O fortalecimento da participação da comunidade escolar visando reduzir o fracasso escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carla Regina Villanova Gimenez da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151581
Resumo: O presente trabalho apresenta reflexão e discussão das ações empreendidas no Projeto de Intervenção realizado em uma escola do executivo estadual da qual faço parte de seu quadro docente. A metodologia utilizada foi o da Pesquisa-ação, sustentada por autores como Cury, 2011; Gadotti, 2001; Gandin, 2000, Paro, 2002, assim como outros não menos importantes; ambicionamos o fortalecimento do vínculo comunidade/escola, guiando-nos pelos princípios de uma gestão democrática; a mola mestra deste projeto foi reduzir os índices de reprovação e evasão escolar, transpondo nossas dificuldades em trazer a família para uma participação mais efetiva na escola. Em consonância com a Comunidade Escolar, a policitação do Projeto de Intervenção, para sanearmos tal desamparo, foi de absoluta pertinência, haja vista diante dos acréscimos de atribuições instituídas pela nossa mantenedora, faltam momentos e, muitas vezes preparo, para discutirmos tais ocorrências. O referido tem como pretensão a análise das ações ocorridas dentro do Estabelecimento de Ensino, buscando abranger todos os atores envolvidos na gestão democrática.
id UFRGS-2_e96e6823997cbf798ddf6ad1adabe847
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151581
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Carla Regina Villanova Gimenez daComerlatto, Luciani Paz2017-02-11T02:26:01Z2015http://hdl.handle.net/10183/151581001009326O presente trabalho apresenta reflexão e discussão das ações empreendidas no Projeto de Intervenção realizado em uma escola do executivo estadual da qual faço parte de seu quadro docente. A metodologia utilizada foi o da Pesquisa-ação, sustentada por autores como Cury, 2011; Gadotti, 2001; Gandin, 2000, Paro, 2002, assim como outros não menos importantes; ambicionamos o fortalecimento do vínculo comunidade/escola, guiando-nos pelos princípios de uma gestão democrática; a mola mestra deste projeto foi reduzir os índices de reprovação e evasão escolar, transpondo nossas dificuldades em trazer a família para uma participação mais efetiva na escola. Em consonância com a Comunidade Escolar, a policitação do Projeto de Intervenção, para sanearmos tal desamparo, foi de absoluta pertinência, haja vista diante dos acréscimos de atribuições instituídas pela nossa mantenedora, faltam momentos e, muitas vezes preparo, para discutirmos tais ocorrências. O referido tem como pretensão a análise das ações ocorridas dentro do Estabelecimento de Ensino, buscando abranger todos os atores envolvidos na gestão democrática.application/pdfporComunidade escolarParticipaçãoGestão democráticaFracasso escolarEnsino fundamentalO fortalecimento da participação da comunidade escolar visando reduzir o fracasso escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001009326.pdf001009326.pdfTexto completoapplication/pdf335235http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151581/1/001009326.pdf39dcf9e96633704470b85e80974d544fMD51TEXT001009326.pdf.txt001009326.pdf.txtExtracted Texttext/plain66502http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151581/2/001009326.pdf.txt03905198ded76af19328a28b4e244271MD5210183/1515812017-02-12 02:22:20.64801oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151581Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-12T04:22:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O fortalecimento da participação da comunidade escolar visando reduzir o fracasso escolar
title O fortalecimento da participação da comunidade escolar visando reduzir o fracasso escolar
spellingShingle O fortalecimento da participação da comunidade escolar visando reduzir o fracasso escolar
Silva, Carla Regina Villanova Gimenez da
Comunidade escolar
Participação
Gestão democrática
Fracasso escolar
Ensino fundamental
title_short O fortalecimento da participação da comunidade escolar visando reduzir o fracasso escolar
title_full O fortalecimento da participação da comunidade escolar visando reduzir o fracasso escolar
title_fullStr O fortalecimento da participação da comunidade escolar visando reduzir o fracasso escolar
title_full_unstemmed O fortalecimento da participação da comunidade escolar visando reduzir o fracasso escolar
title_sort O fortalecimento da participação da comunidade escolar visando reduzir o fracasso escolar
author Silva, Carla Regina Villanova Gimenez da
author_facet Silva, Carla Regina Villanova Gimenez da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carla Regina Villanova Gimenez da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Comerlatto, Luciani Paz
contributor_str_mv Comerlatto, Luciani Paz
dc.subject.por.fl_str_mv Comunidade escolar
Participação
Gestão democrática
Fracasso escolar
Ensino fundamental
topic Comunidade escolar
Participação
Gestão democrática
Fracasso escolar
Ensino fundamental
description O presente trabalho apresenta reflexão e discussão das ações empreendidas no Projeto de Intervenção realizado em uma escola do executivo estadual da qual faço parte de seu quadro docente. A metodologia utilizada foi o da Pesquisa-ação, sustentada por autores como Cury, 2011; Gadotti, 2001; Gandin, 2000, Paro, 2002, assim como outros não menos importantes; ambicionamos o fortalecimento do vínculo comunidade/escola, guiando-nos pelos princípios de uma gestão democrática; a mola mestra deste projeto foi reduzir os índices de reprovação e evasão escolar, transpondo nossas dificuldades em trazer a família para uma participação mais efetiva na escola. Em consonância com a Comunidade Escolar, a policitação do Projeto de Intervenção, para sanearmos tal desamparo, foi de absoluta pertinência, haja vista diante dos acréscimos de atribuições instituídas pela nossa mantenedora, faltam momentos e, muitas vezes preparo, para discutirmos tais ocorrências. O referido tem como pretensão a análise das ações ocorridas dentro do Estabelecimento de Ensino, buscando abranger todos os atores envolvidos na gestão democrática.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-11T02:26:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/151581
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001009326
url http://hdl.handle.net/10183/151581
identifier_str_mv 001009326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151581/1/001009326.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151581/2/001009326.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 39dcf9e96633704470b85e80974d544f
03905198ded76af19328a28b4e244271
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486860456001536