Investigação da transmissibilidade de veículos automotores de passeio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/197451 |
Resumo: | O conforto em veículos de passeio é um assunto complexo que abrange diversas áreas de conhecimento. Ele está associado ao conforto acústico, térmico, vibracional, de odores, aspectos estéticos e de ergonomia. Especificamente no que tange a vibração, este tem sido um quesito recorrente em termos de melhoramento dos fabricantes de automóveis, pois ele está fortemente correlacionado com as vendas de determinada marca ou modelo. Este trabalho avalia os níveis de transmissibilidade da vibração em veículos automotores de passeio a partir de índices como o SEAT e das próprias curvas de transmissibilidade entre piso e assento nestes veículos. O estudo realiza testes experimentais usando equipamentos que permitem a medição da aceleração em três direções simultâneas para trechos pré-definidos com o objetivo de fazer uma comparação entre marcas de veículos e em diferentes pontos no interior destes. Ao final, apresenta-se um comparativo sobre os modelos de testes referente ao conforto vibracional e eventualmente sobre sua adequabilidade frente a questões de saúde em um cenário de uso mais intensivo como no caso de motoristas profissionais. |
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Fontoura, Elton MichelsenGomes, Herbert MartinsFedatto Neto, Mário2019-07-26T02:32:01Z2019http://hdl.handle.net/10183/197451001097927O conforto em veículos de passeio é um assunto complexo que abrange diversas áreas de conhecimento. Ele está associado ao conforto acústico, térmico, vibracional, de odores, aspectos estéticos e de ergonomia. Especificamente no que tange a vibração, este tem sido um quesito recorrente em termos de melhoramento dos fabricantes de automóveis, pois ele está fortemente correlacionado com as vendas de determinada marca ou modelo. Este trabalho avalia os níveis de transmissibilidade da vibração em veículos automotores de passeio a partir de índices como o SEAT e das próprias curvas de transmissibilidade entre piso e assento nestes veículos. O estudo realiza testes experimentais usando equipamentos que permitem a medição da aceleração em três direções simultâneas para trechos pré-definidos com o objetivo de fazer uma comparação entre marcas de veículos e em diferentes pontos no interior destes. Ao final, apresenta-se um comparativo sobre os modelos de testes referente ao conforto vibracional e eventualmente sobre sua adequabilidade frente a questões de saúde em um cenário de uso mais intensivo como no caso de motoristas profissionais.Comfort in passenger cars is a complex subject that covers several areas of knowledge. It is associated with acoustic, thermal, vibrational, smell, aesthetic and ergonomic comfort. Specifically with regard to vibration, this has been a recurring issue in terms of the improvement of car manufacturers, as it is strongly correlated with sales of a particular make or model. This work evaluates the levels of transmissibility of vibration in riding vehicles using parameters like the SEAT index and the curves of transmissibility between floor and seat in these vehicles. The study performs experimental tests using equipment that allows the measurement of acceleration in three simultaneous directions for pre-defined road sections with the aim at comparing different vehicle brands at different points inside the vehicle. In the end, a comparison is presented on the vibration comfort levels in the tested models and, eventually, on their suitability for health risk in a more intensive use scenario as in the case of professional drivers.application/pdfporEngenharia mecânicaVibraçãoAutomóvelConforto humanoWhole body vibrationHuman body vibrationRide vehiclesExposure to vibrationInvestigação da transmissibilidade de veículos automotores de passeioInvestigation of vibration transmissibility on ride vehicles info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2019Engenharia Mecânicagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001097927.pdf.txt001097927.pdf.txtExtracted Texttext/plain65946http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197451/2/001097927.pdf.txtbae9fe9f21338f9a1cb4a9651af0c988MD52ORIGINAL001097927.pdfTexto completoapplication/pdf2726414http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197451/1/001097927.pdfa9d9a25cc1c4e5d5e2857f710e749316MD5110183/1974512019-07-27 02:32:37.045603oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197451Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-07-27T05:32:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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