Orientador educacional : o uso das tecnologias na busca ativa em tempos de pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/250673 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo estudar o fazer pedagógico do orientador educacional em tempos de Covid-19, tendo como foco específico a busca ativa de estudantes. O atual cenário pandêmico instaurou no mundo inteiro um momento de anormalidade. Dentro da esfera educacional nacional, ressaltam-se duas questões marcantes: a suspensão das aulas presenciais e a adoção de atividades pedagógicas remotas, mediadas ou não por tecnologias. Desta forma, buscou-se realizar uma reflexão sobre os conceitos de busca ativa, uso de tecnologias, manutenção de vínculos, abandono e evasão escolar e analisar a atuação do OE neste contexto pandêmico. Utilizou-se o Estudo de Caso e para a coleta de dados um questionário online que foi respondido por 16 participantes. Os resultados da busca ativa possibilitaram a expressão de cuidado e valorização; o auxílio ao acesso aos aplicativos e plataformas de ensino; o engajamento com as atividades não presenciais; e a manutenção/criação de vínculos |
id |
UFRGS-2_e77e16f955db453061249defa1f1ebeb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250673 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Corbellini, SilvanaSouza, Lúcia Barros de2022-11-04T04:37:28Z20222674-905Xhttp://hdl.handle.net/10183/250673001151843O presente trabalho teve como objetivo estudar o fazer pedagógico do orientador educacional em tempos de Covid-19, tendo como foco específico a busca ativa de estudantes. O atual cenário pandêmico instaurou no mundo inteiro um momento de anormalidade. Dentro da esfera educacional nacional, ressaltam-se duas questões marcantes: a suspensão das aulas presenciais e a adoção de atividades pedagógicas remotas, mediadas ou não por tecnologias. Desta forma, buscou-se realizar uma reflexão sobre os conceitos de busca ativa, uso de tecnologias, manutenção de vínculos, abandono e evasão escolar e analisar a atuação do OE neste contexto pandêmico. Utilizou-se o Estudo de Caso e para a coleta de dados um questionário online que foi respondido por 16 participantes. Os resultados da busca ativa possibilitaram a expressão de cuidado e valorização; o auxílio ao acesso aos aplicativos e plataformas de ensino; o engajamento com as atividades não presenciais; e a manutenção/criação de vínculosThe present work had as purpose to study the pedagogical doing of the educational advisor in times of Covid-19, with a specific focus the active searching for students. The current pandemic scenery established around the world a moment of abnormality. Inside the national educational sphere, two memorable points are highlighted: the suspension of the presential classes and the adoption of the remote pedagogical activities, mediated or not by technologies. Thus, it sought to reflect about the concepts of active search, Technologies, maintenance of bonds, scholar abandon and evasion and analyze the EA act in this pandemic context. It was used the Study of Case and for the data collection an online questionnaire that was answered by 16 participants. The results of the active search enabled the expression of care and appreciation; the support to the app access and teaching platforms; the engagement with non-presential activities; and the maintenance/creation of links.application/pdfporSCIAS - Educação, Comunicação e Tecnologia. Belo Horizonte, MG. Vol.4, n.1 (jan./jun. 2022), p. 141-164Tecnologia educacionalEvasão escolarEducational advisorActive searchTechnologiesScholar abandonScholar evasionOrientador educacional : o uso das tecnologias na busca ativa em tempos de pandemiaEducational advisor : the active search in thimes of pandemicinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001151843.pdf.txt001151843.pdf.txtExtracted Texttext/plain48633http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250673/2/001151843.pdf.txt03cc60364e5e0bc16d0e5d70db90527bMD52ORIGINAL001151843.pdfTexto completoapplication/pdf823726http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250673/1/001151843.pdf29852b9a4ee524997ae38ee9619a11f6MD5110183/2506732023-01-13 06:03:59.824782oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250673Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-13T08:03:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Orientador educacional : o uso das tecnologias na busca ativa em tempos de pandemia |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Educational advisor : the active search in thimes of pandemic |
title |
Orientador educacional : o uso das tecnologias na busca ativa em tempos de pandemia |
spellingShingle |
Orientador educacional : o uso das tecnologias na busca ativa em tempos de pandemia Corbellini, Silvana Tecnologia educacional Evasão escolar Educational advisor Active search Technologies Scholar abandon Scholar evasion |
title_short |
Orientador educacional : o uso das tecnologias na busca ativa em tempos de pandemia |
title_full |
Orientador educacional : o uso das tecnologias na busca ativa em tempos de pandemia |
title_fullStr |
Orientador educacional : o uso das tecnologias na busca ativa em tempos de pandemia |
title_full_unstemmed |
Orientador educacional : o uso das tecnologias na busca ativa em tempos de pandemia |
title_sort |
Orientador educacional : o uso das tecnologias na busca ativa em tempos de pandemia |
author |
Corbellini, Silvana |
author_facet |
Corbellini, Silvana Souza, Lúcia Barros de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Lúcia Barros de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corbellini, Silvana Souza, Lúcia Barros de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional Evasão escolar |
topic |
Tecnologia educacional Evasão escolar Educational advisor Active search Technologies Scholar abandon Scholar evasion |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Educational advisor Active search Technologies Scholar abandon Scholar evasion |
description |
O presente trabalho teve como objetivo estudar o fazer pedagógico do orientador educacional em tempos de Covid-19, tendo como foco específico a busca ativa de estudantes. O atual cenário pandêmico instaurou no mundo inteiro um momento de anormalidade. Dentro da esfera educacional nacional, ressaltam-se duas questões marcantes: a suspensão das aulas presenciais e a adoção de atividades pedagógicas remotas, mediadas ou não por tecnologias. Desta forma, buscou-se realizar uma reflexão sobre os conceitos de busca ativa, uso de tecnologias, manutenção de vínculos, abandono e evasão escolar e analisar a atuação do OE neste contexto pandêmico. Utilizou-se o Estudo de Caso e para a coleta de dados um questionário online que foi respondido por 16 participantes. Os resultados da busca ativa possibilitaram a expressão de cuidado e valorização; o auxílio ao acesso aos aplicativos e plataformas de ensino; o engajamento com as atividades não presenciais; e a manutenção/criação de vínculos |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-04T04:37:28Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/250673 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2674-905X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001151843 |
identifier_str_mv |
2674-905X 001151843 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/250673 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
SCIAS - Educação, Comunicação e Tecnologia. Belo Horizonte, MG. Vol.4, n.1 (jan./jun. 2022), p. 141-164 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250673/2/001151843.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250673/1/001151843.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
03cc60364e5e0bc16d0e5d70db90527b 29852b9a4ee524997ae38ee9619a11f6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225073364828160 |