Propriedade intelectual em empresas públicas : uma análise dos depósitos de marcas da Embrapa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Preto, Glauber Adenir Soares
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bruch, Kelly Lissandra, Franco, Cíntia Brenner Acosta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/255522
Resumo: A proposta deste artigo é mostrar os aspectos relevantes acerca do registro de marcas de uma empresa pública no Brasil, em especial, o panorama da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O objetivo é analisar os dados que permeiam os pedidos de registro de marca no Brasil, as questões sobre como a empresa trabalha e a gestão desses ativos intangíveis para o desenvolvimento da empresa e do ambiente em que ela está inserida. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi realizado um estudo de caso, de natureza exploratória e descritiva, com abordagem mista (quanti-qualitativa), por meio de entrevistas de colaboradores da instituição e por pesquisa nas principais bases de dados referentes à propriedade intelectual, entre os anos de 1970 até 2018, utilizando-se como termo de busca a denominação “Embrapa” na titularidade. Todas as plataformas pesquisadas apresentaram número crescente de pedidos ao longo dos anos. Na base do INPI, foram encontrados 484 pedidos de registro de marcas, sendo em sua maioria marcas nominativas. Pode-se concluir que é perceptível o avanço na proteção de marcas pela Embrapa, esse avanço pode se dar devido aos investimentos e às ações do mercado. Todavia, apesar de a empresa possuir um processo para encaminhamento de registro de marcas relativamente conhecido, esse procedimento não está documentado e verificou-se a necessidade de se realizar a documentação do processo, bem como a orientação e a capacitação das equipes para proteção e execução de forma correta dos procedimentos de registros de marcas junto ao INPI.
id UFRGS-2_e798a054e4dd5cdb70a8747b2575c9f9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255522
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Preto, Glauber Adenir SoaresBruch, Kelly LissandraFranco, Cíntia Brenner Acosta2023-03-10T03:26:28Z20202317-0026http://hdl.handle.net/10183/255522001161704A proposta deste artigo é mostrar os aspectos relevantes acerca do registro de marcas de uma empresa pública no Brasil, em especial, o panorama da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O objetivo é analisar os dados que permeiam os pedidos de registro de marca no Brasil, as questões sobre como a empresa trabalha e a gestão desses ativos intangíveis para o desenvolvimento da empresa e do ambiente em que ela está inserida. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi realizado um estudo de caso, de natureza exploratória e descritiva, com abordagem mista (quanti-qualitativa), por meio de entrevistas de colaboradores da instituição e por pesquisa nas principais bases de dados referentes à propriedade intelectual, entre os anos de 1970 até 2018, utilizando-se como termo de busca a denominação “Embrapa” na titularidade. Todas as plataformas pesquisadas apresentaram número crescente de pedidos ao longo dos anos. Na base do INPI, foram encontrados 484 pedidos de registro de marcas, sendo em sua maioria marcas nominativas. Pode-se concluir que é perceptível o avanço na proteção de marcas pela Embrapa, esse avanço pode se dar devido aos investimentos e às ações do mercado. Todavia, apesar de a empresa possuir um processo para encaminhamento de registro de marcas relativamente conhecido, esse procedimento não está documentado e verificou-se a necessidade de se realizar a documentação do processo, bem como a orientação e a capacitação das equipes para proteção e execução de forma correta dos procedimentos de registros de marcas junto ao INPI.The purpose of this article is to show the relevant aspects about the applications of trademarks from a public company in Brazil, in particular, the panorama of the Brazilian Agricultural Research Corporation (Embrapa). The objective is to analyze the data of trademark applications in Brazil, questions about how the company works and the management of these intangible assets for the development of the company and the environment in which it operates. For the development of the research, an exploratory and descriptive case study was carried out, with a mixed approach (quanti-qualitative), through interviews of employees of the institution and by research in the main databases related to intellectual property, among the years 1970 to 2018, using the term “Embrapa” as the search term. All platforms surveyed had an increasing number of orders over the years. At the INPI base, 484 trademark applications were found, most of which are registered trademarks. It can be concluded that the advance in the protection of trademarks by Embrapa is noticeable, this advance may occur due to investments and market actions. However, despite the fact that the company has a relatively well-known trademark registration process, this procedure is not documented and there was a need to carry out the process documentation, as well as the guidance and training of the teams for protection and enforcement correctly the procedures for registering trademarks with the INPI.application/pdfporCadernos de Prospecção. Salvador: UFBA. Vol. 13, n. 3 (jun. 2020), p. 18-35.Marcas (Direito de