"A sala de aula é sempre a mesma por mais que tu botes um cartaz diferente todos os dias" : espaços para anos iniciais do ensino fundamental em escolas da rede privada do município de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Helena Carolina Martins
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/243179
Resumo: A pesquisa objetivou mapear e analisar espaços de sala de aula e outros espaços educacionais internos, destinados aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em escolas da rede privada do município de Porto Alegre. Buscou-se por regularidades e raridades entre os itens e configurações dos espaços. A partir de busca em sites de 32 escolas, a pesquisa escolheu 07 que apresentavam fotos de salas de aula de Anos Iniciais do Ensino Fundamental e, entre essas escolas, 05 foram escolhidas para análise dos seus outros espaços educacionais internos. Além das fotos, o material empírico é composto por transcrição de entrevista semiestruturada, realizada online, com professora atuante em uma das escolas que a pesquisa identificou apresentar espaços educacionais internos mais flexíveis. A análise desse material empírico foi realizada por meio da análise temática de conteúdo. O referencial teórico conta com contribuições de autores como Vickery, Baeta, Pedro, Oblinger e Forneiro. Como resultados, a pesquisa apontou: 1) a maioria dos espaços de sala de aula ainda se apresenta de forma configurada para metodologias mais transmissivas do que colaborativas; 2) os espaços compartilhados entre as diferentes turmas da escola, como laboratórios e bibliotecas, são mais abertos a novas configurações espaciais para promover o corpo em movimento, a exploração do espaço e a dialogicidade; 3) a professora entrevistada relaciona os outros espaços educacionais da escola em que atua, identificados como mais abertos à flexibilidade de reconfiguração, à produção de fatos novos, que rompem com as ações de rotina da sala de aula. A partir do presente estudo, foi possível concluir que grande parte da inovação apresentada pelas escolas se encontra nos espaços disponibilizados para que as crianças utilizem de forma esporádica, ou seja, salas com espaços mais amplos e que permitem maior deslocamento, além de materiais interessantes e que facilitam o aprendizado aparecerem em salas específicas e laboratórios. Esses resultados sugerem pensar: de que outras formas poderiam ser organizados os espaços das salas de aula de Anos Iniciais do Ensino Fundamental? A pesquisa sugere, por fim, o estudo do formato de organização das salas de aula em zonas de trabalho colaborativas, indicado pela pesquisadora portuguesa Neuza Pedro.
id UFRGS-2_e8e1cd5d43137519bef711b5fb228f9a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243179
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pires, Helena Carolina MartinsCamini, Patrícia2022-07-20T04:48:51Z2021http://hdl.handle.net/10183/243179001145686A pesquisa objetivou mapear e analisar espaços de sala de aula e outros espaços educacionais internos, destinados aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em escolas da rede privada do município de Porto Alegre. Buscou-se por regularidades e raridades entre os itens e configurações dos espaços. A partir de busca em sites de 32 escolas, a pesquisa escolheu 07 que apresentavam fotos de salas de aula de Anos Iniciais do Ensino Fundamental e, entre essas escolas, 05 foram escolhidas para análise dos seus outros espaços educacionais internos. Além das fotos, o material empírico é composto por transcrição de entrevista semiestruturada, realizada online, com professora atuante em uma das escolas que a pesquisa identificou apresentar espaços educacionais internos mais flexíveis. A análise desse material empírico foi realizada por meio da análise temática de conteúdo. O referencial teórico conta com contribuições de autores como Vickery, Baeta, Pedro, Oblinger e Forneiro. Como resultados, a pesquisa apontou: 1) a maioria dos espaços de sala de aula ainda se apresenta de forma configurada para metodologias mais transmissivas do que colaborativas; 2) os espaços compartilhados entre as diferentes turmas da escola, como laboratórios e bibliotecas, são mais abertos a novas configurações espaciais para promover o corpo em movimento, a exploração do espaço e a dialogicidade; 3) a professora entrevistada relaciona os outros espaços educacionais da escola em que atua, identificados como mais abertos à flexibilidade de reconfiguração, à produção de fatos novos, que rompem com as ações de rotina da sala de aula. A partir do presente estudo, foi possível concluir que grande parte da inovação apresentada pelas escolas se encontra nos espaços disponibilizados para que as crianças utilizem de forma esporádica, ou seja, salas com espaços mais amplos e que permitem maior deslocamento, além de materiais interessantes e que facilitam o aprendizado aparecerem em salas específicas e laboratórios. Esses resultados sugerem pensar: de que outras formas poderiam ser organizados os espaços das salas de aula de Anos Iniciais do Ensino Fundamental? A pesquisa sugere, por fim, o estudo do formato de organização das salas de aula em zonas de trabalho colaborativas, indicado pela pesquisadora portuguesa Neuza Pedro.application/pdfporEnsino fundamentalOrganização escolarSala de aula"A sala de aula é sempre a mesma por mais que tu botes um cartaz diferente todos os dias" : espaços para anos iniciais do ensino fundamental em escolas da rede privada do município de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2021Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145686.pdf.txt001145686.pdf.txtExtracted Texttext/plain116821http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243179/2/001145686.pdf.txt8c964d5902b034f941f9b89d3627dd7bMD52ORIGINAL001145686.pdfTexto completoapplication/pdf33264749http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243179/1/001145686.pdf5aa0cc45a789db4006ab83634f3ade0fMD5110183/2431792022-07-21 04:54:39.369611oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243179Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-21T07:54:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "A sala de aula é sempre a mesma por mais que tu botes um cartaz diferente todos os dias" : espaços para anos iniciais do ensino fundamental em escolas da rede privada do município de Porto Alegre
