Principais características da cultura organizacional no estímulo à criatividade nas empresas da economia criativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Izabel Cristina Calado
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/127602
Resumo: A pesquisa propõe investigar as principais características da cultura das organizações da indústria criativa na promoção e no desenvolvimento da criatividade organizacional. Esta abordagem considera a criatividade como um fenômeno social e também uma das dez mais requeridas soft skills desejadas pelo atual cenário tecnológico e inovador das empresas, acelerando a competitividade das organizações. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa básica, a partir de entrevistas online em profundidade utilizando a técnica bola de neve, com roteiro de pesquisa estruturado e semiestruturado. Os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo e foi utilizado o software NVIVO 12 para a construção das categorias de análise e para a elaboração da figura de frequência de palavras. As principais características da cultura organizacional de organizações criativas podem ser descritas como ambientes exploradores, expansivos, criativos, inovadores, liberais, calorosos, colaborativos, tolerantes, solidários e humanistas. As empresas pesquisadas do segmento da economia criativa apresentaram altos índices nas dimensões KEYS da escala de estímulo à criatividade, enquanto as dimensões da escala de obstáculos mostraram-se baixas e não impeditivas na percepção dos colaboradores de um ambiente favorável à criatividade. A interseção entre as características da cultura de organizações criativas e dos principais atributos de criatividade encontrados nessas organizações deram vida a um quadro que apresenta categorias que aproximam o autor da tentativa de criar um modelo estruturado para o gerenciamento da criatividade organizacional em empresas da indústria criativa. Como conclusão deste trabalho, observou-se que a tríade Aprendizado, Acolhimento e Propósito expressam uma cultura organizacional necessária para o estímulo à criatividade organizacional propiciando um ambiente ainda mais favorável a uma gestão da criatividade. Palavras-chave: Cultura organizacional, Criatividade, Gestão da criatividade, Economia criativa, Indústria criativa.
id UFOR_db51ac25090b65f0a39c3c443ed21cd2
oai_identifier_str oai::127602
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling Principais características da cultura organizacional no estímulo à criatividade nas empresas da economia criativaCultura organizacionalCriatividade (Administração)A pesquisa propõe investigar as principais características da cultura das organizações da indústria criativa na promoção e no desenvolvimento da criatividade organizacional. Esta abordagem considera a criatividade como um fenômeno social e também uma das dez mais requeridas soft skills desejadas pelo atual cenário tecnológico e inovador das empresas, acelerando a competitividade das organizações. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa básica, a partir de entrevistas online em profundidade utilizando a técnica bola de neve, com roteiro de pesquisa estruturado e semiestruturado. Os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo e foi utilizado o software NVIVO 12 para a construção das categorias de análise e para a elaboração da figura de frequência de palavras. As principais características da cultura organizacional de organizações criativas podem ser descritas como ambientes exploradores, expansivos, criativos, inovadores, liberais, calorosos, colaborativos, tolerantes, solidários e humanistas. As empresas pesquisadas do segmento da economia criativa apresentaram altos índices nas dimensões KEYS da escala de estímulo à criatividade, enquanto as dimensões da escala de obstáculos mostraram-se baixas e não impeditivas na percepção dos colaboradores de um ambiente favorável à criatividade. A interseção entre as características da cultura de organizações criativas e dos principais atributos de criatividade encontrados nessas organizações deram vida a um quadro que apresenta categorias que aproximam o autor da tentativa de criar um modelo estruturado para o gerenciamento da criatividade organizacional em empresas da indústria criativa. Como conclusão deste trabalho, observou-se que a tríade Aprendizado, Acolhimento e Propósito expressam uma cultura organizacional necessária para o estímulo à criatividade organizacional propiciando um ambiente ainda mais favorável a uma gestão da criatividade. Palavras-chave: Cultura organizacional, Criatividade, Gestão da criatividade, Economia criativa, Indústria criativa.The research proposes to investigate the main characteristics of the culture of the organizations of the creative industry in the promotion and development of organizational creativity. This approach considers creativity as a social phenomenon and also one of the ten most required soft skills desired by the current technological and innovative scenario of companies, accelerating the competitiveness of organizations. The methodology used was a basic qualitative research, based on indepth online interviews using the snowball technique, with a structured and semistructured research script. The data were analyzed using the content analysis technique and the NVIVO 12 software was used to construct the analysis categories and to elaborate the word frequency figure. The main characteristics of the organizational culture of creative organizations can be described as exploratory, expansive, creative, innovative, liberal, warm, collaborative, tolerant, supportive