Criaturas, rizomas coisas... e ainda outras coisas para pensar-planejar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Letícia Bandeira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25214
Resumo: Do corriqueiro Currículo-Planejamento brota, por vezes, a negação recorrente: “meu planejamento não dá certo!” Então me atraiu o interesse, como abelhas para o mel: quais seriam os porquês desta afirmação? O que leva um planejamento ao sucesso? Sei que não darei conta de responder esta questão, contudo, desejo sobre esta pensar, problematizar, filosofar... A partir das indagações surgidas durante a mini-prática do quinto semestre, realizada na Educação Infantil, me proponho a relacionar Currículo-Planejamento com as práticas, devires e Acontecimentos da sala de aula. Em geral, essa dupla é pensada num plano transcendente, enquanto as coisas acontecem no plano da imanência. Então porque não pensar num Currículo-Planejamento-Imanente que abarque o Imprevisto, o Devir e o Acontecimento? É nesse emaranhado de relações que tento vislumbrar alguns Conceitos, nunca pontos, sempre linhas, em que estes circulam. E é em conjunção amorosa com a Filosofia de Deleuze e seus comparsas que procuro entrar nesta discussão pelo avesso, querendo problematizar os conceitos imbricados na noção de Infância-Currículo-Planejamento, discutindo sobre o Plano de Imanência e, como possibilidade, ouso pensar Planejamento como Rizoma e Avaliação como Cartografia.
id UFRGS-2_e9bd2d49cf6b124a9cd668f7ebe8bbf2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25214
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Guimarães, Letícia BandeiraDornelles, Leni Vieira2010-08-25T04:18:27Z2010http://hdl.handle.net/10183/25214000752533Do corriqueiro Currículo-Planejamento brota, por vezes, a negação recorrente: “meu planejamento não dá certo!” Então me atraiu o interesse, como abelhas para o mel: quais seriam os porquês desta afirmação? O que leva um planejamento ao sucesso? Sei que não darei conta de responder esta questão, contudo, desejo sobre esta pensar, problematizar, filosofar... A partir das indagações surgidas durante a mini-prática do quinto semestre, realizada na Educação Infantil, me proponho a relacionar Currículo-Planejamento com as práticas, devires e Acontecimentos da sala de aula. Em geral, essa dupla é pensada num plano transcendente, enquanto as coisas acontecem no plano da imanência. Então porque não pensar num Currículo-Planejamento-Imanente que abarque o Imprevisto, o Devir e o Acontecimento? É nesse emaranhado de relações que tento vislumbrar alguns Conceitos, nunca pontos, sempre linhas, em que estes circulam. E é em conjunção amorosa com a Filosofia de Deleuze e seus comparsas que procuro entrar nesta discussão pelo avesso, querendo problematizar os conceitos imbricados na noção de Infância-Currículo-Planejamento, discutindo sobre o Plano de Imanência e, como possibilidade, ouso pensar Planejamento como Rizoma e Avaliação como Cartografia.application/pdfporCurrículoCartografiaCriaturas, rizomas coisas... e ainda outras coisas para pensar-planejarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000752533.pdf.txt000752533.pdf.txtExtracted Texttext/plain72667http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25214/2/000752533.pdf.txt5545b78e4def9abe2df34062e1d1d961MD52ORIGINAL000752533.pdf000752533.pdfTexto completoapplication/pdf977333http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25214/1/000752533.pdf218697bbd1101f169da7e9f9e13563cdMD51THUMBNAIL000752533.pdf.jpg000752533.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1762http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25214/3/000752533.pdf.jpg58631100db298978a6ac913cfb2b0916MD5310183/252142018-10-09 08:29:14.022oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25214Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:29:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Criaturas, rizomas coisas... e ainda outras coisas para pensar-planejar
title Criaturas, rizomas coisas... e ainda outras coisas para pensar-planejar
spellingShingle Criaturas, rizomas coisas... e ainda outras coisas para pensar-planejar
Guimarães, Letícia Bandeira
Currículo
Cartografia
title_short Criaturas, rizomas coisas... e ainda outras coisas para pensar-planejar
title_full Criaturas, rizomas coisas... e ainda outras coisas para pensar-planejar
title_fullStr Criaturas, rizomas coisas... e ainda outras coisas para pensar-planejar
title_full_unstemmed Criaturas, rizomas coisas... e ainda outras coisas para pensar-planejar
title_sort Criaturas, rizomas coisas... e ainda outras coisas para pensar-planejar
author Guimarães, Letícia Bandeira
author_facet Guimarães, Letícia Bandeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Letícia Bandeira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dornelles, Leni Vieira
contributor_str_mv Dornelles, Leni Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Cartografia
topic Currículo
Cartografia
description Do corriqueiro Currículo-Planejamento brota, por vezes, a negação recorrente: “meu planejamento não dá certo!” Então me atraiu o interesse, como abelhas para o mel: quais seriam os porquês desta afirmação? O que leva um planejamento ao sucesso? Sei que não darei conta de responder esta questão, contudo, desejo sobre esta pensar, problematizar, filosofar... A partir das indagações surgidas durante a mini-prática do quinto semestre, realizada na Educação Infantil, me proponho a relacionar Currículo-Planejamento com as práticas, devires e Acontecimentos da sala de aula. Em geral, essa dupla é pensada num plano transcendente, enquanto as coisas acontecem no plano da imanência. Então porque não pensar num Currículo-Planejamento-Imanente que abarque o Imprevisto, o Devir e o Acontecimento? É nesse emaranhado de relações que tento vislumbrar alguns Conceitos, nunca pontos, sempre linhas, em que estes circulam. E é em conjunção amorosa com a Filosofia de Deleuze e seus comparsas que procuro entrar nesta discussão pelo avesso, querendo problematizar os conceitos imbricados na noção de Infância-Currículo-Planejamento, discutindo sobre o Plano de Imanência e, como possibilidade, ouso pensar Planejamento como Rizoma e Avaliação como Cartografia.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-08-25T04:18:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/25214
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000752533
url http://hdl.handle.net/10183/25214
identifier_str_mv 000752533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25214/2/000752533.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25214/1/000752533.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25214/3/000752533.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5545b78e4def9abe2df34062e1d1d961
218697bbd1101f169da7e9f9e13563cd
58631100db298978a6ac913cfb2b0916
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447043769892864