Escrevendo caminhos : uma experiência de leitura como construção de um psicopedagogo-leitor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/17907 |
Resumo: | O presente trabalho aborda questbes referentes ao fazer do profissional da Psicopedagogia e sua constnicao como leitor, tendo como objetivos evidenciar a funedo do leitor como algo a ser construido pela leitura; refletir acerca do lugar do leitor como produtor de sentido do texto e analisar o psicopedagogo como um leitor a ser construido. A pesquisa que originou este trabalho foi realizada em uma unidade de urn Hospital Psiquiatrico, tendo como sujeito principal uma paciente que foi denominada de Dalia durante a discussao. A escrita deste trabalho inicia corn a contextualizacao do ambiente pesquisado bem como dos demais sujeitos que dole faziam parte, e corn uma major aproximacao de quern veio a suscitar os questionamentos que originaram este estudo. Dalia representa o ponto de partida para que se possa refletir acerca dos aspectos que estao relacionados a construcao do terapeuta-psicopedagogo, evidenciando a importancia do embasamento teOrico e, nao menos importante, do espaco buscado pelo sujeito psicopedagogo destinado a realizar uma leitura interna mais aprofundada para que este esteja melhor preparado para construir-se como leitor de diferentes textos. |
id |
UFRGS-2_e8f4609c32fd6c730047800ae0837336 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17907 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Castilhos, Daniel CarneiroMoschen, Simone Zanon2009-12-12T04:15:35Z2009http://hdl.handle.net/10183/17907000726068O presente trabalho aborda questbes referentes ao fazer do profissional da Psicopedagogia e sua constnicao como leitor, tendo como objetivos evidenciar a funedo do leitor como algo a ser construido pela leitura; refletir acerca do lugar do leitor como produtor de sentido do texto e analisar o psicopedagogo como um leitor a ser construido. A pesquisa que originou este trabalho foi realizada em uma unidade de urn Hospital Psiquiatrico, tendo como sujeito principal uma paciente que foi denominada de Dalia durante a discussao. A escrita deste trabalho inicia corn a contextualizacao do ambiente pesquisado bem como dos demais sujeitos que dole faziam parte, e corn uma major aproximacao de quern veio a suscitar os questionamentos que originaram este estudo. Dalia representa o ponto de partida para que se possa refletir acerca dos aspectos que estao relacionados a construcao do terapeuta-psicopedagogo, evidenciando a importancia do embasamento teOrico e, nao menos importante, do espaco buscado pelo sujeito psicopedagogo destinado a realizar uma leitura interna mais aprofundada para que este esteja melhor preparado para construir-se como leitor de diferentes textos.application/pdfporInclusão escolarLeituraEducação especialEscrevendo caminhos : uma experiência de leitura como construção de um psicopedagogo-leitorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2009especializaçãoCurso de Especialização em Educação Especial e Processos Inclusivosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000726068.pdf.txt000726068.pdf.txtExtracted Texttext/plain9909http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17907/2/000726068.pdf.txtb15e5615ba646e730d31bdfbd0246f78MD52ORIGINAL000726068.pdf000726068.pdfTexto completoapplication/pdf226239http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17907/1/000726068.pdfa6f8f705ee435200f6e14426fc578868MD51THUMBNAIL000726068.pdf.jpg000726068.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1234http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17907/3/000726068.pdf.jpg0770269ef9e37f5c032b3ca4cd280ba8MD5310183/179072018-10-08 08:02:57.53oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17907Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-08T11:02:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Escrevendo caminhos : uma experiência de leitura como construção de um psicopedagogo-leitor |
title |
Escrevendo caminhos : uma experiência de leitura como construção de um psicopedagogo-leitor |
spellingShingle |
Escrevendo caminhos : uma experiência de leitura como construção de um psicopedagogo-leitor Castilhos, Daniel Carneiro Inclusão escolar Leitura Educação especial |
title_short |
Escrevendo caminhos : uma experiência de leitura como construção de um psicopedagogo-leitor |
title_full |
Escrevendo caminhos : uma experiência de leitura como construção de um psicopedagogo-leitor |
title_fullStr |
Escrevendo caminhos : uma experiência de leitura como construção de um psicopedagogo-leitor |
title_full_unstemmed |
Escrevendo caminhos : uma experiência de leitura como construção de um psicopedagogo-leitor |
title_sort |
Escrevendo caminhos : uma experiência de leitura como construção de um psicopedagogo-leitor |
author |
Castilhos, Daniel Carneiro |
author_facet |
Castilhos, Daniel Carneiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castilhos, Daniel Carneiro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moschen, Simone Zanon |
contributor_str_mv |
Moschen, Simone Zanon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão escolar Leitura Educação especial |
topic |
Inclusão escolar Leitura Educação especial |
description |
O presente trabalho aborda questbes referentes ao fazer do profissional da Psicopedagogia e sua constnicao como leitor, tendo como objetivos evidenciar a funedo do leitor como algo a ser construido pela leitura; refletir acerca do lugar do leitor como produtor de sentido do texto e analisar o psicopedagogo como um leitor a ser construido. A pesquisa que originou este trabalho foi realizada em uma unidade de urn Hospital Psiquiatrico, tendo como sujeito principal uma paciente que foi denominada de Dalia durante a discussao. A escrita deste trabalho inicia corn a contextualizacao do ambiente pesquisado bem como dos demais sujeitos que dole faziam parte, e corn uma major aproximacao de quern veio a suscitar os questionamentos que originaram este estudo. Dalia representa o ponto de partida para que se possa refletir acerca dos aspectos que estao relacionados a construcao do terapeuta-psicopedagogo, evidenciando a importancia do embasamento teOrico e, nao menos importante, do espaco buscado pelo sujeito psicopedagogo destinado a realizar uma leitura interna mais aprofundada para que este esteja melhor preparado para construir-se como leitor de diferentes textos. |
publishDate |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-12-12T04:15:35Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/17907 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000726068 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/17907 |
identifier_str_mv |
000726068 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17907/2/000726068.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17907/1/000726068.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17907/3/000726068.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b15e5615ba646e730d31bdfbd0246f78 a6f8f705ee435200f6e14426fc578868 0770269ef9e37f5c032b3ca4cd280ba8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724488156971008 |