Intervenção psicopedagógica com uma aluna disléxica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Rosilaine de Paula
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3552
Resumo: O presente trabalho é qualitativo, do tipo estudo de caso, que teve como objetivo abordar as dificuldades pedagógicas apresentadas por uma criança com dislexia, acompanhada de intervenção psicopedagógica para a superação desse transtorno de aprendizagem que dificulta, principalmente, o acesso à leitura. O referencial teórico traz aportes sobre Dislexia, Referencial Sócio-Histórico, Abordagem Psicopedagógica e Consciência Fonológica. Além da teorização e do acompanhamento da intervenção, a pesquisa também analisou depoimentos de pessoas que convivem com a aluna, consulta a exames e a pareceres descritivos das séries anteriores à 4ª série que cursava em 2007. Esses materiais foram analisados segundo a Análise de Conteúdo de Bardin (2002), surgindo, a partir deles, cinco categorias: aspectos biológicos, aspectos sociais, aspectos psicológicos, aspectos pedagógicos e aspectos psicopedagógicos. Foi possível concluir que para diagnosticar dislexia são necessárias avaliações com profissionais de diferentes áreas como a Neurologia, a Psicologia e a Psicopedagogia, a fim de definir o problema. A partir da avaliação realizada, foi possível identificar que a maior dificuldade de Maria Clara (MC) estava na relação entre fonema e grafema, o que lhe dificultava a leitura de palavras. A intervenção psicopedagógica, portanto, foi realizada basicamente com o desenvolvimento da consciência fonológica, que é uma parte fundamental para o entendimento do código alfabético. A reavaliação confirmou que o trabalho tinha ocasionado melhoras na aprendizagem, pois MC conseguiu realizar a leitura de textos de baixa complexidade bem como entendê-los. Com a mediação de outra pessoa, também consegue compreender textos da maior complexidade, o que antes não conseguia
id P_RS_7cefb154588790f081555f57b79f74a4
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3552
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Stobäus, Claus DieterCPF:29347181072http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793566H1CPF:64737195049http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4252250U4Menezes, Rosilaine de Paula2015-04-14T14:22:40Z2008-05-052008-01-16MENEZES, Rosilaine de Paula. Intervenção psicopedagógica com uma aluna disléxica. 2008. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3552Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 400735.pdf: 2057895 bytes, checksum: 2431a35f6a0490205563ed50a799bcf6 (MD5) Previous issue date: 2008-01-16O presente trabalho é qualitativo, do tipo estudo de caso, que teve como objetivo abordar as dificuldades pedagógicas apresentadas por uma criança com dislexia, acompanhada de intervenção psicopedagógica para a superação desse transtorno de aprendizagem que dificulta, principalmente, o acesso à leitura. O referencial teórico traz aportes sobre Dislexia, Referencial Sócio-Histórico, Abordagem Psicopedagógica e Consciência Fonológica. Além da teorização e do acompanhamento da intervenção, a pesquisa também analisou depoimentos de pessoas que convivem com a aluna, consulta a exames e a pareceres descritivos das séries anteriores à 4ª série que cursava em 2007. Esses materiais foram analisados segundo a Análise de Conteúdo de Bardin (2002), surgindo, a partir deles, cinco categorias: aspectos biológicos, aspectos sociais, aspectos psicológicos, aspectos pedagógicos e aspectos psicopedagógicos. Foi possível concluir que para diagnosticar dislexia são necessárias avaliações com profissionais de diferentes áreas como a Neurologia, a Psicologia e a Psicopedagogia, a fim de definir o problema. A partir da avaliação realizada, foi possível identificar que a maior dificuldade de Maria Clara (MC) estava na relação entre fonema e grafema, o que lhe dificultava a leitura de palavras. A intervenção psicopedagógica, portanto, foi realizada basicamente com o desenvolvimento da consciência fonológica, que é uma parte fundamental para o entendimento do código alfabético. A reavaliação confirmou que o trabalho tinha ocasionado melhoras na aprendizagem, pois MC conseguiu realizar a leitura de textos de baixa complexidade bem como entendê-los. Com a mediação de outra pessoa, também consegue compreender textos da maior complexidade, o que antes não conseguiaapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13039/400735.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPUCRSBRFaculdade de EducaçEDUCAÇÃO ESPECIALDISLEXIALEITURA - DIFICULDADESPSICOLOGIA DA APRENDIZAGEMLEITURA - APRENDIZAGEMAPRENDIZAGEM - DISTÚRBIOSCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOIntervenção psicopedagógica com uma aluna disléxicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL400735.pdf.jpg400735.pdf.jpgimage/jpeg2802http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3552/3/400735.pdf.jpg5a7d283ea5c46fe63389aec8ec89ee39MD53TEXT400735.pdf.txt400735.pdf.txttext/plain339138http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3552/2/400735.pdf.txtff0107e19d92964cf10df0e8396e0ce2MD52ORIGINAL400735.pdfapplication/pdf2057895http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3552/1/400735.pdf2431a35f6a0490205563ed50a799bcf6MD51tede/35522015-04-17 15:54:57.747oai:tede2.pucrs.br:tede/3552Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Intervenção psicopedagógica com uma aluna disléxica
