Desenvolvimento de competências e flexibilidade na atuação funcional: um estudo com os assistentes em administração de uma universidade federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Gleyciane da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32836
Resumo: A pesquisa tem como objetivo geral apresentar estratégias de aperfeiçoamento profissional para o cargo de Assistente em Administração da UFRN envolvendo o desenvolvimento assertivo de competências relacionadas com flexibilidade na atuação funcional, considerado o contexto atual de extinção de cargos técnico-administrativos e não reposição de força de trabalho por dificuldades na realização de concurso público, e de novas exigências legais na capacitação de servidores, relacionadas, por exemplo, com o preparo para mudanças internas e externas e para substituições em serviço, cenário que alcança as universidades federais. O estudo pode ser classificado como exploratório, documental, estudo de caso, de natureza aplicada e de métodos mistos, com predominância qualitativa. Na primeira etapa da pesquisa, utilizou-se como instrumento de coleta de dados fontes documentais, permitindo-se a imersão inicial no ambiente pesquisado por meio da identificação e análise de documentos estratégicos da UFRN. A segunda etapa da pesquisa foi direcionada para a coleta de dados primários, por meio da realização de entrevistas com as gestoras de desenvolvimento e capacitação de pessoas da instituição, bem como da aplicação de um questionário com os Assistentes em Administração. Para o tratamento dos dados obtidos, utilizou-se como procedimento estratégico a triangulação metodológica. Como resultados, constatou-se que a UFRN vem discutindo o tema flexibilidade funcional dentro das políticas estratégicas de recomposição da força de trabalho técnico-administrativa, em consonância com o novo cenário de limitação de servidores; que essas discussões e ações encontram-se em estágio de amadurecimento e envolvem a conclusão de alguns estudos ligados, por exemplo, ao dimensionamento e balanceamento de servidores e à atualização do mapeamento de competências; que há uma carência na capacitação interna de estratégias que preparem o Assistente em Administração para responder a necessidades relacionadas com flexibilidade na atuação funcional; e que a oferta de uma atividade que envolva a aprendizagem no trabalho em uma perspectiva intersetorial teria potencial para apoiar as iniciativas de adequação institucional dentro do novo contexto, atendendo, ainda, à nova Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas.
id UFRN_e49a9e130335f7535691697e5317106a
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32836
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Maria Gleyciane dahttp://lattes.cnpq.br/1631919814450387http://lattes.cnpq.br/5891852027768512Guimarães, Patrícia Borba Vilarhttp://lattes.cnpq.br/3134219236556237Lima, Edmilsom de OliveiraOliveira, Patrícia Whebber Souza dehttp://lattes.cnpq.br/1136821214776632Carício, Marcelo Rique2021-07-06T22:50:21Z2021-07-06T22:50:21Z2021-05-25SILVA, Maria Gleyciane da. Desenvolvimento de competências e flexibilidade na atuação funcional: um estudo com os assistentes em administração de uma universidade federal. 2021. 252f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32836A pesquisa tem como objetivo geral apresentar estratégias de aperfeiçoamento profissional para o cargo de Assistente em Administração da UFRN envolvendo o desenvolvimento assertivo de competências relacionadas com flexibilidade na atuação funcional, considerado o contexto atual de extinção de cargos técnico-administrativos e não reposição de força de trabalho por dificuldades na realização de concurso público, e de novas exigências legais na capacitação de servidores, relacionadas, por exemplo, com o preparo para mudanças internas e externas e para substituições em serviço, cenário que alcança as universidades federais. O estudo pode ser classificado como exploratório, documental, estudo de caso, de natureza aplicada e de métodos mistos, com predominância qualitativa. Na primeira etapa da pesquisa, utilizou-se como instrumento de coleta de dados fontes documentais, permitindo-se a imersão inicial no ambiente pesquisado por meio da identificação e análise de documentos estratégicos da UFRN. A segunda etapa da pesquisa foi direcionada para a coleta de dados primários, por meio da realização de entrevistas com as gestoras de desenvolvimento e capacitação de pessoas da instituição, bem como da aplicação de um questionário com os Assistentes em Administração. Para o tratamento dos dados obtidos, utilizou-se como procedimento estratégico a triangulação metodológica. Como resultados, constatou-se que a UFRN vem discutindo o tema flexibilidade funcional dentro das políticas estratégicas de