propriedade)Empresas públicasPropriedade intelectualEmpresa Brasileira de Pesquisa AgropecuáriaPropriedade industrial : BrasilDistinctive signsBrandsTechnological prospectingPropriedade intelectual em empresas públicas : uma análise dos depósitos de marcas da EmbrapaIntellectual Property in Public Companies : an analysis of Embrapa’s trademarks applicationsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001161704.pdf.txt001161704.pdf.txtExtracted Texttext/plain55535http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255522/2/001161704.pdf.txt04e046e301b0bf5452406050d85d4330MD52ORIGINAL001161704.pdfTexto completoapplication/pdf326990http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255522/1/001161704.pdffc1acf5b00ac0ff1e495a157183f8aeeMD5110183/2555222023-03-11 03:30:19.503542oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255522Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-11T06:30:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Propriedade intelectual em empresas públicas : uma análise dos depósitos de marcas da Embrapa
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Intellectual Property in Public Companies : an analysis of Embrapa’s trademarks applications
title Propriedade intelectual em empresas públicas : uma análise dos depósitos de marcas da Embrapa
spellingShingle Propriedade intelectual em empresas públicas : uma análise dos depósitos de marcas da Embrapa
Preto, Glauber Adenir Soares
Marcas (Direito de propriedade)
Empresas públicas
Propriedade intelectual
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Propriedade industrial : Brasil
Distinctive signs
Brands
Technological prospecting
title_short Propriedade intelectual em empresas públicas : uma análise dos depósitos de marcas da Embrapa
title_full Propriedade intelectual em empresas públicas : uma análise dos depósitos de marcas da Embrapa
title_fullStr Propriedade intelectual em empresas públicas : uma análise dos depósitos de marcas da Embrapa
title_full_unstemmed Propriedade intelectual em empresas públicas : uma análise dos depósitos de marcas da Embrapa
title_sort Propriedade intelectual em empresas públicas : uma análise dos depósitos de marcas da Embrapa
author Preto, Glauber Adenir Soares
author_facet Preto, Glauber Adenir Soares
Bruch, Kelly Lissandra
Franco, Cíntia Brenner Acosta
author_role author
author2 Bruch, Kelly Lissandra
Franco, Cíntia Brenner Acosta
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Preto, Glauber Adenir Soares
Bruch, Kelly Lissandra
Franco, Cíntia Brenner Acosta
dc.subject.por.fl_str_mv Marcas (Direito de propriedade)
Empresas públicas
Propriedade intelectual
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Propriedade industrial : Brasil
topic Marcas (Direito de propriedade)
Empresas públicas
Propriedade intelectual
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Propriedade industrial : Brasil
Distinctive signs
Brands
Technological prospecting
dc.subject.eng.fl_str_mv Distinctive signs
Brands
Technological prospecting
description A proposta deste artigo é mostrar os aspectos relevantes acerca do registro de marcas de uma empresa pública no Brasil, em especial, o panorama da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O objetivo é analisar os dados que permeiam os pedidos de registro de marca no Brasil, as questões sobre como a empresa trabalha e a gestão desses ativos intangíveis para o desenvolvimento da empresa e do ambiente em que ela está inserida. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi realizado um estudo de caso, de natureza exploratória e descritiva, com abordagem mista (quanti-qualitativa), por meio de entrevistas de colaboradores da instituição e por pesquisa nas principais bases de dados referentes à propriedade intelectual, entre os anos de 1970 até 2018, utilizando-se como termo de busca a denominação “Embrapa” na titularidade. Todas as plataformas pesquisadas apresentaram número crescente de pedidos ao longo dos anos. Na base do INPI, foram encontrados 484 pedidos de registro de marcas, sendo em sua maioria marcas nominativas. Pode-se concluir que é perceptível o avanço na proteção de marcas pela Embrapa, esse avanço pode se dar devido aos investimentos e às ações do mercado. Todavia, apesar de a empresa possuir um processo para encaminhamento de registro de marcas relativamente conhecido, esse procedimento não está documentado e verificou-se a necessidade de se realizar a documentação do processo, bem como a orientação e a capacitação das equipes para proteção e execução de forma correta dos procedimentos de registros de marcas junto ao INPI.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-10T03:26:28Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/255522
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2317-0026
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001161704
identifier_str_mv 2317-0026
001161704
url http://hdl.handle.net/10183/255522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cadernos de Prospecção. Salvador: UFBA. Vol. 13, n. 3 (jun. 2020), p. 18-35.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255522/2/001161704.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255522/1/001161704.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 04e046e301b0bf5452406050d85d4330
fc1acf5b00ac0ff1e495a157183f8aee
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447821209305088