Beyond politeness : the expression of gratitude in children and adolescents
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/98915 |
Resumo: | Apresentam-se resultados de um estudo sobre a expressão da gratidão em crianças e adolescentes. Quatrocentas e trinta crianças e adolescentes, de 7 a 14 anos (58% do sexo feminino) responderam às perguntas: “O que tu mais queres?” e “O que tu farias para a pessoa que te desse o que tu mais queres?”. As respostas dos participantes à segunda pergunta foram submetidas à análise de conteúdo, considerandose quatro tipos de gratidão: verbal, concreta, conectiva e finalistica. A seguir, realizou-se uma análise da frequência das categorias nas diferentes idades. Verificou-se um decréscimo na frequência de gratidão concreta com o avanço da idade e um aumento do tipo conectiva. Os resultados, discutidos à luz da literatura, sugerem questões para novas pesquisas. |
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Freitas, Lia Beatriz de LuccaPieta, Maria Adélia MinghelliTudge, Jonathan Richard Henry2014-07-29T02:05:10Z20110102-7972http://hdl.handle.net/10183/98915000822562Apresentam-se resultados de um estudo sobre a expressão da gratidão em crianças e adolescentes. Quatrocentas e trinta crianças e adolescentes, de 7 a 14 anos (58% do sexo feminino) responderam às perguntas: “O que tu mais queres?” e “O que tu farias para a pessoa que te desse o que tu mais queres?”. As respostas dos participantes à segunda pergunta foram submetidas à análise de conteúdo, considerandose quatro tipos de gratidão: verbal, concreta, conectiva e finalistica. A seguir, realizou-se uma análise da frequência das categorias nas diferentes idades. Verificou-se um decréscimo na frequência de gratidão concreta com o avanço da idade e um aumento do tipo conectiva. Os resultados, discutidos à luz da literatura, sugerem questões para novas pesquisas.We present results from a study about the expression of gratitude in children and adolescents. Four hundred and thirty children, aged 7 to 14 years old (58% female), answered the questions: “What is your greatest wish?” and “What would you do for the person who granted you this wish?” The responses to the second question were content-analyzed and coded into four types of gratitude: verbal, concrete, connective and finalistic. Subsequently we conducted a quantitative analysis regarding age by each type of response. The results show a decline in the frequency of concrete gratitude and an increase in connective gratitude as respondents’ age increases. The results – discussed with reference to the current literature – suggest questions for new research.application/pdfengPsicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 24, n.4 (out/dez. 2011), p. 757-764.AdolescenteCriançaGratidãoGratitudeDevelopmentChildrenAdolescentsBeyond politeness : the expression of gratitude in children and adolescentsAlém da polidez : a expressão de gratidão em crianças e adolescentesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000822562.pdf000822562.pdfTexto completo (inglês)application/pdf542739http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98915/1/000822562.pdf28487eece1aae36cacaf8ab8aed01b58MD51TEXT000822562.pdf.txt000822562.pdf.txtExtracted Texttext/plain40745http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98915/2/000822562.pdf.txteef43edb6a293faf20d16d37ede33cd9MD52THUMBNAIL000822562.pdf.jpg000822562.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2191http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98915/3/000822562.pdf.jpg69b62d668f7cfa59ed0edebcf9e37956MD5310183/989152021-07-09 04:36:49.295394oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98915Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-07-09T07:36:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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