Implantação do marketing de relacionamento em uma empresa de pequeno porte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Gabriela Benezra
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/72810
Resumo: Este trabalho é composto por uma ampla revisão teórica sobre o tema marketing de relacionamento, desde os principais conceitos, principais variáveis e modelos de implantação, assim como uma discussão sobre como mensurar seus resultados e se acarreta ou não em vantagem competitiva sustentável. O objetivo é definir as diretrizes para a implantação de marketing de relacionamento em uma empresa de pequeno porte. A empresa escolhida foi a Pet’s Life, distribuidora de produtos veterinários localizada na cidade de Porto Alegre e com atuação em todo o estado do Rio Grande do Sul. Para atingir os objetivos propostos foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa com os gestores da empresa e também com alguns de seus principais clientes. A partir da análise dessas informações e baseado em um modelo de implantação de marketing de relacionamento exposto na revisão teórica, foram definidas as diretrizes para a implantação do marketing de relacionamento na Pet’s Life conforme as suas peculiaridades.
id UFRGS-2_e9b579e744a410f2075dc91aefd462af
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72810
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Maia, Gabriela BenezraSlongo, Luiz Antonio2013-06-29T01:48:45Z2012http://hdl.handle.net/10183/72810000886171Este trabalho é composto por uma ampla revisão teórica sobre o tema marketing de relacionamento, desde os principais conceitos, principais variáveis e modelos de implantação, assim como uma discussão sobre como mensurar seus resultados e se acarreta ou não em vantagem competitiva sustentável. O objetivo é definir as diretrizes para a implantação de marketing de relacionamento em uma empresa de pequeno porte. A empresa escolhida foi a Pet’s Life, distribuidora de produtos veterinários localizada na cidade de Porto Alegre e com atuação em todo o estado do Rio Grande do Sul. Para atingir os objetivos propostos foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa com os gestores da empresa e também com alguns de seus principais clientes. A partir da análise dessas informações e baseado em um modelo de implantação de marketing de relacionamento exposto na revisão teórica, foram definidas as diretrizes para a implantação do marketing de relacionamento na Pet’s Life conforme as suas peculiaridades.This research covers a broad review of relationship marketing, including its fundamental concepts, main variables and implementation models, as well as a discussion about how to measure its results and if it actually brings any sustainable competitive advantage. The aim of this research is to develop a go-to-market guideline to a small business, focused on relationship marketing. The business case is Pet’s Life, a pet goods wholesaler based in Porto Alegre, covering the Rio Grande do Sul state market. To reach the research objectives, it has been run an exploratory qualitative research with the company’s managers and some of its top customers. By analyzing the data collected and based on a theoretical model of relationship marketing implementation, some guidelines were developed at Pet’s Life according to its peculiarities.application/pdfporMarketing de relacionamentoEmpresa de pequeno porteEstratégia de marketingVantagem competitivaRelationship marketingSmall businessMarketing strategyClient managementCompetitive advantageImplantação do marketing de relacionamento em uma empresa de pequeno porteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2012/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000886171.pdf000886171.pdfTexto completoapplication/pdf1174878http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72810/1/000886171.pdfd3e69cd692c89c11741cbfe770ade3ccMD51TEXT000886171.pdf.txt000886171.pdf.txtExtracted Texttext/plain143777http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72810/2/000886171.pdf.txta429f5a1f98cd3bd5ae5bad8f337c5e1MD52THUMBNAIL000886171.pdf.jpg000886171.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1180http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72810/3/000886171.pdf.jpg59fee2216fcb70e9bf97f8602de6639fMD5310183/728102018-10-17 07:49:01.308oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72810Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:49:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Implantação do marketing de relacionamento em uma empresa de pequeno porte
title Implantação do marketing de relacionamento em uma empresa de pequeno porte
spellingShingle Implantação do marketing de relacionamento em uma empresa de pequeno porte
Maia, Gabriela Benezra
Marketing de relacionamento
Empresa de pequeno porte
Estratégia de marketing
Vantagem competitiva
Relationship marketing
Small business
Marketing strategy
Client management
Competitive advantage
title_short Implantação do marketing de relacionamento em uma empresa de pequeno porte
title_full Implantação do marketing de relacionamento em uma empresa de pequeno porte
title_fullStr Implantação do marketing de relacionamento em uma empresa de pequeno porte
title_full_unstemmed Implantação do marketing de relacionamento em uma empresa de pequeno porte
title_sort Implantação do marketing de relacionamento em uma empresa de pequeno porte
author Maia, Gabriela Benezra
author_facet Maia, Gabriela Benezra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Gabriela Benezra
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Slongo, Luiz Antonio
contributor_str_mv Slongo, Luiz Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de relacionamento
Empresa de pequeno porte
Estratégia de marketing
Vantagem competitiva
topic Marketing de relacionamento
Empresa de pequeno porte
Estratégia de marketing
Vantagem competitiva
Relationship marketing
Small business
Marketing strategy
Client management
Competitive advantage
dc.subject.eng.fl_str_mv Relationship marketing
Small business
Marketing strategy
Client management
Competitive advantage
description Este trabalho é composto por uma ampla revisão teórica sobre o tema marketing de relacionamento, desde os principais conceitos, principais variáveis e modelos de implantação, assim como uma discussão sobre como mensurar seus resultados e se acarreta ou não em vantagem competitiva sustentável. O objetivo é definir as diretrizes para a implantação de marketing de relacionamento em uma empresa de pequeno porte. A empresa escolhida foi a Pet’s Life, distribuidora de produtos veterinários localizada na cidade de Porto Alegre e com atuação em todo o estado do Rio Grande do Sul. Para atingir os objetivos propostos foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa com os gestores da empresa e também com alguns de seus principais clientes. A partir da análise dessas informações e baseado em um modelo de implantação de marketing de relacionamento exposto na revisão teórica, foram definidas as diretrizes para a implantação do marketing de relacionamento na Pet’s Life conforme as suas peculiaridades.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-06-29T01:48:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/72810
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000886171
url http://hdl.handle.net/10183/72810
identifier_str_mv 000886171
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72810/1/000886171.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72810/2/000886171.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72810/3/000886171.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d3e69cd692c89c11741cbfe770ade3cc
a429f5a1f98cd3bd5ae5bad8f337c5e1
59fee2216fcb70e9bf97f8602de6639f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447109423333376