Aplicação constitucional sobre os casos práticos da aposentadoria especial do magistério
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/254093 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo principal distinguir as atividades que preenchem todos os requisitos para concessão da aposentadoria especial prevista no §5º, do artigo 40, da Constituição Federal. A pesquisa aqui realizada versa sobre as jurisprudências, doutrinas e legislações, referentes às divergências encontradas na matéria em tela. Para tanto, realizou pesquisa sobre as mudanças de entendimentos ao longo do tempo, bem como se posiciona contra e a favor das atuais decisões/entendimentos. Ainda, define não só a literalidade da legislação vigente, bem como, versa sobre a interpretação adotada nos tribunais sobre a extensão das atividades exercidas no dia a dia das escolas, o conceito adotado de instituição de ensino, bem como, onde a norma constitucional beneficia o professor na redução previdenciária e os limites previstos na legislação e interpretações adotadas. Tem como objetivo questionar algumas decisões sobre a concessão de aposentadoria especial para o professor, a fim de auxiliar o debate sobre a extensão da norma nas atividades e a analise dos requisitos para concessão do benefício. |
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