A compreensão da gratidão e teoria da mente em crianças de 5 anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/98958 |
Resumo: | Examinaram-se relações entre compreensão da gratidão (GRA) e desenvolvimento de uma teoria da mente (TOM) com 228 crianças norteamericanas (53% meninas) de 5 anos. Testaram-se as seguintes hipóteses: (a) não há diferença de sexo em GRA ou TOM, (b) as crianças com melhor desempenho nas tarefas de TOM têm melhor GRA, (c) TOM é condição necessária para GRA. Utilizaram-se três tarefas para avaliar TOM: consideração da perspectiva visual, crença falsa de primeira e de segunda ordem. Contaram-se às crianças duas histórias sobre gratidão. Avaliou-se GRA a partir de suas respostas a perguntas feitas após a leitura de cada história. As duas primeiras hipóteses foram confirmadas. A hipótese de que TOM seria condição necessária para GRA não encontrou suficiente suporte empírico. |
id |
UFRGS-2_308d9f5fe1d32a1c5bb0227ccb2ff5b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98958 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Freitas, Lia Beatriz de LuccaO'Brien, MarionNelson, Jackie A.Marcovitch, Stuart2014-07-30T02:04:37Z20120102-7972http://hdl.handle.net/10183/98958000880438Examinaram-se relações entre compreensão da gratidão (GRA) e desenvolvimento de uma teoria da mente (TOM) com 228 crianças norteamericanas (53% meninas) de 5 anos. Testaram-se as seguintes hipóteses: (a) não há diferença de sexo em GRA ou TOM, (b) as crianças com melhor desempenho nas tarefas de TOM têm melhor GRA, (c) TOM é condição necessária para GRA. Utilizaram-se três tarefas para avaliar TOM: consideração da perspectiva visual, crença falsa de primeira e de segunda ordem. Contaram-se às crianças duas histórias sobre gratidão. Avaliou-se GRA a partir de suas respostas a perguntas feitas após a leitura de cada história. As duas primeiras hipóteses foram confirmadas. A hipótese de que TOM seria condição necessária para GRA não encontrou suficiente suporte empírico.We examined relations between the understanding of gratitude (GRA) and the development of a theory of mind (TOM). The study was done with 228 5-year-old North American children (53% female). We tested the following hypotheses: (a) there are no sex differences in GRA or TOM, (b) children who perform better on TOM tasks have better GRA, (c) TOM is a necessary condition for GRA. We used three tasks to evaluate TOM: visual perspective taking, first-order false belief, and second-order false belief. The children were read two vignettes about gratitude. GRA was evaluated based on children’s responses to questions asked after each vignette was read. The first two hypotheses were supported. The hypothesis that TOM would be a necessary condition for GRA did not receive sufficient empirical support.application/pdfporPsicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 25, n.2 (jul./jun. 2012), p. 330-338.CriançaTeoria da menteGratidãoGratitudeTheory of mindDevelopmentChildrenA compreensão da gratidão e teoria da mente em crianças de 5 anosThe understanding of gratitude and theory of mind in 5-year-olds info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000880438.pdf000880438.pdfTexto completoapplication/pdf361255http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98958/1/000880438.pdffe5018ba922918df81aaec7df807b192MD51TEXT000880438.pdf.txt000880438.pdf.txtExtracted Texttext/plain46778http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98958/2/000880438.pdf.txtc22b725eca8776edb8db3914ea25ec64MD52THUMBNAIL000880438.pdf.jpg000880438.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2055http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98958/3/000880438.pdf.jpg5886b83b38d37301bbd9f18bdf6862b7MD5310183/989582018-10-22 08:00:54.236oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98958Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-22T11:00:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A compreensão da gratidão e teoria da mente em crianças de 5 anos |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The understanding of gratitude and theory of mind in 5-year-olds |
title |
A compreensão da gratidão e teoria da mente em crianças de 5 anos |
spellingShingle |
A compreensão da gratidão e teoria da mente em crianças de 5 anos Freitas, Lia Beatriz de Lucca Criança Teoria da mente Gratidão Gratitude Theory of mind Development Children |
title_short |
A compreensão da gratidão e teoria da mente em crianças de 5 anos |
title_full |
A compreensão da gratidão e teoria da mente em crianças de 5 anos |
title_fullStr |
A compreensão da gratidão e teoria da mente em crianças de 5 anos |
title_full_unstemmed |
A compreensão da gratidão e teoria da mente em crianças de 5 anos |
title_sort |
A compreensão da gratidão e teoria da mente em crianças de 5 anos |
author |
Freitas, Lia Beatriz de Lucca |
author_facet |
Freitas, Lia Beatriz de Lucca O'Brien, Marion Nelson, Jackie A. Marcovitch, Stuart |
author_role |
author |
author2 |
O'Brien, Marion Nelson, Jackie A. Marcovitch, Stuart |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Lia Beatriz de Lucca O'Brien, Marion Nelson, Jackie A. Marcovitch, Stuart |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança Teoria da mente Gratidão |
topic |
Criança Teoria da mente Gratidão Gratitude Theory of mind Development Children |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Gratitude Theory of mind Development Children |
description |
Examinaram-se relações entre compreensão da gratidão (GRA) e desenvolvimento de uma teoria da mente (TOM) com 228 crianças norteamericanas (53% meninas) de 5 anos. Testaram-se as seguintes hipóteses: (a) não há diferença de sexo em GRA ou TOM, (b) as crianças com melhor desempenho nas tarefas de TOM têm melhor GRA, (c) TOM é condição necessária para GRA. Utilizaram-se três tarefas para avaliar TOM: consideração da perspectiva visual, crença falsa de primeira e de segunda ordem. Contaram-se às crianças duas histórias sobre gratidão. Avaliou-se GRA a partir de suas respostas a perguntas feitas após a leitura de cada história. As duas primeiras hipóteses foram confirmadas. A hipótese de que TOM seria condição necessária para GRA não encontrou suficiente suporte empírico. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-07-30T02:04:37Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/98958 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-7972 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000880438 |
identifier_str_mv |
0102-7972 000880438 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/98958 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Psicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 25, n.2 (jul./jun. 2012), p. 330-338. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98958/1/000880438.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98958/2/000880438.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98958/3/000880438.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fe5018ba922918df81aaec7df807b192 c22b725eca8776edb8db3914ea25ec64 5886b83b38d37301bbd9f18bdf6862b7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724927713738752 |