“Queda livre” e as interações dos adolescentes nas redes sociais : algumas aproximações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Rosana Fachel de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pillar, Analice Dutra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/218527
Resumo: Os adolescentes estão muito presentes nas redes sociais. Vários têm uma página pessoal no Facebook e a acessam frequentemente . Pensar a relação dos estudantes com o referido site é interesse desse texto. Para tanto, realizamos conversas sobre as suas interações no Facebook, como também, apresentamos uma produção audiovisual contemporânea que põe em evidência as interações sociais a partir da internet. O episódio “Queda livre” (2016 ) da série “Black Mirror” (2011) , apresenta a personagem Lacie, uma jovem mulher sedenta por boas avaliações na rede em busca de popularidade e boa reputação no mundo virtual . O episódio foi analisado por nós e, poste riormente, apresentado para três turmas de alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Canoas - RS . Após assistirem ao episódio realizamos e grav amos em áudio conversas a respeito da narrativa . Com a anális e das discussões foi possível perceber que os estudantes entenderam a forma caricaturada que o episód io põe em evidência a relação das pessoas com o mundo virtual . Assim, a ssistir ao episódio da série e problematizá - lo no ambiente escolar proporcionou inter essantes discussões sobre as interações dos adolescentes no ambiente virtual. Além de chamar atenção para as novas possibilidades de sociabilidades a partir das interações online
id UFRGS-2_e7f914cb47ac106f20495ae1f35fa12b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218527
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Medeiros, Rosana Fachel dePillar, Analice Dutra2021-03-10T04:21:11Z20202526-5970http://hdl.handle.net/10183/218527001122069Os adolescentes estão muito presentes nas redes sociais. Vários têm uma página pessoal no Facebook e a acessam frequentemente . Pensar a relação dos estudantes com o referido site é interesse desse texto. Para tanto, realizamos conversas sobre as suas interações no Facebook, como também, apresentamos uma produção audiovisual contemporânea que põe em evidência as interações sociais a partir da internet. O episódio “Queda livre” (2016 ) da série “Black Mirror” (2011) , apresenta a personagem Lacie, uma jovem mulher sedenta por boas avaliações na rede em busca de popularidade e boa reputação no mundo virtual . O episódio foi analisado por nós e, poste riormente, apresentado para três turmas de alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Canoas - RS . Após assistirem ao episódio realizamos e grav amos em áudio conversas a respeito da narrativa . Com a anális e das discussões foi possível perceber que os estudantes entenderam a forma caricaturada que o episód io põe em evidência a relação das pessoas com o mundo virtual . Assim, a ssistir ao episódio da série e problematizá - lo no ambiente escolar proporcionou inter essantes discussões sobre as interações dos adolescentes no ambiente virtual. Além de chamar atenção para as novas possibilidades de sociabilidades a partir das interações onlineAdolescents are very present on social networks. Several have a personal Facebook page and access it frequently. Thinking about the relationship between students and the site is of interest to this text. To this end, we carry out conversations about their interactions on Facebook, as well as, we present a contemporary audiovisual produ ction that highlights social interactions from the internet. The episode “Queda livre” (2016) of the series “Black Mirror” (2011), presents the character Lacie, a young woman thirsty for good evaluations on the network in search of popularity and goo d reputation in the virtual world. The episode was analyzed by us and subsequently presented to three classes of students from the Final Years of Elementary Education at apublic school in the city of Canoas - RS. After watching the episode, we conducted and recorded audio conversations about the narrative. With the analysis of the discussions, it was possible to notice that the students understood the caricatured way that the episode highlights the relationship of people with the virtual world. Thus, watchin g the episode of the series and problematizing it in the school environment provided interesting discussions about the interactions of adolescents in the virtual environment. In addition to drawing attention to the new possibilities of sociabi lity from online interactionsLos adolescentes están muy presentes en las redes sociales.Varios tienen una página personal de Facebook y acceden a ella con frecuencia. Pensar en la relación entre los estudiantes y el sitio es de interés para este texto. Con este fin, mantuvimos conversaciones sobre sus interacciones así como también presentamos una producción audiovisual contemporánea que destaca las interacciones sociales de Internet. El episodio "Queda livre" (2016) de la serie "Black Mirror" (2011), presenta alpersonaje Lacie, una joven sedienta de buenas evaluaciones en la red en busca de popularidad y buena reputación en el mundo virtual. El episodio fue analizado por nosotros y posteriormente presentado a tres clases de estudiantes de los últimos años de educación primaria en una escuela pública en la ciudad de Canoas-RS. Después de ver el episodio, realizamos y grabamos conversaciones de audio sobre la narrativa. Con