recomposição da força de trabalho técnico-administrativa, em consonância com o novo cenário de limitação de servidores; que essas discussões e ações encontram-se em estágio de amadurecimento e envolvem a conclusão de alguns estudos ligados, por exemplo, ao dimensionamento e balanceamento de servidores e à atualização do mapeamento de competências; que há uma carência na capacitação interna de estratégias que preparem o Assistente em Administração para responder a necessidades relacionadas com flexibilidade na atuação funcional; e que a oferta de uma atividade que envolva a aprendizagem no trabalho em uma perspectiva intersetorial teria potencial para apoiar as iniciativas de adequação institucional dentro do novo contexto, atendendo, ainda, à nova Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas.This study has the main goal of presenting the Development Career Strategies for the position of administration assistant at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN, in portuguese acronym), including a well aimed skill development that are related with flexibility on functional acting. Numerous technical and/or administrative positions have been extinguished owing to their perceived redundancy, leading to a dilution of the workforce at Brazilian public universities which is extenuated by the current hurdles to holding civil service entrance examinations. Adding to the issue, civil servants must comply with legal training requirements so as to be prepared for internal and external changes and workplace reassignments. Thus informed, we set out to conduct a predominantly qualitative, mixedmethod case study grounded in exploratory documentary analysis. The first stage of the investigation comprised the extraction of data from documentary sources, specifically by identifying and analysing strategic documents issued by UFRN. The second stage was geared towards collecting primary data by conducting interviews with the university’s Staff Training and Development managers, in addition to requesting that Administrative Assistants participate in a survey. Participants’ responses were assessed by resorting to methodological triangulation. Findings indicated that discussions on workplace flexibility are already underway at UFRN, as part of the institution’s strategic policy on workforce recovery, as dictated by the current state of affairs wherein recruitment options are limited, and that the said discussions are, however, still in their early stages, pending the completion of studies on staff assignment and distribution, as well as up-to-date competency mapping. Likewise, the results seem to suggest a lack of institutionally consolidated strategies for preparing Administrative Assistants to better cope with workplace flexibility. Lastly, the paper reports on the potential benefits of implementing workplace learning simultaneously across multiple departments and offices, as this is expected to foster university-wide acclimation to a novel reality and also lead to institutional compliance with the new National Policy on Human Resource Development.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAISUFRNBrasilFlexibilidade funcionalDesenvolvimento de competênciasCapacitação de servidoresAprendizagem no trabalhoDesenvolvimento de competências e flexibilidade na atuação funcional: um estudo com os assistentes em administração de uma universidade federalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDesenvolvimentocompetenciasflexibilidade_Silva_2021.pdfapplication/pdf5461495https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32836/1/Desenvolvimentocompetenciasflexibilidade_Silva_2021.pdf11b7215e73bb1a7e164b53345307ccccMD51123456789/328362021-07-06 19:51:15.013oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32836Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-07-06T22:51:15Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento de competências e flexibilidade na atuação funcional: um estudo com os assistentes em administração de uma universidade federal
title Desenvolvimento de competências e flexibilidade na atuação funcional: um estudo com os assistentes em administração de uma universidade federal
spellingShingle Desenvolvimento de competências e flexibilidade na atuação funcional: um estudo com os assistentes em administração de uma universidade federal
Silva, Maria Gleyciane da
Flexibilidade funcional
Desenvolvimento de competências
Capacitação de servidores
Aprendizagem no trabalho
title_short Desenvolvimento de competências e flexibilidade na atuação funcional: um estudo com os assistentes em administração de uma universidade federal
title_full Desenvolvimento de competências e flexibilidade na atuação funcional: um estudo com os assistentes em administração de uma universidade federal
