Autoficção : um trabalho de presentificação na peça “Por de Dentro”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Naiany das Dores
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/204533
Resumo: Repensando o termo Autobiografia, Serge Doubrovsky criou em 1977 o termo autoficcção. Com os escritos do filósofo francês, tornou-se tênue a linha entre realidade e ficção. A autoficção quebra com o pacto autobiográfico criado pelo também francês Philippe Lejeune. Para Lejeune só seria considerado um texto autobiográfico quando autor = narrador = personagem. O autor deveria assumir o compromisso com a verdade para que o leitor tivesse a certeza de que se trata da vida tal qual o autor coloca no texto. Doubrovsky chega defendendo a liberdade de um autor se aventurar a criar histórias em cima das suas próprias. Neste trabalho, temos como objetivo analisar a presença cênica que um trabalho autoficcional atinge. Usaremos para análise a peça “Por de Dentro”, apresentada no Departamento de Arte Dramática da Universidade do Rio Grande do Sul, como exigência parcial para o título de bacharela em Teatro. Conclui-se que o público é parte fundamental para que essa presença seja alcançada e que ao colocar em cena as banalidades e cotidianices de uma vida comum, atriz e público se conectam e se encontram na humanidade presentes em cada um.
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