title Intervenção psicopedagógica com uma aluna disléxica
spellingShingle Intervenção psicopedagógica com uma aluna disléxica
Menezes, Rosilaine de Paula
EDUCAÇÃO ESPECIAL
DISLEXIA
LEITURA - DIFICULDADES
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
LEITURA - APRENDIZAGEM
APRENDIZAGEM - DISTÚRBIOS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Intervenção psicopedagógica com uma aluna disléxica
title_full Intervenção psicopedagógica com uma aluna disléxica
title_fullStr Intervenção psicopedagógica com uma aluna disléxica
title_full_unstemmed Intervenção psicopedagógica com uma aluna disléxica
title_sort Intervenção psicopedagógica com uma aluna disléxica
author Menezes, Rosilaine de Paula
author_facet Menezes, Rosilaine de Paula
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Stobäus, Claus Dieter
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:29347181072
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793566H1
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:64737195049
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4252250U4
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Rosilaine de Paula
contributor_str_mv Stobäus, Claus Dieter
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO ESPECIAL
DISLEXIA
LEITURA - DIFICULDADES
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
LEITURA - APRENDIZAGEM
APRENDIZAGEM - DISTÚRBIOS
topic EDUCAÇÃO ESPECIAL
DISLEXIA
LEITURA - DIFICULDADES
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
LEITURA - APRENDIZAGEM
APRENDIZAGEM - DISTÚRBIOS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente trabalho é qualitativo, do tipo estudo de caso, que teve como objetivo abordar as dificuldades pedagógicas apresentadas por uma criança com dislexia, acompanhada de intervenção psicopedagógica para a superação desse transtorno de aprendizagem que dificulta, principalmente, o acesso à leitura. O referencial teórico traz aportes sobre Dislexia, Referencial Sócio-Histórico, Abordagem Psicopedagógica e Consciência Fonológica. Além da teorização e do acompanhamento da intervenção, a pesquisa também analisou depoimentos de pessoas que convivem com a aluna, consulta a exames e a pareceres descritivos das séries anteriores à 4ª série que cursava em 2007. Esses materiais foram analisados segundo a Análise de Conteúdo de Bardin (2002), surgindo, a partir deles, cinco categorias: aspectos biológicos, aspectos sociais, aspectos psicológicos, aspectos pedagógicos e aspectos psicopedagógicos. Foi possível concluir que para diagnosticar dislexia são necessárias avaliações com profissionais de diferentes áreas como a Neurologia, a Psicologia e a Psicopedagogia, a fim de definir o problema. A partir da avaliação realizada, foi possível identificar que a maior dificuldade de Maria Clara (MC) estava na relação entre fonema e grafema, o que lhe dificultava a leitura de palavras. A intervenção psicopedagógica, portanto, foi realizada basicamente com o desenvolvimento da consciência fonológica, que é uma parte fundamental para o entendimento do código alfabético. A reavaliação confirmou que o trabalho tinha ocasionado melhoras na aprendizagem, pois MC conseguiu realizar a leitura de textos de baixa complexidade bem como entendê-los. Com a mediação de outra pessoa, também consegue compreender textos da maior complexidade, o que antes não conseguia
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-05-05
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-01-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:22:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MENEZES, Rosilaine de Paula. Intervenção psicopedagógica com uma aluna disléxica. 2008. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3552
identifier_str_mv MENEZES, Rosilaine de Paula. Intervenção psicopedagógica com uma aluna disléxica. 2008. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -8451285793228477937
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7024413195758546274
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educaç
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3552/3/400735.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3552/2/400735.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3552/1/400735.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5a7d283ea5c46fe63389aec8ec89ee39
ff0107e19d92964cf10df0e8396e0ce2
2431a35f6a0490205563ed50a799bcf6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765294253604864