes.cnpq.br/8330562093476420047.501.757-90http://lattes.cnpq.br/54580221067864192023-12-22T03:11:30Z2023-12-22T03:11:30Z2008-12-17NUNES, Glaucio Santoro. Blog corporativo como ferramenta estratégica: o caso do Blog Consultoria da Natura. 2008. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2008.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15205Considerando o papel crucial exercido pela comunicação nas organizações, tem sido o objetivo de diversas empresas fazer uso de novas tecnologias e estratégias que visem a atingir, de uma forma mais efetiva, seu público interno e externo. Dentre as ferramentas atualmente disponíveis, estão os blogs corporativos, que, assim como os blogs em geral, são páginas da internet freqüentemente atualizadas, que apresentam um conteúdo organizado em ordem cronológica reversa. Como estudo piloto, foi investigada a forma pela qual o blog corporativo tem sido utilizado por empresas, selecionadas com base na revista Exame Melhores E Maiores de 2007. Nesse estudo inicial, mereceu destaque o Blog Consultoria, mantido pela Natura e identificado como o de maior sucesso entre as empresas participantes do estudo. Assim, o presente trabalho teve como objetivo a realização de um estudo de caso acerca do Blog Consultoria da Natura, de modo a compreender a participação do blog no desenvolvimento do relacionamento com o público de consultores, bem como a percepção dos usuários do blog a respeito da ferramenta. A Natura, empresa líder no setor de cosméticos, adota a estratégia de venda direta para comercializar seus produtos por meio de consultores. Participaram do estudo 13 consultoras, que responderam a um questionário cujo objetivo era conhecer a percepção dos visitantes sobre o blog. A Natura também respondeu a um questionário contendo questões sobre o blog. O conteúdo, postado no período compreendido entre 5 de março de 2008 e 15 de outubro de 2008, foi examinado em função de sua categoria e do número de comentários publicados. Analisados em conjunto, os dados permitem concluir que, tendo em vista que o relacionamento com os consultores é um dos aspectos contemplados no plano de crescimento da empresa no Brasil, o Blog Consultoria contribui para a estratégia da Natura, por compor um conjunto de ferramentas e ações que se complementam, viabilizam o trabalho de consultoria e aproximam a Natura desse público.Taking into consideration the crucial role played by communication in organizations, the use of new technologies and strategies is been the objective of lots of companies, which aim to achieve, effectively, their internal and external publics. Among all tools currently available, there are the corporate blogs that, as blogs in general, are frequently modified web pages in which dated entries are listed in reverse chronological sequence. As a primary study, it was investigated how corporate blogs has been used by companies selected from the magazine Exame Melhores e Maiores 2007. In this study, was worth being highlighted the Blog Consultoria, maintained by Natura and identified as the greatest success among the companies analyzed. So the present research aims at the accomplishment of a case study about Natura s Blog Consultoria, by comprehending how the blog participates in the development of a relationship between the company and its consultants and what the blog users perception about the tool is. Natura, the leading company in the cosmetics sector, adopt the direct selling system to commerce its goods through consultants. Thirteen consultants answered a survey on their perception about the blog and, on the other hand, Natura answered about the webpage itself. The blog s content, published from May 5th to October 15th 2008, was studied according to its category and the number of comments posted. Taking for granted that the relationship between the company and its consultants is one of the aspects included in Natura s Development Plan in Brazil and analizing all data collected, it is possible to conclude that Blog Consultoria contributes to the organizational strategy and it s part of a range of tools and actions which complements one another, makes the consultory work viable and approximates Natura to its audience.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Gestão e EstratégiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisBlog Corporativocomunicação organizacionalNaturaCorporate BlogOrganizational CommunicationNatura.AdministraçãoBlog corporativo como ferramenta estratégica: o caso do Blog Consultoria da NaturaCorporate blog as strategic tool: the case of Natura s Blog Consultoriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/8184/2008%20-%20Glaucio%20Santoro%20Nunes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/19112/2008%20-%20Glaucio%20Santoro%20Nunes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/25453/2008%20-%20Glaucio%20Santoro%20Nunes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/31869/2008%20-%20Glaucio%20Santoro%20Nunes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/38240/2008%20-%20Glaucio%20Santoro%20Nunes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/44630/2008%20-%20Glaucio%20Santoro%20Nunes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/51021/2008%20-%20Glaucio%20Santoro%20Nunes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/57460/2008%20-%20Glaucio%20Santoro%20Nunes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/1005info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTHUMBNAIL2008 - Glaucio Santoro Nunes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15205/1/2008%20-%20Glaucio%20Santoro%20Nunes.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD51TEXT2008 - Glaucio Santoro Nunes.pdf.txtExtracted Texttext/plain237030https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15205/2/2008%20-%20Glaucio%20Santoro%20Nunes.pdf.txt4b531af2273c3ae4b27d2d178cf7e449MD52ORIGINAL2008 - Glaucio Santoro Nunes.pdfDocumento principalapplication/pdf388504https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15205/3/2008%20-%20Glaucio%20Santoro%20Nunes.pdf9115fc65a821d7d9de18e2ed4be7387bMD5320.500.14407/152052023-12-22 00:11:30.472oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/15205Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T03:11:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Blog corporativo como ferramenta estratégica: o caso do Blog Consultoria da Natura |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Corporate blog as strategic tool: the case of Natura s Blog Consultoria |
