Relações entre maturidade de julgamento moral e complexidade de estruturas linguísticas :

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcolin, Eliana Holmer
Data de Publicação: 1985
Outros Autores: Biaggio, Angela Maria Brasil
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/258220
Resumo: Este trabalho teve por objetivo investigar possíveis relações entre os níveis de Julgamento Moral, segundo Kohlberg, e a complexidade da estrutura lingüística de comunicações verbais escritas. Os sujeitos foram 30 alunos adolescentes na faixa de 12-13 anos, em escola de nível sócio-econômico médio da rede estadual de Porto Alegre. Foram testadas duas hipóteses: 1) a correlação entre níveis de julgamento moral (Kohlberg) e o emprego de estruturas frasais complexas é positiva, é estatisticamente significativa. 2) as estruturas subordinadas, em especial as adverbiais, são predominantes nos desempenhos verbais escritos, dada a natureza dos estímulos propostos para análise em tarefa de leitura crítica. Os sujeitos responderam a três dilemas morais de Kohlberg, que foram analisados para avaliação do nível de julgamento moral e também da estrutura lingüística. A metodologia utilizada para a avaliação da estrutura lingüística foi a análise de conteúdo. Foram analisados 1496 períodos ou estruturas oracionais. Ambas as hipóteses foram confirmadas. Quanto à primeira hipótese, verificou-se uma correlação de 0,52 (p X 0,01) entre escores de maturidade moral (MMS) e total de períodos utilizados, e uma correlação de 0,59 (p X 0,01) entre MMS e total de orações subordinadas. Com respeito à segunda hipótese, verificou-se a incidência maior de orações subordinadas, em especial as do tipo adverbial, conforme esperado quando se têm estímulos como os dilemas de Kohlberg. Outras correlações investigadas são também apresentadas em detalhe, e sua congruência com as hipóteses formuladas é discutida. Como conclusão, podem ser feitas considerações a respeito da importância do desenvolvimento da linguagem para a interiorização e assimilação de valores, bem como inferir sobre a possível relação entre valores universais mais elevados e linguagem mais elaborada, quer como indício de maturidade mental, quer como reflexo de um desenvolvimento reflexivo, consciente e mesmo crítico.
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spelling Marcolin, Eliana HolmerBiaggio, Angela Maria Brasil2023-05-17T03:27:21Z19850100-3143http://hdl.handle.net/10183/258220000065274Este trabalho teve por objetivo investigar possíveis relações entre os níveis de Julgamento Moral, segundo Kohlberg, e a complexidade da estrutura lingüística de comunicações verbais escritas. Os sujeitos foram 30 alunos adolescentes na faixa de 12-13 anos, em escola de nível sócio-econômico médio da rede estadual de Porto Alegre. Foram testadas duas hipóteses: 1) a correlação entre níveis de julgamento moral (Kohlberg) e o emprego de estruturas frasais complexas é positiva, é estatisticamente significativa. 2) as estruturas subordinadas, em especial as adverbiais, são predominantes nos desempenhos verbais escritos, dada a natureza dos estímulos propostos para análise em tarefa de leitura crítica. Os sujeitos responderam a três dilemas morais de Kohlberg, que foram analisados para avaliação do nível de julgamento moral e também da estrutura lingüística. A metodologia utilizada para a avaliação da estrutura lingüística foi a análise de conteúdo. Foram analisados 1496 períodos ou estruturas oracionais. Ambas as hipóteses foram confirmadas. Quanto à primeira hipótese, verificou-se uma correlação de 0,52 (p X 0,01) entre escores de maturidade moral (MMS) e total de períodos utilizados, e uma correlação de 0,59 (p X 0,01) entre MMS e total de orações subordinadas. Com respeito à segunda hipótese, verificou-se a incidência maior de orações subordinadas, em especial as do tipo adverbial, conforme esperado quando se têm estímulos como os dilemas de Kohlberg. Outras correlações investigadas são também apresentadas em detalhe, e sua congruência com as hipóteses formuladas é discutida. Como conclusão, podem ser feitas considerações a respeito da importância do desenvolvimento da linguagem para a interiorização e assimilação de valores, bem como inferir sobre a possível relação entre valores universais mais elevados e linguagem mais elaborada, quer como indício de maturidade mental, quer como reflexo de um desenvolvimento reflexivo, consciente e mesmo crítico.The objective of the present study was to investigate possible relationships between maturity of moral judgment and complexity of linguistic structure of written communications. Subjects were 30 adolescentes, ages 12-13, from a public school in Porto Alegre, RS (Brazil). Two hypotheses were tested: 1) the correlation between moral maturity level and usage of complex phrasal structures is positive and significant; 2) There is a predominance of subordinate structure, specially of the adverbial ones given, the nature of the stimuli presented, in a task that involves critical reading. The subjects responded to three dilemmas from Kohlberg's Moral Judgment Situations, the answers were analused for moral maturity according to Kohlberg's method as well as for linguistic complexity. The methodology utilized for evaluation of the linguistc structure was content analysis 1496 sentence structures were analysed. Both hypotheses were confirmed, regarding the first hypothesis, a correlation of .52 (p > .01) was found between moral judgment and total number of sentences was found, as well as a correlation of .59 (p > .01) between moral rnaturity scores and total of subordinate clauses. Regarding the second hypothesis, there was a predominance af subordinate clauses, mainly of the adverbial ones, as expected when stimuli are such as Kohlberg's dilemmas. Other correlations between MMS and different kinds of clauses, absolute, coordinate, and subordinative of various categories (adjective, substantive, and various subtypes of subordinate besides the adverbial, such as causal, final, concessive, comparative, proporcional, temporal, consecutive and conformative) investigated are also presented in detail and their congruence with the hipotheses is discussed. The discussion of the study focuses on the importance of language development for internalization of values, and on the possible relationhips between universal values and elaborated language, be it as an indicator of mental maturity, or as a sign of reflexive, conscious critical thinking.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 10, n. 1 (jan./abr. 1985), p. 23-37Julgamento moralKohlberg, Lawrence, 1927-1987Relações entre maturidade de julgamento moral e complexidade de estruturas linguísticas :info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000065274.pdf.txt000065274.pdf.txtExtracted Texttext/plain38941http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258220/2/000065274.pdf.txt2095019c1d607ad4bc4e40cfeabcd2e8MD52ORIGINAL000065274.pdfTexto completoapplication/pdf461623http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258220/1/000065274.pdfa8b8383aac7e1a4743a9eece0fbec982MD5110183/2582202023-05-18 03:46:26.482966oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258220Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-18T06:46:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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