Desenvolvimento de método visual de gamificação para negócios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Marcelo Borges
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/255881
Resumo: O avanço tecnológico e a internet trouxeram, ao mesmo que tempo que uma facilidade muito grande de acesso aos clientes, desafios cada vez maiores para empresas que desejam se diferenciar no mercado. A velocidade e a efemeridade dos conteúdos e campanhas faz com que o marketing necessite reforçar os pontos de contato com os clientes de forma a criar relacionamentos de longo prazo, garantindo sua manutenção e a evolução do seu público. Uma das formas de traduzir este relacionamento com os clientes em ações é aplicar mecânicas e contextos de jogos nas ações das empresas, também chamado de gamificação. Desenvolver esta camada de relacionamento significa trabalhar o contexto de engajamento e emoção utilizando mecânicas que ativam a motivação do usuário em se relacionar, comprar e gerar feedbacks. Este trabalho compreende a visão inicial de um método visual para criação de contextos gamificados, oferecendo a oportunidade de profissionais de diferentes áreas entenderem sobre os aspectos técnicos da construção de um jogo e aplicarem de forma correta os elementos, com objetivos realistas. O resultado deste trabalho foi o esboço inicial de um método de gamificação de negócios em sete passos, passando pela criação do mundo onde este jogo será conduzido, os objetivos, jogadores, atividades, métricas, emoções e finalmente elementos de jogo que serão utilizados.
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