Uma proposta de ensino de funções para o Primeiro Ano do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardo, Paola Rossato
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/128016
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo apresentar uma proposta sobre o ensino de funções utilizando as questões das provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP. A motivação para a criação desta proposta foi que, durante minha vida acadêmica, presenciei diversos equívocos acerca do assunto, tanto nas escolas em que estagiei, quanto em livros que analisei. Especificamente, esta pesquisa analisa como as questões da OBMEP podem propiciar aos alunos um ambiente que facilite o aprimoramento de sua maturidade intelectual via resolução de problemas. Para verificar a eficácia da proposta, todas as hipóteses foram testadas em um estudo de caso realizado na Escola Técnica Estadual Irmão Pedro, no primeiro semestre de 2015.
id UFRGS-2_e9b7d3ecba0e649b4ab4fd34f0d1b4e6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/128016
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bernardo, Paola RossatoSant'Ana, Alvino Alves2015-10-27T02:35:13Z2015http://hdl.handle.net/10183/128016000972798Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo apresentar uma proposta sobre o ensino de funções utilizando as questões das provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP. A motivação para a criação desta proposta foi que, durante minha vida acadêmica, presenciei diversos equívocos acerca do assunto, tanto nas escolas em que estagiei, quanto em livros que analisei. Especificamente, esta pesquisa analisa como as questões da OBMEP podem propiciar aos alunos um ambiente que facilite o aprimoramento de sua maturidade intelectual via resolução de problemas. Para verificar a eficácia da proposta, todas as hipóteses foram testadas em um estudo de caso realizado na Escola Técnica Estadual Irmão Pedro, no primeiro semestre de 2015.This Conclusion Work has as its objectives to perform an analysis on the education of functions utilizing questions from the tests of Brazilian Math Olympics of Public School – OBMEP. The motivation for this proposal was that, during my academic life I’ve come upon, both in the schools I worked in and in books I analyzed, several mistakes on the subject. More specifically, this research analyzes how the questions from OBMEP can give the students an appropriate ambient that enables the upgrading of their intellectual maturity via solving problems. To verify the efficiency of this proposal, all the hypothesis were tested in a study of cases performed in the Technical State School Irmão Pedro, in the first semester of 2015.application/pdfporOlímpiadas matematicasEnsino-aprendizagemEnsino de funcoesFunctionsOBMEPProblem solvingUma proposta de ensino de funções para o Primeiro Ano do Ensino Médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000972798.pdf000972798.pdfTexto completoapplication/pdf6410797http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128016/1/000972798.pdf04da840884739cb8690e9bc39aa3e21fMD51TEXT000972798.pdf.txt000972798.pdf.txtExtracted Texttext/plain186534http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128016/2/000972798.pdf.txt1ca7537cd10fd3888b6bd1097cc5efb1MD52THUMBNAIL000972798.pdf.jpg000972798.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg992http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128016/3/000972798.pdf.jpg2052de995a0a675f38844477d8cdffdbMD5310183/1280162018-10-08 08:40:37.301oai:www.lume.ufrgs.br:10183/128016Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:40:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma proposta de ensino de funções para o Primeiro Ano do Ensino Médio
title Uma proposta de ensino de funções para o Primeiro Ano do Ensino Médio
spellingShingle Uma proposta de ensino de funções para o Primeiro Ano do Ensino Médio
Bernardo, Paola Rossato
Olímpiadas matematicas
Ensino-aprendizagem
Ensino de funcoes
Functions
OBMEP
Problem solving
title_short Uma proposta de ensino de funções para o Primeiro Ano do Ensino Médio
title_full Uma proposta de ensino de funções para o Primeiro Ano do Ensino Médio
title_fullStr Uma proposta de ensino de funções para o Primeiro Ano do Ensino Médio
title_full_unstemmed Uma proposta de ensino de funções para o Primeiro Ano do Ensino Médio
title_sort Uma proposta de ensino de funções para o Primeiro Ano do Ensino Médio
author Bernardo, Paola Rossato
author_facet Bernardo, Paola Rossato
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardo, Paola Rossato
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sant'Ana, Alvino Alves
contributor_str_mv Sant'Ana, Alvino Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Olímpiadas matematicas
Ensino-aprendizagem
Ensino de funcoes
topic Olímpiadas matematicas
Ensino-aprendizagem
Ensino de funcoes
Functions
OBMEP
Problem solving
dc.subject.eng.fl_str_mv Functions
OBMEP
Problem solving
description Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo apresentar uma proposta sobre o ensino de funções utilizando as questões das provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP. A motivação para a criação desta proposta foi que, durante minha vida acadêmica, presenciei diversos equívocos acerca do assunto, tanto nas escolas em que estagiei, quanto em livros que analisei. Especificamente, esta pesquisa analisa como as questões da OBMEP podem propiciar aos alunos um ambiente que facilite o aprimoramento de sua maturidade intelectual via resolução de problemas. Para verificar a eficácia da proposta, todas as hipóteses foram testadas em um estudo de caso realizado na Escola Técnica Estadual Irmão Pedro, no primeiro semestre de 2015.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-10-27T02:35:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/128016
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000972798
url http://hdl.handle.net/10183/128016
identifier_str_mv 000972798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128016/1/000972798.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128016/2/000972798.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128016/3/000972798.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 04da840884739cb8690e9bc39aa3e21f
1ca7537cd10fd3888b6bd1097cc5efb1
2052de995a0a675f38844477d8cdffdb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224491862327296