A generosidade segundo sujeitos de 6, 9 e 12 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vanessa Aparecida Alves de Lima
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.47.2000.tde-26072007-151438
Resumo: O objetivo da pesquisa nesta dissertação foi a de dar a conhecer o conceito de generosidade demonstrado pelas crianças aos 6, 9 e 12 anos de idade, e as diferenças apresentadas entre as crianças da escola pública e particular. Através de entrevista clínica e aplicação de dilemas, foram submetidas 120 crianças: 20 em cada faixa etária para cada classe social, dividida entre os dois sexos. Os dados demonstraram que o conceito de generosidade forma-se precocemente nos indivíduos, e que maior clareza de sua definição cresce dos 06 aos 12 anos, contudo, não foram encontradas diferenças no desenvolvimento moral entre as crianças das duas classes. Outras virtudes, como a amizade e a fidelidade, surgiram nos inquéritos como vivencias intrinsecamente relacionadas à formação do conceito de generosidade.
id USP_145f87a5df581508b6e8cc76a56de453
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-26072007-151438
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis A generosidade segundo sujeitos de 6, 9 e 12 anos The generosity according to 6, 9 and 12 years old subjects 2000-07-19Yves Joel Jean Marie Rodolfhe de La TailleUlisses Ferreira de AraújoMaria Isabel da Silva LemeVanessa Aparecida Alves de LimaUniversidade de São PauloPsicologia Escolar e do Desenvolvimento HumanoUSPBR children crianças desenvolvimento moral escolas generosidade generosity Kohlberg Lawrence 1927- Kohlberg Lawrence 1927- moral development Piaget Jean 1896-1980 Piaget Jean 1896-1980 schools virtudes virtues O objetivo da pesquisa nesta dissertação foi a de dar a conhecer o conceito de generosidade demonstrado pelas crianças aos 6, 9 e 12 anos de idade, e as diferenças apresentadas entre as crianças da escola pública e particular. Através de entrevista clínica e aplicação de dilemas, foram submetidas 120 crianças: 20 em cada faixa etária para cada classe social, dividida entre os dois sexos. Os dados demonstraram que o conceito de generosidade forma-se precocemente nos indivíduos, e que maior clareza de sua definição cresce dos 06 aos 12 anos, contudo, não foram encontradas diferenças no desenvolvimento moral entre as crianças das duas classes. Outras virtudes, como a amizade e a fidelidade, surgiram nos inquéritos como vivencias intrinsecamente relacionadas à formação do conceito de generosidade. The objective of this research was to know the concept of generosity demonstrated by children who were 6, 9 and 12 years old, and the differences presented between children from public and private schools. Through clinical research and dilemma presenting, 120 children were analyzed. They were divided in two society class groups, 20 in each age group and divided between the two genders. Data have demonstrated that the generosity concept is formed early in individuals, and that the definition gets clearer between the ages of 6 and 12.|There were no moral development differences between the two classes however. Other virtues, like friendship and loyalty appeared in questionnaires as experiences intrinsically related to the formation of the generosity concept. https://doi.org/10.11606/D.47.2000.tde-26072007-151438info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T20:12:50Zoai:teses.usp.br:tde-26072007-151438Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T13:20:35.086037Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv A generosidade segundo sujeitos de 6, 9 e 12 anos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The generosity according to 6, 9 and 12 years old subjects
title A generosidade segundo sujeitos de 6, 9 e 12 anos
spellingShingle A generosidade segundo sujeitos de 6, 9 e 12 anos
Vanessa Aparecida Alves de Lima
title_short A generosidade segundo sujeitos de 6, 9 e 12 anos
title_full A generosidade segundo sujeitos de 6, 9 e 12 anos
title_fullStr A generosidade segundo sujeitos de 6, 9 e 12 anos
title_full_unstemmed A generosidade segundo sujeitos de 6, 9 e 12 anos
title_sort A generosidade segundo sujeitos de 6, 9 e 12 anos
author Vanessa Aparecida Alves de Lima
author_facet Vanessa Aparecida Alves de Lima
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Yves Joel Jean Marie Rodolfhe de La Taille
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ulisses Ferreira de Araújo
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria Isabel da Silva Leme
dc.contributor.author.fl_str_mv Vanessa Aparecida Alves de Lima
contributor_str_mv Yves Joel Jean Marie Rodolfhe de La Taille
Ulisses Ferreira de Araújo
Maria Isabel da Silva Leme
description O objetivo da pesquisa nesta dissertação foi a de dar a conhecer o conceito de generosidade demonstrado pelas crianças aos 6, 9 e 12 anos de idade, e as diferenças apresentadas entre as crianças da escola pública e particular. Através de entrevista clínica e aplicação de dilemas, foram submetidas 120 crianças: 20 em cada faixa etária para cada classe social, dividida entre os dois sexos. Os dados demonstraram que o conceito de generosidade forma-se precocemente nos indivíduos, e que maior clareza de sua definição cresce dos 06 aos 12 anos, contudo, não foram encontradas diferenças no desenvolvimento moral entre as crianças das duas classes. Outras virtudes, como a amizade e a fidelidade, surgiram nos inquéritos como vivencias intrinsecamente relacionadas à formação do conceito de generosidade.
publishDate 2000
dc.date.issued.fl_str_mv 2000-07-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.47.2000.tde-26072007-151438
url https://doi.org/10.11606/D.47.2000.tde-26072007-151438
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794503067323858944