Criaturas, rizomas coisas... e ainda outras coisas para pensar-planejar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/25214 |
Resumo: | Do corriqueiro Currículo-Planejamento brota, por vezes, a negação recorrente: “meu planejamento não dá certo!” Então me atraiu o interesse, como abelhas para o mel: quais seriam os porquês desta afirmação? O que leva um planejamento ao sucesso? Sei que não darei conta de responder esta questão, contudo, desejo sobre esta pensar, problematizar, filosofar... A partir das indagações surgidas durante a mini-prática do quinto semestre, realizada na Educação Infantil, me proponho a relacionar Currículo-Planejamento com as práticas, devires e Acontecimentos da sala de aula. Em geral, essa dupla é pensada num plano transcendente, enquanto as coisas acontecem no plano da imanência. Então porque não pensar num Currículo-Planejamento-Imanente que abarque o Imprevisto, o Devir e o Acontecimento? É nesse emaranhado de relações que tento vislumbrar alguns Conceitos, nunca pontos, sempre linhas, em que estes circulam. E é em conjunção amorosa com a Filosofia de Deleuze e seus comparsas que procuro entrar nesta discussão pelo avesso, querendo problematizar os conceitos imbricados na noção de Infância-Currículo-Planejamento, discutindo sobre o Plano de Imanência e, como possibilidade, ouso pensar Planejamento como Rizoma e Avaliação como Cartografia. |
id |
UFRGS-2_e9bd2d49cf6b124a9cd668f7ebe8bbf2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25214 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Guimarães, Letícia BandeiraDornelles, Leni Vieira2010-08-25T04:18:27Z2010http://hdl.handle.net/10183/25214000752533Do corriqueiro Currículo-Planejamento brota, por vezes, a negação recorrente: “meu planejamento não dá certo!” Então me atraiu o interesse, como abelhas para o mel: quais seriam os porquês desta afirmação? O que leva um planejamento ao sucesso? Sei que não darei conta de responder esta questão, contudo, desejo sobre esta pensar, problematizar, filosofar... A partir das indagações surgidas durante a mini-prática do quinto semestre, realizada na Educação Infantil, me proponho a relacionar Currículo-Planejamento com as práticas, devires e Acontecimentos da sala de aula. Em geral, essa dupla é pensada num plano transcendente, enquanto as coisas acontecem no plano da imanência. Então porque não pensar num Currículo-Planejamento-Imanente que abarque o Imprevisto, o Devir e o Acontecimento? É nesse emaranhado de relações que tento vislumbrar alguns Conceitos, nunca pontos, sempre linhas, em que estes circulam. E é em conjunção amorosa com a Filosofia de Deleuze e seus comparsas que procuro entrar nesta discussão pelo avesso, querendo problematizar os conceitos imbricados na noção de Infância-Currículo-Planejamento, discutindo sobre o Plano de Imanência e, como possibilidade, ouso pensar Planejamento como Rizoma e Avaliação como Cartografia.application/pdfporCurrículoCartografiaCriaturas, rizomas coisas... e ainda outras coisas para pensar-planejarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000752533.pdf.txt000752533.pdf.txtExtracted Texttext/plain72667http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25214/2/000752533.pdf.txt5545b78e4def9abe2df34062e1d1d961MD52ORIGINAL000752533.pdf000752533.pdfTexto completoapplication/pdf977333http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25214/1/000752533.pdf218697bbd1101f169da7e9f9e13563cdMD51THUMBNAIL000752533.pdf.jpg000752533.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1762http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25214/3/000752533.pdf.jpg58631100db298978a6ac913cfb2b0916MD5310183/252142018-10-09 08:29:14.022oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25214Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:29:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Criaturas, rizomas coisas... e ainda outras coisas para pensar-planejar |
title |
Criaturas, rizomas coisas... e ainda outras coisas para pensar-planejar |
spellingShingle |
Criaturas, rizomas coisas... e ainda outras coisas para pensar-planejar Guimarães, Letícia Bandeira Currículo Cartografia |
title_short |
Criaturas, rizomas coisas... e ainda outras coisas para pensar-planejar |
title_full |
Criaturas, rizomas coisas... e ainda outras coisas para pensar-planejar |
title_fullStr |
Criaturas, rizomas coisas... e ainda outras coisas para pensar-planejar |
title_full_unstemmed |
Criaturas, rizomas coisas... e ainda outras coisas para pensar-planejar |
title_sort |
Criaturas, rizomas coisas... e ainda outras coisas para pensar-planejar |
author |
Guimarães, Letícia Bandeira |
author_facet |
Guimarães, Letícia Bandeira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Letícia Bandeira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dornelles, Leni Vieira |
contributor_str_mv |
Dornelles, Leni Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Cartografia |
topic |
Currículo Cartografia |
description |
Do corriqueiro Currículo-Planejamento brota, por vezes, a negação recorrente: “meu planejamento não dá certo!” Então me atraiu o interesse, como abelhas para o mel: quais seriam os porquês desta afirmação? O que leva um planejamento ao sucesso? Sei que não darei conta de responder esta questão, contudo, desejo sobre esta pensar, problematizar, filosofar... A partir das indagações surgidas durante a mini-prática do quinto semestre, realizada na Educação Infantil, me proponho a relacionar Currículo-Planejamento com as práticas, devires e Acontecimentos da sala de aula. Em geral, essa dupla é pensada num plano transcendente, enquanto as coisas acontecem no plano da imanência. Então porque não pensar num Currículo-Planejamento-Imanente que abarque o Imprevisto, o Devir e o Acontecimento? É nesse emaranhado de relações que tento vislumbrar alguns Conceitos, nunca pontos, sempre linhas, em que estes circulam. E é em conjunção amorosa com a Filosofia de Deleuze e seus comparsas que procuro entrar nesta discussão pelo avesso, querendo problematizar os conceitos imbricados na noção de Infância-Currículo-Planejamento, discutindo sobre o Plano de Imanência e, como possibilidade, ouso pensar Planejamento como Rizoma e Avaliação como Cartografia. |
publishDate |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-08-25T04:18:27Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/25214 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000752533 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/25214 |
identifier_str_mv |
000752533 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25214/2/000752533.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25214/1/000752533.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25214/3/000752533.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5545b78e4def9abe2df34062e1d1d961 218697bbd1101f169da7e9f9e13563cd 58631100db298978a6ac913cfb2b0916 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447043769892864 |