O fortalecimento da participação da comunidade escolar visando reduzir o fracasso escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151581 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta reflexão e discussão das ações empreendidas no Projeto de Intervenção realizado em uma escola do executivo estadual da qual faço parte de seu quadro docente. A metodologia utilizada foi o da Pesquisa-ação, sustentada por autores como Cury, 2011; Gadotti, 2001; Gandin, 2000, Paro, 2002, assim como outros não menos importantes; ambicionamos o fortalecimento do vínculo comunidade/escola, guiando-nos pelos princípios de uma gestão democrática; a mola mestra deste projeto foi reduzir os índices de reprovação e evasão escolar, transpondo nossas dificuldades em trazer a família para uma participação mais efetiva na escola. Em consonância com a Comunidade Escolar, a policitação do Projeto de Intervenção, para sanearmos tal desamparo, foi de absoluta pertinência, haja vista diante dos acréscimos de atribuições instituídas pela nossa mantenedora, faltam momentos e, muitas vezes preparo, para discutirmos tais ocorrências. O referido tem como pretensão a análise das ações ocorridas dentro do Estabelecimento de Ensino, buscando abranger todos os atores envolvidos na gestão democrática. |
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