Análise da satisfação profissional da equipe de enfermagem em uma unidade básica distrital de saúde
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/115805 |
Resumo: | Estudo transversal com profi ssionais de enfermagem que objetivou analisar a satisfação profi ssional da equipe de enfermagem em um ambulatório de especialidades em Ribeirão Preto/SP. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de um instrumento validado de Satisfação Profi ssional (ISP). Participaram do estudo 23 profi ssionais de enfermagem que compunham o quadro permanente de funcionários no mês de janeiro de 2012, período da coleta de dados. Dentre os atributos de satisfação avaliados, a equipe de enfermagem considerou o componente Interação como o mais importante, seguido do Status Profi ssional, Requisitos do Trabalho, Normas Organizacionais, Remuneração e Autonomia. Observou-se ainda, que o índice de Satisfação Profi ssional foi de 8,29, variando entre os participantes de 5,25 a 14,09, o que evidencia pouca satisfação do profi ssional de enfermagem com o trabalho, comparado com a literatura onde a maioria das pesquisas que utilizou este mesmo instrumento, o ISP situa-se entre 12 de um máximo de 37. |
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Pinto, Ione CarvalhoPanobianco, CarlaZacharias, Fabiana Costa MachadoBulgarelli, Alexandre FáveroCarneiro, Tânia S. G.Gomide, Mariana Figueiredo SouzaArcêncio, Ricardo Alexandre2015-05-05T01:58:32Z20140102-6933http://hdl.handle.net/10183/115805000954163Estudo transversal com profi ssionais de enfermagem que objetivou analisar a satisfação profi ssional da equipe de enfermagem em um ambulatório de especialidades em Ribeirão Preto/SP. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de um instrumento validado de Satisfação Profi ssional (ISP). Participaram do estudo 23 profi ssionais de enfermagem que compunham o quadro permanente de funcionários no mês de janeiro de 2012, período da coleta de dados. Dentre os atributos de satisfação avaliados, a equipe de enfermagem considerou o componente Interação como o mais importante, seguido do Status Profi ssional, Requisitos do Trabalho, Normas Organizacionais, Remuneração e Autonomia. Observou-se ainda, que o índice de Satisfação Profi ssional foi de 8,29, variando entre os participantes de 5,25 a 14,09, o que evidencia pouca satisfação do profi ssional de enfermagem com o trabalho, comparado com a literatura onde a maioria das pesquisas que utilizou este mesmo instrumento, o ISP situa-se entre 12 de um máximo de 37.This was a cross-sectional, observational study conducted in an outpatient specialty district health unit in the city of Ribeirão Preto, in the southeastern Brazilian state of São Paulo, with the aim to analyze the job satisfaction of the nursing staff . Data were collected using the Index of Work Satisfaction (IWS), a validated instrument which was applied to 23 members of the nursing team in January 2012. Among the components of job satisfaction, participants considered Interaction to be most important, followed by Professional Status, Job Requirements, Organizational Policies, Remuneration and Autonomy. The combined mean Index of Work Satisfaction obtained was 8.29, corresponding to poor job satisfaction among the studied population, as most of the studies in the literature that used the same instrument had scores between 12 and 37.Estudio observacional transversal realizado en un ambulatorio Especialidad Unidad de Salud del Distrito de la ciudad de Ribeirão Preto/SP, para analizar la satisfacción laboral del personal de enfermería. La recolección de datos se realizó a través del Índice de Satisfacción Profesional (ISP). Participaron del estudio 23 miembros del equipo de enfermería que trabajaban en enero de 2012, periodo de recolección de datos. Cuanto al nivel de importancia que se concede a los componentes de la satisfacción en el trabajo, se encontró que el personal de enfermería considera la interacción de componentes como el más importante, seguido por los componentes de estado-profesionales, requisitos laborales, estándares Organizacional, Compensación y Autonomía. También se observó que el valor del Índice de Satisfacción Profesional encontrado fue de 8,29 ISP a la clínica, que muestra la poca satisfacción en el entorno laboral, de esta populación en comparación con la literatura donde la mayoría de los estudios que utilizaron el mismo instrumento, presentó valores entre 12 hasta 37.application/pdfporRevista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 35, n. 4 (dez. 2014), p. 20-27Satisfação no empregoEquipe de enfermagemAtenção primária à saúdeJob satisfactionNursing teamPrimary health careSatisfacción en el trabajoGrupo de enfermeríaAtención primaria de saludAnálise da satisfação profissional da equipe de enfermagem em uma unidade básica distrital de saúdeAnálisis de la satisfacción en el trabajo del personal de enfermería en un distrito primaria de salud Analysis of job satisfaction of the nursing staff of a primary health care unit info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000954163.pdf.txt000954163.pdf.txtExtracted Texttext/plain37924http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115805/2/000954163.pdf.txt67c7afcd6404b7432cfe6a7c4f33be44MD52ORIGINAL000954163.pdf000954163.pdfTexto completoapplication/pdf178257http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115805/1/000954163.pdf5870482a9ec90170e29312e0c2f46aa9MD51THUMBNAIL000954163.pdf.jpg000954163.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1772http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115805/3/000954163.pdf.jpgf0cd4ab8a23b72a330d644b84c3b5747MD5310183/1158052018-10-22 07:42:38.516oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115805Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:42:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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