Validação de infográfico educativo sobre segurança na administração de medicamentos para pacientes e familiares
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/271034 |
Resumo: | Objetivo: descrever o processo de desenvolvimento e validação de infográfico educativo sobre segurança na administração de medicamentos para pacientes e familiares. Metodologia: estudo metodológico desenvolvido conforme as etapas de design instrucional e realizado em uma unidade de internação cirúrgica adulto. Sua validação foi realizada por 12 especialistas, 16 pacientes e 14 familiares através do Índice de Validação de Conteúdo (IVC) com uma taxa de 0,9. Resultados: Na validação por especialistas o IVC total foi de 0,94, sendo observada a capacidade do material em ajudar visualmente a lembrar de barreiras de segurança. Na validação por pacientes e familiares o IVC total foi de 0,97, sendo destacada a necessidade de melhorias na linguagem. Conclusão: O infográfico, enquanto estratégia educativa, demonstrou o potencial deste recurso em instrumentalizar pacientes e familiares, tornando acessíveis as informações sobre aspectos de segurança na administração de medicamentos e atuando como ferramenta de apoio na educação em saúde. |
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Camacho, Taiciana ChagasCogo, Ana Luisa PetersenFlores, Giovana Ely2024-01-18T03:22:38Z20222525-3409http://hdl.handle.net/10183/271034001162966Objetivo: descrever o processo de desenvolvimento e validação de infográfico educativo sobre segurança na administração de medicamentos para pacientes e familiares. Metodologia: estudo metodológico desenvolvido conforme as etapas de design instrucional e realizado em uma unidade de internação cirúrgica adulto. Sua validação foi realizada por 12 especialistas, 16 pacientes e 14 familiares através do Índice de Validação de Conteúdo (IVC) com uma taxa de 0,9. Resultados: Na validação por especialistas o IVC total foi de 0,94, sendo observada a capacidade do material em ajudar visualmente a lembrar de barreiras de segurança. Na validação por pacientes e familiares o IVC total foi de 0,97, sendo destacada a necessidade de melhorias na linguagem. Conclusão: O infográfico, enquanto estratégia educativa, demonstrou o potencial deste recurso em instrumentalizar pacientes e familiares, tornando acessíveis as informações sobre aspectos de segurança na administração de medicamentos e atuando como ferramenta de apoio na educação em saúde.Objective: to describe the process of developing and validating an educational infographic on safety in medication administration for patients and their families. Methodology: methodological study developed according to the instructional design steps and carried out in an adult surgical inpatient unit. Its validation was performed by 12 specialists, 16 patients and 14 family members using the Content Validation Index (CVI) with a rate of 0.9. Results: In the validation by experts, the total CVI was 0.94 and the material's ability to visually help remember safety barriers was observed. In the validation by patients and family members, the total CVI was 0.97, evidencing the need for language improvements. Conclusion: The infographic as an educational strategy, demonstrated the potential of this resource to equip patients and families, making information about safety aspects in medication administration accessible and acting as a support tool in health education.Objetivo: describir el proceso de elaboración y validación de una infografía educativa sobre seguridad en la administración de medicamentos para pacientes y sus familias. Metodología: estudio metodológico desarrollado según los pasos del diseño instruccional y realizado en una unidad de hospitalización quirúrgica de adultos. Su validación fue realizada por 12 especialistas, 16 pacientes y 14 familiares a través del Índice de Validación de Contenido (IVC) con una tasa de 0,9. Resultados: En la validación por expertos, el CVI total fue de 0,94, y se observó la capacidad del material para ayudar visualmente a recordar las barreras de seguridad. En la validación por pacientes y familiares, el CVI total fue de 0,97, destacando la necesidad de mejoras en el lenguaje. Conclusión: La infografía, como estrategia educativa, demostró el potencial de este recurso para equipar a los pacientes y familiares, haciendo accesible la información sobre aspectos de seguridad en la administración de medicamentos y actuando como herramienta de apoyo en la educación en salud.application/pdfporResearch, society and development. Vargem Grande Paulista: CDRR Editors, 2016-. Vol. 11, no. 12 (2022), e100111234086, 11 p.Educação em saúdeErros de medicaçãoSegurança do pacienteAssistência centrada no pacienteHealth educationMedication errorsPatient safetyNursingPatient-centered careEducación en saludErrores de medicaciónSeguridad del pacienteEnfermeríaAtención dirigida al pacienteValidação de infográfico educativo sobre segurança na administração de medicamentos para pacientes e familiaresValidation of educational infographic on safety in medication administration for patients and families Validación de infografía educativa sobre seguridad en la administración de medicamentos para pacientes y familiares info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162966.pdf.txt001162966.pdf.txtExtracted Texttext/plain35627http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271034/2/001162966.pdf.txt92daa1da0f518aa36b2c310fd84b6dd3MD52ORIGINAL001162966.pdfTexto completoapplication/pdf391584http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271034/1/001162966.pdff8e4845f36a9b34f6de9af670c819fddMD5110183/2710342024-01-19 04:24:29.19168oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271034Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-19T06:24:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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