title |
Blog corporativo como ferramenta estratégica: o caso do Blog Consultoria da Natura |
spellingShingle |
Blog corporativo como ferramenta estratégica: o caso do Blog Consultoria da Natura Nunes, Glaucio Santoro Blog Corporativo comunicação organizacional Natura Corporate Blog Organizational Communication Natura. Administração |
title_short |
Blog corporativo como ferramenta estratégica: o caso do Blog Consultoria da Natura |
title_full |
Blog corporativo como ferramenta estratégica: o caso do Blog Consultoria da Natura |
title_fullStr |
Blog corporativo como ferramenta estratégica: o caso do Blog Consultoria da Natura |
title_full_unstemmed |
Blog corporativo como ferramenta estratégica: o caso do Blog Consultoria da Natura |
title_sort |
Blog corporativo como ferramenta estratégica: o caso do Blog Consultoria da Natura |
author |
Nunes, Glaucio Santoro |
author_facet |
Nunes, Glaucio Santoro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Glaucio Santoro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza, Marcos Aguiar de |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
544.431.806-72 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8330562093476420 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
047.501.757-90 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5458022106786419 |
contributor_str_mv |
Souza, Marcos Aguiar de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Blog Corporativo comunicação organizacional Natura |
topic |
Blog Corporativo comunicação organizacional Natura Corporate Blog Organizational Communication Natura. Administração |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Corporate Blog Organizational Communication Natura. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Administração |
description |
Considerando o papel crucial exercido pela comunicação nas organizações, tem sido o objetivo de diversas empresas fazer uso de novas tecnologias e estratégias que visem a atingir, de uma forma mais efetiva, seu público interno e externo. Dentre as ferramentas atualmente disponíveis, estão os blogs corporativos, que, assim como os blogs em geral, são páginas da internet freqüentemente atualizadas, que apresentam um conteúdo organizado em ordem cronológica reversa. Como estudo piloto, foi investigada a forma pela qual o blog corporativo tem sido utilizado por empresas, selecionadas com base na revista Exame Melhores E Maiores de 2007. Nesse estudo inicial, mereceu destaque o Blog Consultoria, mantido pela Natura e identificado como o de maior sucesso entre as empresas participantes do estudo. Assim, o presente trabalho teve como objetivo a realização de um estudo de caso acerca do Blog Consultoria da Natura, de modo a compreender a participação do blog no desenvolvimento do relacionamento com o público de consultores, bem como a percepção dos usuários do blog a respeito da ferramenta. A Natura, empresa líder no setor de cosméticos, adota a estratégia de venda direta para comercializar seus produtos por meio de consultores. Participaram do estudo 13 consultoras, que responderam a um questionário cujo objetivo era conhecer a percepção dos visitantes sobre o blog. A Natura também respondeu a um questionário contendo questões sobre o blog. O conteúdo, postado no período compreendido entre 5 de março de 2008 e 15 de outubro de 2008, foi examinado em função de sua categoria e do número de comentários publicados. Analisados em conjunto, os dados permitem concluir que, tendo em vista que o relacionamento com os consultores é um dos aspectos contemplados no plano de crescimento da empresa no Brasil, o Blog Consultoria contribui para a estratégia da Natura, por compor um conjunto de ferramentas e ações que se complementam, viabilizam o trabalho de consultoria e aproximam a Natura desse público. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-12-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-22T03:11:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-22T03:11:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NUNES, Glaucio Santoro. Blog corporativo como ferramenta estratégica: o caso do Blog Consultoria da Natura. 2008. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15205 |
identifier_str_mv |
NUNES, Glaucio Santoro. Blog corporativo como ferramenta estratégica: o caso do Blog Consultoria da Natura. 2008. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2008. |
url |
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15205 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) instacron:UFRRJ |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
instacron_str |
UFRRJ |
institution |
UFRRJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15205/1/2008%20-%20Glaucio%20Santoro%20Nunes.pdf.jpg https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15205/2/2008%20-%20Glaucio%20Santoro%20Nunes.pdf.txt https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15205/3/2008%20-%20Glaucio%20Santoro%20Nunes.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 4b531af2273c3ae4b27d2d178cf7e449 9115fc65a821d7d9de18e2ed4be7387b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br |
_version_ |
1810108234642489344 |