and humanistic environments. The companies surveyed in the creative economy segment, showed high rates in the KEYS dimensions of the creativity stimulus scale, while the dimensions of the obstacle scale were low and not impeding the employees' perception of a favorable environment for creativity. The intersection between the characteristics of the culture of creative organizations and the main attributes of creativity found in these organizations, gave rise to a framework that presents categories that bring the author closer to the attempt to create a structured model for the management of organizational creativity in companies in the creative industry . As a conclusion of this work, it was observed that the triad Learning, Reception and Purpose express an organizational culture necessary to stimulate organizational creativity, providing an even more favorable environment for creativity management. Keywords: Organizational culture, Creativity, Creativity management, Creative economy, Creative industry.Dissertação enviada com autorização e certificação via CI 21261/22 em 30/03/2022Sousa Filho, Jose Milton deBarreto, José Renato FerreiraFreires Júnior, Abraão SaraivaUniversidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em AdministraçãoLima, Izabel Cristina Calado2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/127602https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/26770porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-29T12:04:23Zoai::127602Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2023-08-29T12:04:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Principais características da cultura organizacional no estímulo à criatividade nas empresas da economia criativa
title Principais características da cultura organizacional no estímulo à criatividade nas empresas da economia criativa
spellingShingle Principais características da cultura organizacional no estímulo à criatividade nas empresas da economia criativa
Lima, Izabel Cristina Calado
Cultura organizacional
Criatividade (Administração)
title_short Principais características da cultura organizacional no estímulo à criatividade nas empresas da economia criativa
title_full Principais características da cultura organizacional no estímulo à criatividade nas empresas da economia criativa
title_fullStr Principais características da cultura organizacional no estímulo à criatividade nas empresas da economia criativa
title_full_unstemmed Principais características da cultura organizacional no estímulo à criatividade nas empresas da economia criativa
title_sort Principais características da cultura organizacional no estímulo à criatividade nas empresas da economia criativa
author Lima, Izabel Cristina Calado
author_facet Lima, Izabel Cristina Calado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa Filho, Jose Milton de
Barreto, José Renato Ferreira
Freires Júnior, Abraão Saraiva
Universidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em Administração
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Izabel Cristina Calado
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura organizacional
Criatividade (Administração)
topic Cultura organizacional
Criatividade (Administração)
description A pesquisa propõe investigar as principais características da cultura das organizações da indústria criativa na promoção e no desenvolvimento da criatividade organizacional. Esta abordagem considera a criatividade como um fenômeno social e também uma das dez mais requeridas soft skills desejadas pelo atual cenário tecnológico e inovador das empresas, acelerando a competitividade das organizações. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa básica, a partir de entrevistas online em profundidade utilizando a técnica bola de neve, com roteiro de pesquisa estruturado e semiestruturado. Os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo e foi utilizado o software NVIVO 12 para a construção das categorias de análise e para a elaboração da figura de frequência de palavras. As principais características da cultura organizacional de organizações criativas podem ser descritas como ambientes exploradores, expansivos, criativos, inovadores, liberais, calorosos, colaborativos, tolerantes, solidários e humanistas. As empresas pesquisadas do segmento da economia criativa apresentaram altos índices nas dimensões KEYS da escala de estímulo à criatividade, enquanto as dimensões da escala de obstáculos mostraram-se baixas e não impeditivas na percepção dos colaboradores de um ambiente favorável à criatividade. A interseção entre as características da cultura de organizações criativas e dos principais atributos de criatividade encontrados nessas organizações deram vida a um quadro que apresenta categorias que aproximam o autor da tentativa de criar um modelo estruturado para o gerenciamento da criatividade organizacional em empresas da indústria criativa. Como conclusão deste trabalho, observou-se que a tríade Aprendizado, Acolhimento e Propósito expressam uma cultura organizacional necessária para o estímulo à criatividade organizacional propiciando um ambiente ainda mais favorável a uma gestão da criatividade. Palavras-chave: Cultura organizacional, Criatividade, Gestão da criatividade, Economia criativa, Indústria criativa.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/127602
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/127602
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/26770
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1815437312588251136