Análise de correspondência aplicada à pesquisa de desigualdade na educação brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wecki, Victor Arduin
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262033
Resumo: Há uma profunda desigualdade social no Brasil. Claramente o modelo desenvolvimento proposto até aqui fez pouco para equilibrar as oportunidades entre a camada social mais abastada e a camada social mais vulnverável. Analisando as diferentes etnias do país, observa-se que a população não branca enfrenta mais dificuldades em sua trajetória escolar e, posteriormente, em sua vida adulta. Políticas afirmativas têm sido implementadas para corrigir essas distorções, mas ainda estão longe de mitigar os efeitos negativos da situação atual. Além do desenvolvimento de ações para atenuar as desigualdades no país, mostra-se fundamental avaliar e implementar medidas efetivas no combate da desigualdade. Nesse sentido, uso da estatística é importante para o processamento e a análise de dados. Técnicas de Estatística Multivariada estão sendo amplamente utilizadas para realizar análise exploratórias dos dados, ajudando pesquisadores na formulação de hipóteses das causas de problemas enfretandos por nossa sociedade. A trajetória escolar dos estudantes brasileiros na Educação Básica é divergente a depender da sua etnia. Portanto, identificar quais fatores econômicos e culturais se diferenciam entre alunos pode auxiliar na formulação e implementação de ações públicas. Análise de Correspondência é um método estatístico para dados categóricos que, através da redução de dimensionalidade, apresenta graficamente as relações entre variáveis e categórias de uma matriz de dados. Usando dados públicos do Exame Nacional do Ensino Médio, esse trabalho de conclusão de curso estudou a relação entre as etnias e variáveis socioeconômicas de estudantes brasileiros.
id UFRGS-2_e8b59e8fcf70245ef869a30b242ec250
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262033
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Wecki, Victor ArduinValk, Márcio2023-07-12T03:34:39Z2022http://hdl.handle.net/10183/262033001172509Há uma profunda desigualdade social no Brasil. Claramente o modelo desenvolvimento proposto até aqui fez pouco para equilibrar as oportunidades entre a camada social mais abastada e a camada social mais vulnverável. Analisando as diferentes etnias do país, observa-se que a população não branca enfrenta mais dificuldades em sua trajetória escolar e, posteriormente, em sua vida adulta. Políticas afirmativas têm sido implementadas para corrigir essas distorções, mas ainda estão longe de mitigar os efeitos negativos da situação atual. Além do desenvolvimento de ações para atenuar as desigualdades no país, mostra-se fundamental avaliar e implementar medidas efetivas no combate da desigualdade. Nesse sentido, uso da estatística é importante para o processamento e a análise de dados. Técnicas de Estatística Multivariada estão sendo amplamente utilizadas para realizar análise exploratórias dos dados, ajudando pesquisadores na formulação de hipóteses das causas de problemas enfretandos por nossa sociedade. A trajetória escolar dos estudantes brasileiros na Educação Básica é divergente a depender da sua etnia. Portanto, identificar quais fatores econômicos e culturais se diferenciam entre alunos pode auxiliar na formulação e implementação de ações públicas. Análise de Correspondência é um método estatístico para dados categóricos que, através da redução de dimensionalidade, apresenta graficamente as relações entre variáveis e categórias de uma matriz de dados. Usando dados públicos do Exame Nacional do Ensino Médio, esse trabalho de conclusão de curso estudou a relação entre as etnias e variáveis socioeconômicas de estudantes brasileiros.There is deep social inequality in Brazil. Clearly, the proposed model has been little developed so far to balance the opportunities between a more affluent and a more vulnerable social strata. Analyzing the different ethnicities in the country, it is observed that the non-white population faces more difficulties in their school trajectory and, later, in their adult life. Affirmative policies have been avoided to correct these distortions, but policies are being corrected based on the current situation. In addition to developing actions to mitigate inequalities in the country, it is essential to evaluate and implement effective measures to combat inequality. In this sense, the use of statistics is important for data processing and analysis. Multivariate Statistical Techniques are being widely used to carry out problem analysis in researching hypotheses about the causes of our society. The school trajectory of Brazilian students in Basic Education is different depending on their ethnicity. Therefore, what are the differentiating and cultural factors among the students that can help in the formulation and implementation. Correspondence Analysis is a statistical method for categoricals that, through