Orientador educacional : o uso das tecnologias na busca ativa em tempos de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corbellini, Silvana
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Souza, Lúcia Barros de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/250673
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo estudar o fazer pedagógico do orientador educacional em tempos de Covid-19, tendo como foco específico a busca ativa de estudantes. O atual cenário pandêmico instaurou no mundo inteiro um momento de anormalidade. Dentro da esfera educacional nacional, ressaltam-se duas questões marcantes: a suspensão das aulas presenciais e a adoção de atividades pedagógicas remotas, mediadas ou não por tecnologias. Desta forma, buscou-se realizar uma reflexão sobre os conceitos de busca ativa, uso de tecnologias, manutenção de vínculos, abandono e evasão escolar e analisar a atuação do OE neste contexto pandêmico. Utilizou-se o Estudo de Caso e para a coleta de dados um questionário online que foi respondido por 16 participantes. Os resultados da busca ativa possibilitaram a expressão de cuidado e valorização; o auxílio ao acesso aos aplicativos e plataformas de ensino; o engajamento com as atividades não presenciais; e a manutenção/criação de vínculos
id UFRGS-2_e77e16f955db453061249defa1f1ebeb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250673
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Corbellini, SilvanaSouza, Lúcia Barros de2022-11-04T04:37:28Z20222674-905Xhttp://hdl.handle.net/10183/250673001151843O presente trabalho teve como objetivo estudar o fazer pedagógico do orientador educacional em tempos de Covid-19, tendo como foco específico a busca ativa de estudantes. O atual cenário pandêmico instaurou no mundo inteiro um momento de anormalidade. Dentro da esfera educacional nacional, ressaltam-se duas questões marcantes: a suspensão das aulas presenciais e a adoção de atividades pedagógicas remotas, mediadas ou não por tecnologias. Desta forma, buscou-se realizar uma reflexão sobre os conceitos de busca ativa, uso de tecnologias, manutenção de vínculos, abandono e evasão escolar e analisar a atuação do OE neste contexto pandêmico. Utilizou-se o Estudo de Caso e para a coleta de dados um questionário online que foi respondido por 16 participantes. Os resultados da busca ativa possibilitaram a expressão de cuidado e valorização; o auxílio ao acesso aos aplicativos e plataformas de ensino; o engajamento com as atividades não presenciais; e a manutenção/criação de vínculosThe present work had as purpose to study the pedagogical doing of the educational advisor in times of Covid-19, with a specific focus the active searching for students. The current pandemic scenery established around the world a moment of abnormality. Inside the national educational sphere, two memorable points are highlighted: the suspension of the presential classes and the adoption of the remote pedagogical activities, mediated or not by technologies. Thus, it sought to reflect about the concepts of active search, Technologies, maintenance of bonds, scholar abandon and evasion and analyze the EA act in this pandemic context. It was used the Study of Case and for the data collection an online questionnaire that was answered by 16 participants. The results of the active search enabled the expression of care and appreciation; the support to the app access and teaching platforms; the engagement with non-presential activities; and the maintenance/creation of links.application/pdfporSCIAS - Educação, Comunicação e Tecnologia. Belo Horizonte, MG. Vol.4, n.1 (jan./jun. 2022), p. 141-164Tecnologia educacionalEvasão escolarEducational advisorActive searchTechnologiesScholar abandonScholar evasionOrientador educacional : o uso das tecnologias na busca ativa em tempos de pandemiaEducational advisor : the active search in thimes of pandemicinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001151843.pdf.txt001151843.pdf.txtExtracted Texttext/plain48633http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250673/2/001151843.pdf.txt03cc60364e5e0bc16d0e5d70db90527bMD52ORIGINAL001151843.pdfTexto completoapplication/pdf823726http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250673/1/001151843.pdf29852b9a4ee524997ae38ee9619a11f6MD5110183/2506732023-01-13 06:03:59.824782oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250673Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-13T08:03:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Orientador educacional : o uso das tecnologias na busca ativa em tempos de pandemia
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Educational advisor : the active search in thimes of pandemic
title Orientador educacional : o uso das tecnologias na busca ativa em tempos de pandemia
spellingShingle Orientador educacional : o uso das tecnologias na busca ativa em tempos de pandemia
Corbellini, Silvana
Tecnologia educacional
Evasão escolar
Educational advisor
Active search
Technologies
Scholar abandon
Scholar evasion
title_short Orientador educacional : o uso das tecnologias na busca ativa em tempos de pandemia
title_full Orientador educacional : o uso das tecnologias na busca ativa em tempos de pandemia
title_fullStr Orientador educacional : o uso das tecnologias na busca ativa em tempos de pandemia
title_full_unstemmed Orientador educacional : o uso das tecnologias na busca ativa em tempos de pandemia
title_sort Orientador educacional : o uso das tecnologias na busca ativa em tempos de pandemia
author Corbellini, Silvana
author_facet Corbellini, Silvana
Souza, Lúcia Barros de
author_role author
author2 Souza, Lúcia Barros de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corbellini, Silvana
Souza, Lúcia Barros de
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Evasão escolar
topic Tecnologia educacional
Evasão escolar
Educational advisor
Active search
Technologies
Scholar abandon
Scholar evasion
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational advisor
Active search
Technologies
Scholar abandon
Scholar evasion
description O presente trabalho teve como objetivo estudar o fazer pedagógico do orientador educacional em tempos de Covid-19, tendo como foco específico a busca ativa de estudantes. O atual cenário pandêmico instaurou no mundo inteiro um momento de anormalidade. Dentro da esfera educacional nacional, ressaltam-se duas questões marcantes: a suspensão das aulas presenciais e a adoção de atividades pedagógicas remotas, mediadas ou não por tecnologias. Desta forma, buscou-se realizar uma reflexão sobre os conceitos de busca ativa, uso de tecnologias, manutenção de vínculos, abandono e evasão escolar e analisar a atuação do OE neste contexto pandêmico. Utilizou-se o Estudo de Caso e para a coleta de dados um questionário online que foi respondido por 16 participantes. Os resultados da busca ativa possibilitaram a expressão de cuidado e valorização; o auxílio ao acesso aos aplicativos e plataformas de ensino; o engajamento com as atividades não presenciais; e a manutenção/criação de vínculos
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-04T04:37:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/250673
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2674-905X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001151843
identifier_str_mv 2674-905X
001151843
url http://hdl.handle.net/10183/250673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv SCIAS - Educação, Comunicação e Tecnologia. Belo Horizonte, MG. Vol.4, n.1 (jan./jun. 2022), p. 141-164
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250673/2/001151843.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250673/1/001151843.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 03cc60364e5e0bc16d0e5d70db90527b
29852b9a4ee524997ae38ee9619a11f6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225073364828160