Propriedade intelectual em empresas públicas : uma análise dos depósitos de marcas da Embrapa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/255522 |
Resumo: | A proposta deste artigo é mostrar os aspectos relevantes acerca do registro de marcas de uma empresa pública no Brasil, em especial, o panorama da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O objetivo é analisar os dados que permeiam os pedidos de registro de marca no Brasil, as questões sobre como a empresa trabalha e a gestão desses ativos intangíveis para o desenvolvimento da empresa e do ambiente em que ela está inserida. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi realizado um estudo de caso, de natureza exploratória e descritiva, com abordagem mista (quanti-qualitativa), por meio de entrevistas de colaboradores da instituição e por pesquisa nas principais bases de dados referentes à propriedade intelectual, entre os anos de 1970 até 2018, utilizando-se como termo de busca a denominação “Embrapa” na titularidade. Todas as plataformas pesquisadas apresentaram número crescente de pedidos ao longo dos anos. Na base do INPI, foram encontrados 484 pedidos de registro de marcas, sendo em sua maioria marcas nominativas. Pode-se concluir que é perceptível o avanço na proteção de marcas pela Embrapa, esse avanço pode se dar devido aos investimentos e às ações do mercado. Todavia, apesar de a empresa possuir um processo para encaminhamento de registro de marcas relativamente conhecido, esse procedimento não está documentado e verificou-se a necessidade de se realizar a documentação do processo, bem como a orientação e a capacitação das equipes para proteção e execução de forma correta dos procedimentos de registros de marcas junto ao INPI. |
id |
UFRGS-2_e798a054e4dd5cdb70a8747b2575c9f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255522 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Preto, Glauber Adenir SoaresBruch, Kelly LissandraFranco, Cíntia Brenner Acosta2023-03-10T03:26:28Z20202317-0026http://hdl.handle.net/10183/255522001161704A proposta deste artigo é mostrar os aspectos relevantes acerca do registro de marcas de uma empresa pública no Brasil, em especial, o panorama da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O objetivo é analisar os dados que permeiam os pedidos de registro de marca no Brasil, as questões sobre como a empresa trabalha e a gestão desses ativos intangíveis para o desenvolvimento da empresa e do ambiente em que ela está inserida. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi realizado um estudo de caso, de natureza exploratória e descritiva, com abordagem mista (quanti-qualitativa), por meio de entrevistas de colaboradores da instituição e por pesquisa nas principais bases de dados referentes à propriedade intelectual, entre os anos de 1970 até 2018, utilizando-se como termo de busca a denominação “Embrapa” na titularidade. Todas as plataformas pesquisadas apresentaram número crescente de pedidos ao longo dos anos. Na base do INPI, foram encontrados 484 pedidos de registro de marcas, sendo em sua maioria marcas nominativas. Pode-se concluir que é perceptível o avanço na proteção de marcas pela Embrapa, esse avanço pode se dar devido aos investimentos e às ações do mercado. Todavia, apesar de a empresa possuir um processo para encaminhamento de registro de marcas relativamente conhecido, esse procedimento não está documentado e verificou-se a necessidade de se realizar a documentação do processo, bem como a orientação e a capacitação das equipes para proteção e execução de forma correta dos procedimentos de registros de marcas junto ao INPI.The purpose of this article is to show the relevant aspects about the applications of trademarks from a public company in Brazil, in particular, the panorama of the Brazilian Agricultural Research Corporation (Embrapa). The objective is to analyze the data of trademark applications in Brazil, questions about how the company works and the management of these intangible assets for the development of the company and the environment in which it operates. For the development of the research, an exploratory and descriptive case study was carried out, with a mixed approach (quanti-qualitative), through interviews of employees of the institution and by research in the main databases related to intellectual property, among the years 1970 to 2018, using the term “Embrapa” as the search term. All platforms surveyed had an increasing number of orders over the years. At the INPI base, 484 trademark applications were found, most of which are registered trademarks. It can be concluded that the advance in the protection of trademarks by Embrapa is noticeable, this advance may occur due to investments and market actions. However, despite the fact that the company has a relatively well-known trademark registration process, this procedure is not documented and there was a need to carry out the process documentation, as well as the guidance and training of the teams for protection and enforcement correctly the procedures for registering trademarks with the INPI.application/pdfporCadernos de Prospecção. Salvador: UFBA. Vol. 13, n. 3 (jun. 2020), p. 18-35.Marcas (Direito de propriedade)Empresas públicasPropriedade intelectualEmpresa Brasileira de Pesquisa AgropecuáriaPropriedade industrial : BrasilDistinctive signsBrandsTechnological