Uma proposta de ensino de funções para o Primeiro Ano do Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/128016 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo apresentar uma proposta sobre o ensino de funções utilizando as questões das provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP. A motivação para a criação desta proposta foi que, durante minha vida acadêmica, presenciei diversos equívocos acerca do assunto, tanto nas escolas em que estagiei, quanto em livros que analisei. Especificamente, esta pesquisa analisa como as questões da OBMEP podem propiciar aos alunos um ambiente que facilite o aprimoramento de sua maturidade intelectual via resolução de problemas. Para verificar a eficácia da proposta, todas as hipóteses foram testadas em um estudo de caso realizado na Escola Técnica Estadual Irmão Pedro, no primeiro semestre de 2015. |
id |
UFRGS-2_e9b7d3ecba0e649b4ab4fd34f0d1b4e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/128016 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bernardo, Paola RossatoSant'Ana, Alvino Alves2015-10-27T02:35:13Z2015http://hdl.handle.net/10183/128016000972798Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo apresentar uma proposta sobre o ensino de funções utilizando as questões das provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP. A motivação para a criação desta proposta foi que, durante minha vida acadêmica, presenciei diversos equívocos acerca do assunto, tanto nas escolas em que estagiei, quanto em livros que analisei. Especificamente, esta pesquisa analisa como as questões da OBMEP podem propiciar aos alunos um ambiente que facilite o aprimoramento de sua maturidade intelectual via resolução de problemas. Para verificar a eficácia da proposta, todas as hipóteses foram testadas em um estudo de caso realizado na Escola Técnica Estadual Irmão Pedro, no primeiro semestre de 2015.This Conclusion Work has as its objectives to perform an analysis on the education of functions utilizing questions from the tests of Brazilian Math Olympics of Public School – OBMEP. The motivation for this proposal was that, during my academic life I’ve come upon, both in the schools I worked in and in books I analyzed, several mistakes on the subject. More specifically, this research analyzes how the questions from OBMEP can give the students an appropriate ambient that enables the upgrading of their intellectual maturity via solving problems. To verify the efficiency of this proposal, all the hypothesis were tested in a study of cases performed in the Technical State School Irmão Pedro, in the first semester of 2015.application/pdfporOlímpiadas matematicasEnsino-aprendizagemEnsino de funcoesFunctionsOBMEPProblem solvingUma proposta de ensino de funções para o Primeiro Ano do Ensino Médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000972798.pdf000972798.pdfTexto completoapplication/pdf6410797http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128016/1/000972798.pdf04da840884739cb8690e9bc39aa3e21fMD51TEXT000972798.pdf.txt000972798.pdf.txtExtracted Texttext/plain186534http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128016/2/000972798.pdf.txt1ca7537cd10fd3888b6bd1097cc5efb1MD52THUMBNAIL000972798.pdf.jpg000972798.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg992http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128016/3/000972798.pdf.jpg2052de995a0a675f38844477d8cdffdbMD5310183/1280162018-10-08 08:40:37.301oai:www.lume.ufrgs.br:10183/128016Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:40:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma proposta de ensino de funções para o Primeiro Ano do Ensino Médio |
title |
Uma proposta de ensino de funções para o Primeiro Ano do Ensino Médio |
spellingShingle |
Uma proposta de ensino de funções para o Primeiro Ano do Ensino Médio Bernardo, Paola Rossato Olímpiadas matematicas Ensino-aprendizagem Ensino de funcoes Functions OBMEP Problem solving |
title_short |
Uma proposta de ensino de funções para o Primeiro Ano do Ensino Médio |
title_full |
Uma proposta de ensino de funções para o Primeiro Ano do Ensino Médio |
title_fullStr |
Uma proposta de ensino de funções para o Primeiro Ano do Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de ensino de funções para o Primeiro Ano do Ensino Médio |
title_sort |
Uma proposta de ensino de funções para o Primeiro Ano do Ensino Médio |
author |
Bernardo, Paola Rossato |
author_facet |
Bernardo, Paola Rossato |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardo, Paola Rossato |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sant'Ana, Alvino Alves |
contributor_str_mv |
Sant'Ana, Alvino Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Olímpiadas matematicas Ensino-aprendizagem Ensino de funcoes |
topic |
Olímpiadas matematicas Ensino-aprendizagem Ensino de funcoes Functions OBMEP Problem solving |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Functions OBMEP Problem solving |
description |
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo apresentar uma proposta sobre o ensino de funções utilizando as questões das provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP. A motivação para a criação desta proposta foi que, durante minha vida acadêmica, presenciei diversos equívocos acerca do assunto, tanto nas escolas em que estagiei, quanto em livros que analisei. Especificamente, esta pesquisa analisa como as questões da OBMEP podem propiciar aos alunos um ambiente que facilite o aprimoramento de sua maturidade intelectual via resolução de problemas. Para verificar a eficácia da proposta, todas as hipóteses foram testadas em um estudo de caso realizado na Escola Técnica Estadual Irmão Pedro, no primeiro semestre de 2015. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-10-27T02:35:13Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/128016 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000972798 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/128016 |
identifier_str_mv |
000972798 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128016/1/000972798.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128016/2/000972798.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128016/3/000972798.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
04da840884739cb8690e9bc39aa3e21f 1ca7537cd10fd3888b6bd1097cc5efb1 2052de995a0a675f38844477d8cdffdb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224491862327296 |