el análisis de las discusiones, fue posible notar que los estudiantes entendieron la forma caricaturizada en que el episodio resalta la relación de las personas con el mundo virtual. Por lo tanto, ver el episodio de la serie y problematizarlo en el entorno escolar proporcionó interesantes debates sobre las interacciones de los adolescentes en el entorno virtual. Además de llamar la atención sobre las nuevas posibilidades de sociabilidad de las interacciones en línea.application/pdfporRevista Communitas. Cruzeiro do Sul, AC. Vol. 4, n. 7 (jan./jun. 2020), p. 79-90AdolescenteRedes sociaisInteraçãoAdolescentsFacebookBlack MirrorInteractionsAdolescentesFacebookEspejo negroInteracciones“Queda livre” e as interações dos adolescentes nas redes sociais : algumas aproximações“Free fall” and the interactions of adolescents in social networks : some approaches“Otoño libre” y las interacciones de los adolescentes en redes sociales : algunos enfoquesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001122069.pdf.txt001122069.pdf.txtExtracted Texttext/plain37417http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218527/2/001122069.pdf.txt2a67551c93fdab1ed25bf0b3cb02ba02MD52ORIGINAL001122069.pdfTexto completoapplication/pdf288450http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218527/1/001122069.pdf0bbcf16f622f931b261aabcab25a3edaMD5110183/2185272023-03-16 03:24:11.806219oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218527Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-16T06:24:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “Queda livre” e as interações dos adolescentes nas redes sociais : algumas aproximações
dc.title.alternative.en.fl_str_mv “Free fall” and the interactions of adolescents in social networks : some approaches
dc.title.alternative.es.fl_str_mv “Otoño libre” y las interacciones de los adolescentes en redes sociales : algunos enfoques
title “Queda livre” e as interações dos adolescentes nas redes sociais : algumas aproximações
spellingShingle “Queda livre” e as interações dos adolescentes nas redes sociais : algumas aproximações
Medeiros, Rosana Fachel de
Adolescente
Redes sociais
Interação
Adolescents
Facebook
Black Mirror
Interactions
Adolescentes
Facebook
Espejo negro
Interacciones
title_short “Queda livre” e as interações dos adolescentes nas redes sociais : algumas aproximações
title_full “Queda livre” e as interações dos adolescentes nas redes sociais : algumas aproximações
title_fullStr “Queda livre” e as interações dos adolescentes nas redes sociais : algumas aproximações
title_full_unstemmed “Queda livre” e as interações dos adolescentes nas redes sociais : algumas aproximações
title_sort “Queda livre” e as interações dos adolescentes nas redes sociais : algumas aproximações
author Medeiros, Rosana Fachel de
author_facet Medeiros, Rosana Fachel de
Pillar, Analice Dutra
author_role author
author2 Pillar, Analice Dutra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Rosana Fachel de
Pillar, Analice Dutra
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescente
Redes sociais
Interação
topic Adolescente
Redes sociais
Interação
Adolescents
Facebook
Black Mirror
Interactions
Adolescentes
Facebook
Espejo negro
Interacciones
dc.subject.eng.fl_str_mv Adolescents
Facebook
Black Mirror
Interactions
dc.subject.spa.fl_str_mv Adolescentes
Facebook
Espejo negro
Interacciones
description Os adolescentes estão muito presentes nas redes sociais. Vários têm uma página pessoal no Facebook e a acessam frequentemente . Pensar a relação dos estudantes com o referido site é interesse desse texto. Para tanto, realizamos conversas sobre as suas interações no Facebook, como também, apresentamos uma produção audiovisual contemporânea que põe em evidência as interações sociais a partir da internet. O episódio “Queda livre” (2016 ) da série “Black Mirror” (2011) , apresenta a personagem Lacie, uma jovem mulher sedenta por boas avaliações na rede em busca de popularidade e boa reputação no mundo virtual . O episódio foi analisado por nós e, poste riormente, apresentado para três turmas de alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Canoas - RS . Após assistirem ao episódio realizamos e grav amos em áudio conversas a respeito da narrativa . Com a anális e das discussões foi possível perceber que os estudantes entenderam a forma caricaturada que o episód io põe em evidência a relação das pessoas com o mundo virtual . Assim, a ssistir ao episódio da série e problematizá - lo no ambiente escolar proporcionou inter essantes discussões sobre as interações dos adolescentes no ambiente virtual. Além de chamar atenção para as novas possibilidades de sociabilidades a partir das interações online
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-10T04:21:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/218527
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2526-5970
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001122069
identifier_str_mv 2526-5970
001122069
url http://hdl.handle.net/10183/218527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Communitas. Cruzeiro do Sul, AC. Vol. 4, n. 7 (jan./jun. 2020), p. 79-90
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218527/2/001122069.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218527/1/001122069.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2a67551c93fdab1ed25bf0b3cb02ba02
0bbcf16f622f931b261aabcab25a3eda
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447733283061760