prospectingPropriedade intelectual em empresas públicas : uma análise dos depósitos de marcas da EmbrapaIntellectual Property in Public Companies : an analysis of Embrapa’s trademarks applicationsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001161704.pdf.txt001161704.pdf.txtExtracted Texttext/plain55535http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255522/2/001161704.pdf.txt04e046e301b0bf5452406050d85d4330MD52ORIGINAL001161704.pdfTexto completoapplication/pdf326990http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255522/1/001161704.pdffc1acf5b00ac0ff1e495a157183f8aeeMD5110183/2555222023-03-11 03:30:19.503542oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255522Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-11T06:30:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Propriedade intelectual em empresas públicas : uma análise dos depósitos de marcas da Embrapa |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Intellectual Property in Public Companies : an analysis of Embrapa’s trademarks applications |
title |
Propriedade intelectual em empresas públicas : uma análise dos depósitos de marcas da Embrapa |
spellingShingle |
Propriedade intelectual em empresas públicas : uma análise dos depósitos de marcas da Embrapa Preto, Glauber Adenir Soares Marcas (Direito de propriedade) Empresas públicas Propriedade intelectual Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Propriedade industrial : Brasil Distinctive signs Brands Technological prospecting |
title_short |
Propriedade intelectual em empresas públicas : uma análise dos depósitos de marcas da Embrapa |
title_full |
Propriedade intelectual em empresas públicas : uma análise dos depósitos de marcas da Embrapa |
title_fullStr |
Propriedade intelectual em empresas públicas : uma análise dos depósitos de marcas da Embrapa |
title_full_unstemmed |
Propriedade intelectual em empresas públicas : uma análise dos depósitos de marcas da Embrapa |
title_sort |
Propriedade intelectual em empresas públicas : uma análise dos depósitos de marcas da Embrapa |
author |
Preto, Glauber Adenir Soares |
author_facet |
Preto, Glauber Adenir Soares Bruch, Kelly Lissandra Franco, Cíntia Brenner Acosta |
author_role |
author |
author2 |
Bruch, Kelly Lissandra Franco, Cíntia Brenner Acosta |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Preto, Glauber Adenir Soares Bruch, Kelly Lissandra Franco, Cíntia Brenner Acosta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marcas (Direito de propriedade) Empresas públicas Propriedade intelectual Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Propriedade industrial : Brasil |
topic |
Marcas (Direito de propriedade) Empresas públicas Propriedade intelectual Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Propriedade industrial : Brasil Distinctive signs Brands Technological prospecting |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Distinctive signs Brands Technological prospecting |
description |
A proposta deste artigo é mostrar os aspectos relevantes acerca do registro de marcas de uma empresa pública no Brasil, em especial, o panorama da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O objetivo é analisar os dados que permeiam os pedidos de registro de marca no Brasil, as questões sobre como a empresa trabalha e a gestão desses ativos intangíveis para o desenvolvimento da empresa e do ambiente em que ela está inserida. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi realizado um estudo de caso, de natureza exploratória e descritiva, com abordagem mista (quanti-qualitativa), por meio de entrevistas de colaboradores da instituição e por pesquisa nas principais bases de dados referentes à propriedade intelectual, entre os anos de 1970 até 2018, utilizando-se como termo de busca a denominação “Embrapa” na titularidade. Todas as plataformas pesquisadas apresentaram número crescente de pedidos ao longo dos anos. Na base do INPI, foram encontrados 484 pedidos de registro de marcas, sendo em sua maioria marcas nominativas. Pode-se concluir que é perceptível o avanço na proteção de marcas pela Embrapa, esse avanço pode se dar devido aos investimentos e às ações do mercado. Todavia, apesar de a empresa possuir um processo para encaminhamento de registro de marcas relativamente conhecido, esse procedimento não está documentado e verificou-se a necessidade de se realizar a documentação do processo, bem como a orientação e a capacitação das equipes para proteção e execução de forma correta dos procedimentos de registros de marcas junto ao INPI. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-03-10T03:26:28Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/255522 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2317-0026 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001161704 |
identifier_str_mv |
2317-0026 001161704 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/255522 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Cadernos de Prospecção. Salvador: UFBA. Vol. 13, n. 3 (jun. 2020), p. 18-35. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255522/2/001161704.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255522/1/001161704.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
04e046e301b0bf5452406050d85d4330 fc1acf5b00ac0ff1e495a157183f8aee |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447821209305088 |