title "A sala de aula é sempre a mesma por mais que tu botes um cartaz diferente todos os dias" : espaços para anos iniciais do ensino fundamental em escolas da rede privada do município de Porto Alegre
spellingShingle "A sala de aula é sempre a mesma por mais que tu botes um cartaz diferente todos os dias" : espaços para anos iniciais do ensino fundamental em escolas da rede privada do município de Porto Alegre
Pires, Helena Carolina Martins
Ensino fundamental
Organização escolar
Sala de aula
title_short "A sala de aula é sempre a mesma por mais que tu botes um cartaz diferente todos os dias" : espaços para anos iniciais do ensino fundamental em escolas da rede privada do município de Porto Alegre
title_full "A sala de aula é sempre a mesma por mais que tu botes um cartaz diferente todos os dias" : espaços para anos iniciais do ensino fundamental em escolas da rede privada do município de Porto Alegre
title_fullStr "A sala de aula é sempre a mesma por mais que tu botes um cartaz diferente todos os dias" : espaços para anos iniciais do ensino fundamental em escolas da rede privada do município de Porto Alegre
title_full_unstemmed "A sala de aula é sempre a mesma por mais que tu botes um cartaz diferente todos os dias" : espaços para anos iniciais do ensino fundamental em escolas da rede privada do município de Porto Alegre
title_sort "A sala de aula é sempre a mesma por mais que tu botes um cartaz diferente todos os dias" : espaços para anos iniciais do ensino fundamental em escolas da rede privada do município de Porto Alegre
author Pires, Helena Carolina Martins
author_facet Pires, Helena Carolina Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Helena Carolina Martins
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Camini, Patrícia
contributor_str_mv Camini, Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Organização escolar
Sala de aula
topic Ensino fundamental
Organização escolar
Sala de aula
description A pesquisa objetivou mapear e analisar espaços de sala de aula e outros espaços educacionais internos, destinados aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em escolas da rede privada do município de Porto Alegre. Buscou-se por regularidades e raridades entre os itens e configurações dos espaços. A partir de busca em sites de 32 escolas, a pesquisa escolheu 07 que apresentavam fotos de salas de aula de Anos Iniciais do Ensino Fundamental e, entre essas escolas, 05 foram escolhidas para análise dos seus outros espaços educacionais internos. Além das fotos, o material empírico é composto por transcrição de entrevista semiestruturada, realizada online, com professora atuante em uma das escolas que a pesquisa identificou apresentar espaços educacionais internos mais flexíveis. A análise desse material empírico foi realizada por meio da análise temática de conteúdo. O referencial teórico conta com contribuições de autores como Vickery, Baeta, Pedro, Oblinger e Forneiro. Como resultados, a pesquisa apontou: 1) a maioria dos espaços de sala de aula ainda se apresenta de forma configurada para metodologias mais transmissivas do que colaborativas; 2) os espaços compartilhados entre as diferentes turmas da escola, como laboratórios e bibliotecas, são mais abertos a novas configurações espaciais para promover o corpo em movimento, a exploração do espaço e a dialogicidade; 3) a professora entrevistada relaciona os outros espaços educacionais da escola em que atua, identificados como mais abertos à flexibilidade de reconfiguração, à produção de fatos novos, que rompem com as ações de rotina da sala de aula. A partir do presente estudo, foi possível concluir que grande parte da inovação apresentada pelas escolas se encontra nos espaços disponibilizados para que as crianças utilizem de forma esporádica, ou seja, salas com espaços mais amplos e que permitem maior deslocamento, além de materiais interessantes e que facilitam o aprendizado aparecerem em salas específicas e laboratórios. Esses resultados sugerem pensar: de que outras formas poderiam ser organizados os espaços das salas de aula de Anos Iniciais do Ensino Fundamental? A pesquisa sugere, por fim, o estudo do formato de organização das salas de aula em zonas de trabalho colaborativas, indicado pela pesquisadora portuguesa Neuza Pedro.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-20T04:48:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/243179
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001145686
url http://hdl.handle.net/10183/243179
identifier_str_mv 001145686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243179/2/001145686.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243179/1/001145686.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8c964d5902b034f941f9b89d3627dd7b
5aa0cc45a789db4006ab83634f3ade0f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224638207885312