Implantação do marketing de relacionamento em uma empresa de pequeno porte
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/72810 |
Resumo: | Este trabalho é composto por uma ampla revisão teórica sobre o tema marketing de relacionamento, desde os principais conceitos, principais variáveis e modelos de implantação, assim como uma discussão sobre como mensurar seus resultados e se acarreta ou não em vantagem competitiva sustentável. O objetivo é definir as diretrizes para a implantação de marketing de relacionamento em uma empresa de pequeno porte. A empresa escolhida foi a Pet’s Life, distribuidora de produtos veterinários localizada na cidade de Porto Alegre e com atuação em todo o estado do Rio Grande do Sul. Para atingir os objetivos propostos foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa com os gestores da empresa e também com alguns de seus principais clientes. A partir da análise dessas informações e baseado em um modelo de implantação de marketing de relacionamento exposto na revisão teórica, foram definidas as diretrizes para a implantação do marketing de relacionamento na Pet’s Life conforme as suas peculiaridades. |
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Maia, Gabriela BenezraSlongo, Luiz Antonio2013-06-29T01:48:45Z2012http://hdl.handle.net/10183/72810000886171Este trabalho é composto por uma ampla revisão teórica sobre o tema marketing de relacionamento, desde os principais conceitos, principais variáveis e modelos de implantação, assim como uma discussão sobre como mensurar seus resultados e se acarreta ou não em vantagem competitiva sustentável. O objetivo é definir as diretrizes para a implantação de marketing de relacionamento em uma empresa de pequeno porte. A empresa escolhida foi a Pet’s Life, distribuidora de produtos veterinários localizada na cidade de Porto Alegre e com atuação em todo o estado do Rio Grande do Sul. Para atingir os objetivos propostos foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa com os gestores da empresa e também com alguns de seus principais clientes. A partir da análise dessas informações e baseado em um modelo de implantação de marketing de relacionamento exposto na revisão teórica, foram definidas as diretrizes para a implantação do marketing de relacionamento na Pet’s Life conforme as suas peculiaridades.This research covers a broad review of relationship marketing, including its fundamental concepts, main variables and implementation models, as well as a discussion about how to measure its results and if it actually brings any sustainable competitive advantage. The aim of this research is to develop a go-to-market guideline to a small business, focused on relationship marketing. The business case is Pet’s Life, a pet goods wholesaler based in Porto Alegre, covering the Rio Grande do Sul state market. To reach the research objectives, it has been run an exploratory qualitative research with the company’s managers and some of its top customers. By analyzing the data collected and based on a theoretical model of relationship marketing implementation, some guidelines were developed at Pet’s Life according to its peculiarities.application/pdfporMarketing de relacionamentoEmpresa de pequeno porteEstratégia de marketingVantagem competitivaRelationship marketingSmall businessMarketing strategyClient managementCompetitive advantageImplantação do marketing de relacionamento em uma empresa de pequeno porteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2012/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000886171.pdf000886171.pdfTexto completoapplication/pdf1174878http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72810/1/000886171.pdfd3e69cd692c89c11741cbfe770ade3ccMD51TEXT000886171.pdf.txt000886171.pdf.txtExtracted Texttext/plain143777http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72810/2/000886171.pdf.txta429f5a1f98cd3bd5ae5bad8f337c5e1MD52THUMBNAIL000886171.pdf.jpg000886171.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1180http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72810/3/000886171.pdf.jpg59fee2216fcb70e9bf97f8602de6639fMD5310183/728102018-10-17 07:49:01.308oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72810Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:49:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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