dimensionality data reduction, graphically presents the variables between variables and categoricals of a data matrix. Public data from the National High School Exam, this course conclusion work studied the relationship between ethnicities and socioeconomic variables of Brazilian students.application/pdfporAções afirmativasEstatística multivariadaAnalise de correspondenciaAffirmative actionsEducationMultivariate statisticsCorrespondence analysisAnálise de correspondência aplicada à pesquisa de desigualdade na educação brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2022Estatística: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172509.pdf.txt001172509.pdf.txtExtracted Texttext/plain96334http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262033/2/001172509.pdf.txt269347879406335709af16bd9a50550cMD52ORIGINAL001172509.pdfTexto completoapplication/pdf913123http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262033/1/001172509.pdf90af941b2039d183da8048fbeb2ff846MD5110183/2620332023-07-13 03:35:30.588911oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262033Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-13T06:35:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise de correspondência aplicada à pesquisa de desigualdade na educação brasileira
title Análise de correspondência aplicada à pesquisa de desigualdade na educação brasileira
spellingShingle Análise de correspondência aplicada à pesquisa de desigualdade na educação brasileira
Wecki, Victor Arduin
Ações afirmativas
Estatística multivariada
Analise de correspondencia
Affirmative actions
Education
Multivariate statistics
Correspondence analysis
title_short Análise de correspondência aplicada à pesquisa de desigualdade na educação brasileira
title_full Análise de correspondência aplicada à pesquisa de desigualdade na educação brasileira
title_fullStr Análise de correspondência aplicada à pesquisa de desigualdade na educação brasileira
title_full_unstemmed Análise de correspondência aplicada à pesquisa de desigualdade na educação brasileira
title_sort Análise de correspondência aplicada à pesquisa de desigualdade na educação brasileira
author Wecki, Victor Arduin
author_facet Wecki, Victor Arduin
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wecki, Victor Arduin
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Valk, Márcio
contributor_str_mv Valk, Márcio
dc.subject.por.fl_str_mv Ações afirmativas
Estatística multivariada
Analise de correspondencia
topic Ações afirmativas
Estatística multivariada
Analise de correspondencia
Affirmative actions
Education
Multivariate statistics
Correspondence analysis
dc.subject.eng.fl_str_mv Affirmative actions
Education
Multivariate statistics
Correspondence analysis
description Há uma profunda desigualdade social no Brasil. Claramente o modelo desenvolvimento proposto até aqui fez pouco para equilibrar as oportunidades entre a camada social mais abastada e a camada social mais vulnverável. Analisando as diferentes etnias do país, observa-se que a população não branca enfrenta mais dificuldades em sua trajetória escolar e, posteriormente, em sua vida adulta. Políticas afirmativas têm sido implementadas para corrigir essas distorções, mas ainda estão longe de mitigar os efeitos negativos da situação atual. Além do desenvolvimento de ações para atenuar as desigualdades no país, mostra-se fundamental avaliar e implementar medidas efetivas no combate da desigualdade. Nesse sentido, uso da estatística é importante para o processamento e a análise de dados. Técnicas de Estatística Multivariada estão sendo amplamente utilizadas para realizar análise exploratórias dos dados, ajudando pesquisadores na formulação de hipóteses das causas de problemas enfretandos por nossa sociedade. A trajetória escolar dos estudantes brasileiros na Educação Básica é divergente a depender da sua etnia. Portanto, identificar quais fatores econômicos e culturais se diferenciam entre alunos pode auxiliar na formulação e implementação de ações públicas. Análise de Correspondência é um método estatístico para dados categóricos que, através da redução de dimensionalidade, apresenta graficamente as relações entre variáveis e categórias de uma matriz de dados. Usando dados públicos do Exame Nacional do Ensino Médio, esse trabalho de conclusão de curso estudou a relação entre as etnias e variáveis socioeconômicas de estudantes brasileiros.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-12T03:34:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/262033
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001172509
url http://hdl.handle.net/10183/262033
identifier_str_mv 001172509
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262033/2/001172509.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262033/1/001172509.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 269347879406335709af16bd9a50550c
90af941b2039d183da8048fbeb2ff846
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447345403265024