Escrevendo caminhos : uma experiência de leitura como construção de um psicopedagogo-leitor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castilhos, Daniel Carneiro
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/17907
Resumo: O presente trabalho aborda questbes referentes ao fazer do profissional da Psicopedagogia e sua constnicao como leitor, tendo como objetivos evidenciar a funedo do leitor como algo a ser construido pela leitura; refletir acerca do lugar do leitor como produtor de sentido do texto e analisar o psicopedagogo como um leitor a ser construido. A pesquisa que originou este trabalho foi realizada em uma unidade de urn Hospital Psiquiatrico, tendo como sujeito principal uma paciente que foi denominada de Dalia durante a discussao. A escrita deste trabalho inicia corn a contextualizacao do ambiente pesquisado bem como dos demais sujeitos que dole faziam parte, e corn uma major aproximacao de quern veio a suscitar os questionamentos que originaram este estudo. Dalia representa o ponto de partida para que se possa refletir acerca dos aspectos que estao relacionados a construcao do terapeuta-psicopedagogo, evidenciando a importancia do embasamento teOrico e, nao menos importante, do espaco buscado pelo sujeito psicopedagogo destinado a realizar uma leitura interna mais aprofundada para que este esteja melhor preparado para construir-se como leitor de diferentes textos.
id UFRGS-2_e8f4609c32fd6c730047800ae0837336
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17907
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Castilhos, Daniel CarneiroMoschen, Simone Zanon2009-12-12T04:15:35Z2009http://hdl.handle.net/10183/17907000726068O presente trabalho aborda questbes referentes ao fazer do profissional da Psicopedagogia e sua constnicao como leitor, tendo como objetivos evidenciar a funedo do leitor como algo a ser construido pela leitura; refletir acerca do lugar do leitor como produtor de sentido do texto e analisar o psicopedagogo como um leitor a ser construido. A pesquisa que originou este trabalho foi realizada em uma unidade de urn Hospital Psiquiatrico, tendo como sujeito principal uma paciente que foi denominada de Dalia durante a discussao. A escrita deste trabalho inicia corn a contextualizacao do ambiente pesquisado bem como dos demais sujeitos que dole faziam parte, e corn uma major aproximacao de quern veio a suscitar os questionamentos que originaram este estudo. Dalia representa o ponto de partida para que se possa refletir acerca dos aspectos que estao relacionados a construcao do terapeuta-psicopedagogo, evidenciando a importancia do embasamento teOrico e, nao menos importante, do espaco buscado pelo sujeito psicopedagogo destinado a realizar uma leitura interna mais aprofundada para que este esteja melhor preparado para construir-se como leitor de diferentes textos.application/pdfporInclusão escolarLeituraEducação especialEscrevendo caminhos : uma experiência de leitura como construção de um psicopedagogo-leitorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2009especializaçãoCurso de Especialização em Educação Especial e Processos Inclusivosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000726068.pdf.txt000726068.pdf.txtExtracted Texttext/plain9909http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17907/2/000726068.pdf.txtb15e5615ba646e730d31bdfbd0246f78MD52ORIGINAL000726068.pdf000726068.pdfTexto completoapplication/pdf226239http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17907/1/000726068.pdfa6f8f705ee435200f6e14426fc578868MD51THUMBNAIL000726068.pdf.jpg000726068.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1234http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17907/3/000726068.pdf.jpg0770269ef9e37f5c032b3ca4cd280ba8MD5310183/179072018-10-08 08:02:57.53oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17907Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-08T11:02:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Escrevendo caminhos : uma experiência de leitura como construção de um psicopedagogo-leitor
title Escrevendo caminhos : uma experiência de leitura como construção de um psicopedagogo-leitor
spellingShingle Escrevendo caminhos : uma experiência de leitura como construção de um psicopedagogo-leitor
Castilhos, Daniel Carneiro
Inclusão escolar
Leitura
Educação especial
title_short Escrevendo caminhos : uma experiência de leitura como construção de um psicopedagogo-leitor
title_full Escrevendo caminhos : uma experiência de leitura como construção de um psicopedagogo-leitor
title_fullStr Escrevendo caminhos : uma experiência de leitura como construção de um psicopedagogo-leitor
title_full_unstemmed Escrevendo caminhos : uma experiência de leitura como construção de um psicopedagogo-leitor
title_sort Escrevendo caminhos : uma experiência de leitura como construção de um psicopedagogo-leitor
author Castilhos, Daniel Carneiro
author_facet Castilhos, Daniel Carneiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castilhos, Daniel Carneiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moschen, Simone Zanon
contributor_str_mv Moschen, Simone Zanon
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Leitura
Educação especial
topic Inclusão escolar
Leitura
Educação especial
description O presente trabalho aborda questbes referentes ao fazer do profissional da Psicopedagogia e sua constnicao como leitor, tendo como objetivos evidenciar a funedo do leitor como algo a ser construido pela leitura; refletir acerca do lugar do leitor como produtor de sentido do texto e analisar o psicopedagogo como um leitor a ser construido. A pesquisa que originou este trabalho foi realizada em uma unidade de urn Hospital Psiquiatrico, tendo como sujeito principal uma paciente que foi denominada de Dalia durante a discussao. A escrita deste trabalho inicia corn a contextualizacao do ambiente pesquisado bem como dos demais sujeitos que dole faziam parte, e corn uma major aproximacao de quern veio a suscitar os questionamentos que originaram este estudo. Dalia representa o ponto de partida para que se possa refletir acerca dos aspectos que estao relacionados a construcao do terapeuta-psicopedagogo, evidenciando a importancia do embasamento teOrico e, nao menos importante, do espaco buscado pelo sujeito psicopedagogo destinado a realizar uma leitura interna mais aprofundada para que este esteja melhor preparado para construir-se como leitor de diferentes textos.
publishDate 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-12-12T04:15:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/17907
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000726068
url http://hdl.handle.net/10183/17907
identifier_str_mv 000726068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17907/2/000726068.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17907/1/000726068.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17907/3/000726068.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b15e5615ba646e730d31bdfbd0246f78
a6f8f705ee435200f6e14426fc578868
0770269ef9e37f5c032b3ca4cd280ba8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724488156971008