O meme na comunicação de marketing: o engajamento dos consumidores com as marcas no Facebook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tenan, Bruno
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Barreto, Iná Futino, Crescitelli, Edson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicologia
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/11575
Resumo: Ao mesmo tempo que a interação entre consumidores e marcas nas redes sociais já não é uma novidade, o ambiente em acelerada transformação impõe desafios tanto para a prática profissional como para a pesquisa acadêmica. O meme surge nesse cenário como um recurso adicional para a estratégia de comunicação online das empresas. Este artigo estuda o uso de memes por marcas no Facebook, observando as diferenças de engajamento por meio das quantidades de interações obtidas e propondo um modelo de análise específico para suas características de conteúdo, forma e atitude.
id UCB-4_486667710f0c134ba41b71a743ca1c2a
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/11575
network_acronym_str UCB-4
network_name_str Comunicologia
repository_id_str
spelling O meme na comunicação de marketing: o engajamento dos consumidores com as marcas no FacebookComunicação de marketing Memes de internet Engajamento do consumidor FacebookAo mesmo tempo que a interação entre consumidores e marcas nas redes sociais já não é uma novidade, o ambiente em acelerada transformação impõe desafios tanto para a prática profissional como para a pesquisa acadêmica. O meme surge nesse cenário como um recurso adicional para a estratégia de comunicação online das empresas. Este artigo estuda o uso de memes por marcas no Facebook, observando as diferenças de engajamento por meio das quantidades de interações obtidas e propondo um modelo de análise específico para suas características de conteúdo, forma e atitude.Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2020-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1157510.31501/comunicologia.v13i2.11575Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 13, N. 2, JUL./DEZ., 2020; 1 - 261981-213210.31501/comunicologia.v13i2reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/11575/7195Copyright (c) 2020 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasíliainfo:eu-repo/semantics/openAccessTenan, BrunoBarreto, Iná FutinoCrescitelli, Edson2022-03-03T18:49:22Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/11575Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2022-03-03T18:49:22Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv O meme na comunicação de marketing: o engajamento dos consumidores com as marcas no Facebook
title O meme na comunicação de marketing: o engajamento dos consumidores com as marcas no Facebook
spellingShingle O meme na comunicação de marketing: o engajamento dos consumidores com as marcas no Facebook
Tenan, Bruno
Comunicação de marketing
Memes de internet
Engajamento do consumidor
Facebook
title_short O meme na comunicação de marketing: o engajamento dos consumidores com as marcas no Facebook
title_full O meme na comunicação de marketing: o engajamento dos consumidores com as marcas no Facebook
title_fullStr O meme na comunicação de marketing: o engajamento dos consumidores com as marcas no Facebook
title_full_unstemmed O meme na comunicação de marketing: o engajamento dos consumidores com as marcas no Facebook
title_sort O meme na comunicação de marketing: o engajamento dos consumidores com as marcas no Facebook
author Tenan, Bruno
author_facet Tenan, Bruno
Barreto, Iná Futino
Crescitelli, Edson
author_role author
author2 Barreto, Iná Futino
Crescitelli, Edson
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tenan, Bruno
Barreto, Iná Futino
Crescitelli, Edson
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação de marketing
Memes de internet
Engajamento do consumidor
Facebook
topic Comunicação de marketing
Memes de internet
Engajamento do consumidor
Facebook
description Ao mesmo tempo que a interação entre consumidores e marcas nas redes sociais já não é uma novidade, o ambiente em acelerada transformação impõe desafios tanto para a prática profissional como para a pesquisa acadêmica. O meme surge nesse cenário como um recurso adicional para a estratégia de comunicação online das empresas. Este artigo estuda o uso de memes por marcas no Facebook, observando as diferenças de engajamento por meio das quantidades de interações obtidas e propondo um modelo de análise específico para suas características de conteúdo, forma e atitude.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/11575
10.31501/comunicologia.v13i2.11575
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/11575
identifier_str_mv 10.31501/comunicologia.v13i2.11575
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/11575/7195
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
dc.source.none.fl_str_mv Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 13, N. 2, JUL./DEZ., 2020; 1 - 26
1981-2132
10.31501/comunicologia.v13i2
reponame:Comunicologia
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Comunicologia
collection Comunicologia
repository.name.fl_str_mv Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com
_version_ 1809280917269643264