Estudo de eficiência das áreas de escape e seu impacto na queda da acidentalidade relacionada a transporte de cargas pesadas : estudo de caso ERS-431

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rafael Augusto da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/252394
Resumo: Investir em segurança para salvar vidas é uma ação alinhada às premissas estipuladas pela resolução nº 2/2009 da Organização das Nações Unidas. É de extrema importância que sejam disponibilizadas melhorias e meios adequados para que ocorra uma redução no índice de acidentalidade, de acordo com características geométricas e topográficas da região, sendo assim, um dispositivo a ser instalado é a área de escape. Com base nesse contexto, esse trabalho teve como objetivo realizar um balanço técnico e ambiental apresentando a eficiência de uma área de escape, analisando procedimentos como definição de critérios, geometria, materiais, operação e conservação. Foi realizado um estudo de viabilidade para implantação do dispositivo, analisando os possíveis locais para a instalação, concatenando informações referentes ao índice de acidentes, velocidades atingidas ao longo do declive, assim como velocidades de tombamento, escorregamento e operacional, classificando as curvas presentes em toda a extensão da rodovia. Durante a análise, verificou-se que o principal problema encontrado no estudo de caso da ERS-431 é a divergência da norma quanto as velocidades ao realizar o projeto executivo, sendo necessária uma correção geométrica. No entanto, pesquisas futuras devem considerar possíveis soluções técnicas de engenharia alternativas e, sempre que possível e necessário, compará-las.
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