Desenvolvimento de método visual de gamificação para negócios
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/255881 |
Resumo: | O avanço tecnológico e a internet trouxeram, ao mesmo que tempo que uma facilidade muito grande de acesso aos clientes, desafios cada vez maiores para empresas que desejam se diferenciar no mercado. A velocidade e a efemeridade dos conteúdos e campanhas faz com que o marketing necessite reforçar os pontos de contato com os clientes de forma a criar relacionamentos de longo prazo, garantindo sua manutenção e a evolução do seu público. Uma das formas de traduzir este relacionamento com os clientes em ações é aplicar mecânicas e contextos de jogos nas ações das empresas, também chamado de gamificação. Desenvolver esta camada de relacionamento significa trabalhar o contexto de engajamento e emoção utilizando mecânicas que ativam a motivação do usuário em se relacionar, comprar e gerar feedbacks. Este trabalho compreende a visão inicial de um método visual para criação de contextos gamificados, oferecendo a oportunidade de profissionais de diferentes áreas entenderem sobre os aspectos técnicos da construção de um jogo e aplicarem de forma correta os elementos, com objetivos realistas. O resultado deste trabalho foi o esboço inicial de um método de gamificação de negócios em sete passos, passando pela criação do mundo onde este jogo será conduzido, os objetivos, jogadores, atividades, métricas, emoções e finalmente elementos de jogo que serão utilizados. |
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Almeida, Marcelo BorgesLuce, Fernando Bins2023-03-18T03:31:03Z2022http://hdl.handle.net/10183/255881001160614O avanço tecnológico e a internet trouxeram, ao mesmo que tempo que uma facilidade muito grande de acesso aos clientes, desafios cada vez maiores para empresas que desejam se diferenciar no mercado. A velocidade e a efemeridade dos conteúdos e campanhas faz com que o marketing necessite reforçar os pontos de contato com os clientes de forma a criar relacionamentos de longo prazo, garantindo sua manutenção e a evolução do seu público. Uma das formas de traduzir este relacionamento com os clientes em ações é aplicar mecânicas e contextos de jogos nas ações das empresas, também chamado de gamificação. Desenvolver esta camada de relacionamento significa trabalhar o contexto de engajamento e emoção utilizando mecânicas que ativam a motivação do usuário em se relacionar, comprar e gerar feedbacks. Este trabalho compreende a visão inicial de um método visual para criação de contextos gamificados, oferecendo a oportunidade de profissionais de diferentes áreas entenderem sobre os aspectos técnicos da construção de um jogo e aplicarem de forma correta os elementos, com objetivos realistas. O resultado deste trabalho foi o esboço inicial de um método de gamificação de negócios em sete passos, passando pela criação do mundo onde este jogo será conduzido, os objetivos, jogadores, atividades, métricas, emoções e finalmente elementos de jogo que serão utilizados.Technological advances and the internet have brought, at the same time as ease of access to customers, increasing challenges for companies that want to differentiate themselves in the market. The speed and ephemerality of content and campaigns makes marketing teams mor effort to reinforce the points of contact with customers in order to create long-term relationships, ensuring their maintenance and the evolution of their audience. One of the ways to translate this relationship with customers into actions is to apply game mechanics and contexts in company actions, also called gamification. Developing this relationship layer means working on the context of engagement and emotion using mechanics that activate the user's motivation to relate, buy and generate feedback. This work comprises the initial vision of a visual method for creating gamified contexts, offering the opportunity for professionals from different areas to understand the technical aspects of building a game and correctly apply the elements, with realistic objectives. The result of this work was the initial sketch of a business gamification method in seven steps, going through the creation of the world where this game will be conducted, the objectives, players, activities, metrics, emotions and finally game elements that will be used.application/pdfporMarketingComportamento do consumidorEngajamento do consumidorEmoçãoDesenvolvimento de método visual de gamificação para negóciosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2021/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001160614.pdf.txt001160614.pdf.txtExtracted Texttext/plain80222http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255881/2/001160614.pdf.txt48b514e9811b5ba4e86b8cf204a4400dMD52ORIGINAL001160614.pdfTexto completoapplication/pdf822521http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255881/1/001160614.pdf510312d579348c4ded4747aa075f9f29MD5110183/2558812023-03-19 03:34:12.074433oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255881Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-19T06:34:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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