A generosidade segundo sujeitos de 6, 9 e 12 anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://doi.org/10.11606/D.47.2000.tde-26072007-151438 |
Resumo: | O objetivo da pesquisa nesta dissertação foi a de dar a conhecer o conceito de generosidade demonstrado pelas crianças aos 6, 9 e 12 anos de idade, e as diferenças apresentadas entre as crianças da escola pública e particular. Através de entrevista clínica e aplicação de dilemas, foram submetidas 120 crianças: 20 em cada faixa etária para cada classe social, dividida entre os dois sexos. Os dados demonstraram que o conceito de generosidade forma-se precocemente nos indivíduos, e que maior clareza de sua definição cresce dos 06 aos 12 anos, contudo, não foram encontradas diferenças no desenvolvimento moral entre as crianças das duas classes. Outras virtudes, como a amizade e a fidelidade, surgiram nos inquéritos como vivencias intrinsecamente relacionadas à formação do conceito de generosidade. |
id |
USP_145f87a5df581508b6e8cc76a56de453 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-26072007-151438 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis A generosidade segundo sujeitos de 6, 9 e 12 anos The generosity according to 6, 9 and 12 years old subjects 2000-07-19Yves Joel Jean Marie Rodolfhe de La TailleUlisses Ferreira de AraújoMaria Isabel da Silva LemeVanessa Aparecida Alves de LimaUniversidade de São PauloPsicologia Escolar e do Desenvolvimento HumanoUSPBR children crianças desenvolvimento moral escolas generosidade generosity Kohlberg Lawrence 1927- Kohlberg Lawrence 1927- moral development Piaget Jean 1896-1980 Piaget Jean 1896-1980 schools virtudes virtues O objetivo da pesquisa nesta dissertação foi a de dar a conhecer o conceito de generosidade demonstrado pelas crianças aos 6, 9 e 12 anos de idade, e as diferenças apresentadas entre as crianças da escola pública e particular. Através de entrevista clínica e aplicação de dilemas, foram submetidas 120 crianças: 20 em cada faixa etária para cada classe social, dividida entre os dois sexos. Os dados demonstraram que o conceito de generosidade forma-se precocemente nos indivíduos, e que maior clareza de sua definição cresce dos 06 aos 12 anos, contudo, não foram encontradas diferenças no desenvolvimento moral entre as crianças das duas classes. Outras virtudes, como a amizade e a fidelidade, surgiram nos inquéritos como vivencias intrinsecamente relacionadas à formação do conceito de generosidade. The objective of this research was to know the concept of generosity demonstrated by children who were 6, 9 and 12 years old, and the differences presented between children from public and private schools. Through clinical research and dilemma presenting, 120 children were analyzed. They were divided in two society class groups, 20 in each age group and divided between the two genders. Data have demonstrated that the generosity concept is formed early in individuals, and that the definition gets clearer between the ages of 6 and 12.|There were no moral development differences between the two classes however. Other virtues, like friendship and loyalty appeared in questionnaires as experiences intrinsically related to the formation of the generosity concept. https://doi.org/10.11606/D.47.2000.tde-26072007-151438info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T20:12:50Zoai:teses.usp.br:tde-26072007-151438Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T13:20:35.086037Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A generosidade segundo sujeitos de 6, 9 e 12 anos |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The generosity according to 6, 9 and 12 years old subjects |
title |
A generosidade segundo sujeitos de 6, 9 e 12 anos |
spellingShingle |
A generosidade segundo sujeitos de 6, 9 e 12 anos Vanessa Aparecida Alves de Lima |
title_short |
A generosidade segundo sujeitos de 6, 9 e 12 anos |
title_full |
A generosidade segundo sujeitos de 6, 9 e 12 anos |
title_fullStr |
A generosidade segundo sujeitos de 6, 9 e 12 anos |
title_full_unstemmed |
A generosidade segundo sujeitos de 6, 9 e 12 anos |
title_sort |
A generosidade segundo sujeitos de 6, 9 e 12 anos |
author |
Vanessa Aparecida Alves de Lima |
author_facet |
Vanessa Aparecida Alves de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Yves Joel Jean Marie Rodolfhe de La Taille |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ulisses Ferreira de Araújo |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Maria Isabel da Silva Leme |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vanessa Aparecida Alves de Lima |
contributor_str_mv |
Yves Joel Jean Marie Rodolfhe de La Taille Ulisses Ferreira de Araújo Maria Isabel da Silva Leme |
description |
O objetivo da pesquisa nesta dissertação foi a de dar a conhecer o conceito de generosidade demonstrado pelas crianças aos 6, 9 e 12 anos de idade, e as diferenças apresentadas entre as crianças da escola pública e particular. Através de entrevista clínica e aplicação de dilemas, foram submetidas 120 crianças: 20 em cada faixa etária para cada classe social, dividida entre os dois sexos. Os dados demonstraram que o conceito de generosidade forma-se precocemente nos indivíduos, e que maior clareza de sua definição cresce dos 06 aos 12 anos, contudo, não foram encontradas diferenças no desenvolvimento moral entre as crianças das duas classes. Outras virtudes, como a amizade e a fidelidade, surgiram nos inquéritos como vivencias intrinsecamente relacionadas à formação do conceito de generosidade. |
publishDate |
2000 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2000-07-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.11606/D.47.2000.tde-26072007-151438 |
url |
https://doi.org/10.11606/D.47.2000.tde-26072007-151438 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
USP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1794503067323858944 |