title_fullStr Desenvolvimento de competências e flexibilidade na atuação funcional: um estudo com os assistentes em administração de uma universidade federal
title_full_unstemmed Desenvolvimento de competências e flexibilidade na atuação funcional: um estudo com os assistentes em administração de uma universidade federal
title_sort Desenvolvimento de competências e flexibilidade na atuação funcional: um estudo com os assistentes em administração de uma universidade federal
author Silva, Maria Gleyciane da
author_facet Silva, Maria Gleyciane da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1631919814450387
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5891852027768512
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Lima, Edmilsom de Oliveira
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Oliveira, Patrícia Whebber Souza de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1136821214776632
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Gleyciane da
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Guimarães, Patrícia Borba Vilar
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3134219236556237
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carício, Marcelo Rique
contributor_str_mv Guimarães, Patrícia Borba Vilar
Carício, Marcelo Rique
dc.subject.por.fl_str_mv Flexibilidade funcional
Desenvolvimento de competências
Capacitação de servidores
Aprendizagem no trabalho
topic Flexibilidade funcional
Desenvolvimento de competências
Capacitação de servidores
Aprendizagem no trabalho
description A pesquisa tem como objetivo geral apresentar estratégias de aperfeiçoamento profissional para o cargo de Assistente em Administração da UFRN envolvendo o desenvolvimento assertivo de competências relacionadas com flexibilidade na atuação funcional, considerado o contexto atual de extinção de cargos técnico-administrativos e não reposição de força de trabalho por dificuldades na realização de concurso público, e de novas exigências legais na capacitação de servidores, relacionadas, por exemplo, com o preparo para mudanças internas e externas e para substituições em serviço, cenário que alcança as universidades federais. O estudo pode ser classificado como exploratório, documental, estudo de caso, de natureza aplicada e de métodos mistos, com predominância qualitativa. Na primeira etapa da pesquisa, utilizou-se como instrumento de coleta de dados fontes documentais, permitindo-se a imersão inicial no ambiente pesquisado por meio da identificação e análise de documentos estratégicos da UFRN. A segunda etapa da pesquisa foi direcionada para a coleta de dados primários, por meio da realização de entrevistas com as gestoras de desenvolvimento e capacitação de pessoas da instituição, bem como da aplicação de um questionário com os Assistentes em Administração. Para o tratamento dos dados obtidos, utilizou-se como procedimento estratégico a triangulação metodológica. Como resultados, constatou-se que a UFRN vem discutindo o tema flexibilidade funcional dentro das políticas estratégicas de recomposição da força de trabalho técnico-administrativa, em consonância com o novo cenário de limitação de servidores; que essas discussões e ações encontram-se em estágio de amadurecimento e envolvem a conclusão de alguns estudos ligados, por exemplo, ao dimensionamento e balanceamento de servidores e à atualização do mapeamento de competências; que há uma carência na capacitação interna de estratégias que preparem o Assistente em Administração para responder a necessidades relacionadas com flexibilidade na atuação funcional; e que a oferta de uma atividade que envolva a aprendizagem no trabalho em uma perspectiva intersetorial teria potencial para apoiar as iniciativas de adequação institucional dentro do novo contexto, atendendo, ainda, à nova Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-06T22:50:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-06T22:50:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-05-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Maria Gleyciane da. Desenvolvimento de competências e flexibilidade na atuação funcional: um estudo com os assistentes em administração de uma universidade federal. 2021. 252f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32836
identifier_str_mv SILVA, Maria Gleyciane da. Desenvolvimento de competências e flexibilidade na atuação funcional: um estudo com os assistentes em administração de uma universidade federal. 2021. 252f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32836
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAIS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32836/1/Desenvolvimentocompetenciasflexibilidade_Silva_2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 11b7215e73bb1a7e164b53345307cccc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832755554385920