A competência no desenvolvimento de novos gestores: formação de negociadores comprometidos com a política atual de recursos humanos do governo federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Telmo Mário de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/61802
Resumo: O objetivo deste trabalho é identificar a relação entre a Lei 11.091/2005, o Decreto 5.707/2006, que tratam do programa de capacitação dos Servidores Públicos Federais Técnico-Administrativos em Educação e a prática executada pela UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo - Com enfoque para o Campus Diadema. Considerando as expressivas mudanças no setor público, o aperfeiçoamento da gestão de pessoas torna-se uma necessidade imprescindível a todos os níveis da Instituição e principalmente à sociedade. Levando em conta diversas mudanças que ocorrem a todo momento, as estratégias de atuação têm de ser claras e sustentadas por uma Gestão participativa, com funções motivacionais como: aprender a conhecer o potencial intelectual dos servidores; aprender a fazer e colocar em prática com competência; aprender a respeitar os limites emocionais e do corpo. Permitindo que o servidor tenha liberdade de pensamento e de julgamento com relação a si e os outros, socializada com o meio profissional e social. Dos sessenta (60) servidores técnico-administrativos em educação lotados na UNIFESP - Campus Diadema, quarenta e dois (42) responderam a um questionário tipo levantamento de dados qualitativos, enfocando seus conhecimentos preliminares com relação ao Programa de Capacitação e a importância da Negociação Coletiva no serviço público. Apesar dos esforços do programa de capacitação da UNIFESP o resultado da pesquisa, demonstra existir uma grande distância entre os objetivos da política de gestão de pessoas do governo federal e as aspirações dos servidores.
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