Supervisão em atenção primária à saúde : experiência junto a um programa de residência multiprofissional em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henk, Agda
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/32953
Resumo: Este estudo foi realizado junto aos preceptores/as e orientadores/as dos Programas de Residência desenvolvidos no Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição, Porto Alegre, sendo seu objetivo geral investigar como enfrentam e desenvolvem o processo de supervisão no campo da saúde em equipes interdisciplinares. O estudo qualitativo teve uma conformação exploratória descritiva para possibilitar a análise das opiniões e percepções dos participantes. As informações produzidas em entrevistas semi-estruturadas foram submetidas à análise de conteúdo, tendo sido geradas seis categorias analíticas: (1) conceitos de supervisão; (2) oportunidades e modalidades de supervisão; (3) dificuldades no exercício da supervisão; (4) aspectos facilitadores e dificultadores para o exercício da supervisão; (5) planejamento e avaliação da supervisão; e (6) experiência da interdisciplinaridade no processo de supervisão. Estas foram analisadas com base na literatura existente sobre supervisão, interdisciplinaridade no campo da formação em saúde e documentos produzidos na instituição. A primeira categoria indicou que a supervisão é o acompanhamento da prática de quem está em formação, sendo um pressuposto dentre as muitas outras atividades exercidas no trabalho em equipe. As oportunidades e modalidades identificaram que a supervisão faz parte do cotidiano dos trabalhadores envolvidos com o processo de formação. Entre os aspectos facilitadores destacam-se a disponibilidade de supervisionar e a clareza do papel em orientação ou preceptoria. As dificuldades identificadas no exercício da supervisão estão relacionadas à sobrecarga de trabalho, à deficiência da estrutura nas unidades, à cobrança de produtividade e à falta de apropriação do papel na formação por parte da equipe. A quinta categoria demonstrou as contradições entre planejamento e avaliação. No que se refere à experiência da interdisciplinaridade, os participantes expressaram as diferentes formas de interação, sendo esta diversidade que qualifica a prática e viabiliza o aprendizado. A investigação revelou a compreensão conceitual sobre o tema da supervisão e as diferentes formas em que se dá, além da realidade enfrentada pelos profissionais para dar conta desta tarefa para contemplar os espaços interdisciplinares e enriquecer o aprendizado.
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As informações produzidas em entrevistas semi-estruturadas foram submetidas à análise de conteúdo, tendo sido geradas seis categorias analíticas: (1) conceitos de supervisão; (2) oportunidades e modalidades de supervisão; (3) dificuldades no exercício da supervisão; (4) aspectos facilitadores e dificultadores para o exercício da supervisão; (5) planejamento e avaliação da supervisão; e (6) experiência da interdisciplinaridade no processo de supervisão. Estas foram analisadas com base na literatura existente sobre supervisão, interdisciplinaridade no campo da formação em saúde e documentos produzidos na instituição. A primeira categoria indicou que a supervisão é o acompanhamento da prática de quem está em formação, sendo um pressuposto dentre as muitas outras atividades exercidas no trabalho em equipe. As oportunidades e modalidades identificaram que a supervisão faz parte do cotidiano dos trabalhadores envolvidos com o processo de formação. Entre os aspectos facilitadores destacam-se a disponibilidade de supervisionar e a clareza do papel em orientação ou preceptoria. As dificuldades identificadas no exercício da supervisão estão relacionadas à sobrecarga de trabalho, à deficiência da estrutura nas unidades, à cobrança de produtividade e à falta de apropriação do papel na formação por parte da equipe. A quinta categoria demonstrou as contradições entre planejamento e avaliação. No que se refere à experiência da interdisciplinaridade, os participantes expressaram as diferentes formas de interação, sendo esta diversidade que qualifica a prática e viabiliza o aprendizado. A investigação revelou a compreensão conceitual sobre o tema da supervisão e as diferentes formas em que se dá, além da realidade enfrentada pelos profissionais para dar conta desta tarefa para contemplar os espaços interdisciplinares e enriquecer o aprendizado.This study was conducted with preceptors and advisors of the Residency Programs developed at Community Health Service of the Conceição Hospital, Porto Alegre. The main objective was to investigate how they face and developed the process of supervision in the health field interdisciplinary teams. The qualitative study had a descriptive exploratory conformation to enable the analysis of the opinions and perceptions of the participants. The information produced in semi-structured interviews was subjected to content analysis, having been generated six analytical categories: (1) concepts of supervision, (2) opportunities and modes of supervision, (3) difficulties in carrying out supervision, (4) advantages and constraints to the exercise of supervision, (5) planning and evaluation of supervision, and (6) experience of interdisciplinarity in the supervision process. These were analyzed based on existing literature on supervision, interdisciplinarity in the health field education, and documents produced at the institution. The first category indicated that supervision is to follow the practice of who is in training, an assumption among many other activities carried on teamwork. The opportunities and modes identified that supervision is part of the daily life of the workers involved in the training process. Two of the facilitating aspects mentioned were the personal will to supervise and the clarity of the role in advisory or preceptorship. The difficulties identified in the exercise of supervision are related to work overload, ill structure of the health care settings, the need to be productive, and lack of ownership of the role in the formation on part of the team. The fifth category showed the contradictions between planning and evaluation. With regard to the experience of interdisciplinarity, the participants expressed different forms of interaction, being this diversity that qualifies the practice and enables learning. The investigation revealed a conceptual understanding on the issue of supervision and the various ways in which it happens, besides the reality faced by professionals to cope with this task to deal with the interdisciplinary spaces and enrich learning.application/pdfporResidênciaInterdisciplinaridadeSaúdeSupervisãoGrupo Hospitalar Conceição.InterdisciplinaritySupervision in healthSupervision of teamworkSupervisão em atenção primária à saúde : experiência junto a um programa de residência multiprofissional em saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Práticas Pedagógicas para a Educação em Serviços de Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000760506.pdf.txt000760506.pdf.txtExtracted Texttext/plain41755http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32953/2/000760506.pdf.txte8ce055b305b70fd4c4f8c7588cd06f0MD52ORIGINAL000760506.pdf000760506.pdfTexto completoapplication/pdf192738http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32953/1/000760506.pdfa36af372d455d79d0601923e4a23482fMD51THUMBNAIL000760506.pdf.jpg000760506.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1179http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32953/3/000760506.pdf.jpgba33c5fc9469c739525c08be558a8d4dMD5310183/329532018-10-08 08:08:11.389oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32953Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:08:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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