Análise do conforto quanto à vibração em veículos de passeio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kaderli, Francisco
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/27511
Resumo: O uso de automóveis vem crescendo atualmente, sendo de suma importância que estes propiciem bem-estar ao motorista e a seus passageiros. O trabalho busca avaliar o grau de conforto do motorista em relação à vibração através de medições realizadas em quatro veículos de mesma categoria disponíveis no mercado brasileiro. São eles: Volkswagen Gol, Ford Fiesta, Renault Sandero e Fiat Palio. Para avaliação são colocados como condições de comparação o tipo de pavimento, velocidade e local de medição. A medição da vibração é feita através da inserção de acelerômetros em partes de contato do motorista com o veículo. Utiliza-se um acelerômetro para medir o nível de vibração no volante (vibração transmitida ao sistema mão-braço) e outro acoplado ao banco do motorista através de um seatpad para medir a vibração transmitida ao corpo inteiro. Ainda, para a situação de motoristas profissionais avalia-se a exposição diária à vibração A(8) para diferentes situações de trabalho e compara-se com os limites de exposição definidos pelas normas vigentes. Faz-se ainda, um estudo estatístico a fim de comprovar a influência de parâmetros como a velocidade e tipo de pavimento, na vibração interna dos veículos. Segundo a análise de conforto, verifica-se em uma média geral, que o Volkswagen Gol, apresenta níveis de vibração menores que os demais veículos, seguidos do Ford Fiesta, Renault Sandero e Fiat Palio. Em termos da exposição humana à vibração, percebe-se que para determinadas condições as vibrações podem ultrapassar os limites de exposição permitidos pela norma.
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