Considerações a respeito do uso exclusivo de língua-alvo em curso livre : perspectiva dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kobielski, Natalie Leal
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Alves, Ubiratã Kickhöfel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/188649
Resumo: O presente artigo enfoca a perspectiva dos professores de um curso livre que tem como um dos princípios o uso exclusivo da língua-alvo. A partir de uma fundamentação teórica que discute o papel da L1 em diferentes tipos de métodos e abordagens de ensino, que têm por base diferentes teorias de aquisição de linguagem, foi possível discutir sobre as motivações, vantagens e desvantagens do uso da L1 apontadas pelos professores, bem como a coerência entre tais fatores e o que acontece em sala de aula, em suas práticas de ensino. Questionários escritos e gravações de áudio das aulas dos professores constituíram os instrumentos para a coleta dos dados. Por meio deste estudo, foi possível constatar que não somente o bom senso dos professores com relação ao uso exclusivo da língua-alvo é fundamental, mas também que não é possível classificar a prática dos profissionais sob uma única concepção de aquisição de linguagem, ao ser considerada a relação entre teoria e prática dos professores.
id UFRGS-2_e95ac8101e2ceeb2e522a33ee6bad822
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188649
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Kobielski, Natalie LealAlves, Ubiratã Kickhöfel2019-02-09T02:34:42Z20102178-3640http://hdl.handle.net/10183/188649000789530O presente artigo enfoca a perspectiva dos professores de um curso livre que tem como um dos princípios o uso exclusivo da língua-alvo. A partir de uma fundamentação teórica que discute o papel da L1 em diferentes tipos de métodos e abordagens de ensino, que têm por base diferentes teorias de aquisição de linguagem, foi possível discutir sobre as motivações, vantagens e desvantagens do uso da L1 apontadas pelos professores, bem como a coerência entre tais fatores e o que acontece em sala de aula, em suas práticas de ensino. Questionários escritos e gravações de áudio das aulas dos professores constituíram os instrumentos para a coleta dos dados. Por meio deste estudo, foi possível constatar que não somente o bom senso dos professores com relação ao uso exclusivo da língua-alvo é fundamental, mas também que não é possível classificar a prática dos profissionais sob uma única concepção de aquisição de linguagem, ao ser considerada a relação entre teoria e prática dos professores.This article focuses on teachers’ perspectives regarding a language course that has the exclusive use of English as one of its principles. Based on a theoretical perspective that deals with the role of the L1 in different kinds of learning methods and approaches, we discuss the motivation, the advantages and disadvantages of L1 use pointed by teachers, as well as the coherence between these aspects and what happens inside the classroom, in their teaching practices. Written questionnaires and audio recordings from the teachers’ classes were the instruments of data collection. We concluded that not only the teachers’ sense of moderation regarding the use of the target language is fundamental, but also that it is not possible to classify their practice under a unique learning acquisition theory, considering the relationship between these teachers’ theory and practice.application/pdfporBELT journal. Porto Alegre, RS. Vol. 1, n. 2 (jul./dez. 2010), p. 184-204Aquisição da linguagemPrática de ensinoLíngua inglesaL1 useTarget languageLanguage courseLanguage acquisitionConsiderações a respeito do uso exclusivo de língua-alvo em curso livre : perspectiva dos professoresConsiderations towards the exclusive use of the target language in an English course : teacher's perspectivesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000789530.pdf.txt000789530.pdf.txtExtracted Texttext/plain57475http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188649/2/000789530.pdf.txt3885f195fcbbdd14ea06ec598326a63aMD52ORIGINAL000789530.pdfTexto completoapplication/pdf68503http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188649/1/000789530.pdf59c1062b06feaa97823ba81e77c9eb21MD5110183/1886492019-11-22 05:02:29.091561oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188649Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-22T07:02:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Considerações a respeito do uso exclusivo de língua-alvo em curso livre : perspectiva dos professores
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Considerations towards the exclusive use of the target language in an English course : teacher's perspectives
title Considerações a respeito do uso exclusivo de língua-alvo em curso livre : perspectiva dos professores
spellingShingle Considerações a respeito do uso exclusivo de língua-alvo em curso livre : perspectiva dos professores
Kobielski, Natalie Leal
Aquisição da linguagem
Prática de ensino
Língua inglesa
L1 use
Target language
Language course
Language acquisition
title_short Considerações a respeito do uso exclusivo de língua-alvo em curso livre : perspectiva dos professores
title_full Considerações a respeito do uso exclusivo de língua-alvo em curso livre : perspectiva dos professores
title_fullStr Considerações a respeito do uso exclusivo de língua-alvo em curso livre : perspectiva dos professores
title_full_unstemmed Considerações a respeito do uso exclusivo de língua-alvo em curso livre : perspectiva dos professores
title_sort Considerações a respeito do uso exclusivo de língua-alvo em curso livre : perspectiva dos professores
author Kobielski, Natalie Leal
author_facet Kobielski, Natalie Leal
Alves, Ubiratã Kickhöfel
author_role author
author2 Alves, Ubiratã Kickhöfel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kobielski, Natalie Leal
Alves, Ubiratã Kickhöfel
dc.subject.por.fl_str_mv Aquisição da linguagem
Prática de ensino
Língua inglesa
topic Aquisição da linguagem
Prática de ensino
Língua inglesa
L1 use
Target language
Language course
Language acquisition
dc.subject.eng.fl_str_mv L1 use
Target language
Language course
Language acquisition
description O presente artigo enfoca a perspectiva dos professores de um curso livre que tem como um dos princípios o uso exclusivo da língua-alvo. A partir de uma fundamentação teórica que discute o papel da L1 em diferentes tipos de métodos e abordagens de ensino, que têm por base diferentes teorias de aquisição de linguagem, foi possível discutir sobre as motivações, vantagens e desvantagens do uso da L1 apontadas pelos professores, bem como a coerência entre tais fatores e o que acontece em sala de aula, em suas práticas de ensino. Questionários escritos e gravações de áudio das aulas dos professores constituíram os instrumentos para a coleta dos dados. Por meio deste estudo, foi possível constatar que não somente o bom senso dos professores com relação ao uso exclusivo da língua-alvo é fundamental, mas também que não é possível classificar a prática dos profissionais sob uma única concepção de aquisição de linguagem, ao ser considerada a relação entre teoria e prática dos professores.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-09T02:34:42Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/188649
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2178-3640
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000789530
identifier_str_mv 2178-3640
000789530
url http://hdl.handle.net/10183/188649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv BELT journal. Porto Alegre, RS. Vol. 1, n. 2 (jul./dez. 2010), p. 184-204
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188649/2/000789530.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188649/1/000789530.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3885f195fcbbdd14ea06ec598326a63a
59c1062b06feaa97823ba81e77c9eb21
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224962572288000