Competições esportivas como meio de educação e formação de crianças e jovens : um estudo sobre as categorias de 10 a 13 anos no futebol
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133073 |
Resumo: | O presente estudo trata das competições de futebol nas categorias de 10 a 13 anos enquanto um meio de educação e formação de crianças e jovens. O objetivo central é identificar e questionar os modelos de competição no futebol para crianças e jovens dessas categorias. Além da consulta de regulamentos e regras das principais competições estaduais – onde se constatou que as competições possuem poucas adaptações que as diferenciem das competições adultas de rendimento – também foram feitas entrevistas semiestruturadas com quatro treinadores de futebol que trabalham com crianças de até 13 anos em um clube de Porto Alegre. As questões tiveram como base a Teoria da Competição Esportiva para Crianças e Jovens de Marques (2004), as quais questionaram se essas competições estão adequadas às capacidades, necessidades e interesses das crianças; sua formação esportiva através da competição; e, número de participações competitivas. Os treinadores defendem a adoção da competição e esta como elemento estruturante na formação educacional. Acreditam que as competições das categorias de 10 e 11 anos devam sofrer mais adaptações para uma melhora no desenvolvimento técnico dos jogadores. Mesmo assim, a competição no atual modelo traz benefícios para a formação das crianças, como por exemplo, as crianças darem seu melhor, não buscar a vitória a qualquer custo e respeitar os adversários. Os treinadores comentaram que apesar do discurso sobre a supervalorização dos resultados, estar mudando, na prática isso não ocorre e pouco se olha para o processo de desenvolvimento das crianças. A questão do número de partições competitivas foi divergente. Apesar de o modelo estar se adequando, mais alterações são necessárias. Por fim, espera-se que o estudo mostre a realidade das competições atuais no futebol de base e traga novas abordagens e questionamentos para a melhora do processo de competição e desenvolvimento das crianças e jovens através do futebol. |
id |
UFRGS-2_ea2f9a01b4b177480ae73df3619c0733 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133073 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Hein, Alexandre PatzBalbinotti, Carlos Adelar Abaide2016-03-01T02:05:41Z2015http://hdl.handle.net/10183/133073000983909O presente estudo trata das competições de futebol nas categorias de 10 a 13 anos enquanto um meio de educação e formação de crianças e jovens. O objetivo central é identificar e questionar os modelos de competição no futebol para crianças e jovens dessas categorias. Além da consulta de regulamentos e regras das principais competições estaduais – onde se constatou que as competições possuem poucas adaptações que as diferenciem das competições adultas de rendimento – também foram feitas entrevistas semiestruturadas com quatro treinadores de futebol que trabalham com crianças de até 13 anos em um clube de Porto Alegre. As questões tiveram como base a Teoria da Competição Esportiva para Crianças e Jovens de Marques (2004), as quais questionaram se essas competições estão adequadas às capacidades, necessidades e interesses das crianças; sua formação esportiva através da competição; e, número de participações competitivas. Os treinadores defendem a adoção da competição e esta como elemento estruturante na formação educacional. Acreditam que as competições das categorias de 10 e 11 anos devam sofrer mais adaptações para uma melhora no desenvolvimento técnico dos jogadores. Mesmo assim, a competição no atual modelo traz benefícios para a formação das crianças, como por exemplo, as crianças darem seu melhor, não buscar a vitória a qualquer custo e respeitar os adversários. Os treinadores comentaram que apesar do discurso sobre a supervalorização dos resultados, estar mudando, na prática isso não ocorre e pouco se olha para o processo de desenvolvimento das crianças. A questão do número de partições competitivas foi divergente. Apesar de o modelo estar se adequando, mais alterações são necessárias. Por fim, espera-se que o estudo mostre a realidade das competições atuais no futebol de base e traga novas abordagens e questionamentos para a melhora do processo de competição e desenvolvimento das crianças e jovens através do futebol.application/pdfporFutebolJovensCompetições esportivasCompetições esportivas como meio de educação e formação de crianças e jovens : um estudo sobre as categorias de 10 a 13 anos no futebolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2015Educação Física: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000983909.pdf000983909.pdfTexto completoapplication/pdf309397http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133073/1/000983909.pdf42448cbfe809ce90845fb75a22acff11MD51TEXT000983909.pdf.txt000983909.pdf.txtExtracted Texttext/plain141856http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133073/2/000983909.pdf.txt375729ef241de6a9369855e0146b35fdMD52THUMBNAIL000983909.pdf.jpg000983909.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1097http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133073/3/000983909.pdf.jpg2bcfe15781e62070ed6055f94d6de254MD5310183/1330732018-10-26 09:53:47.588oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133073Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:53:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Competições esportivas como meio de educação e formação de crianças e jovens : um estudo sobre as categorias de 10 a 13 anos no futebol |
title |
Competições esportivas como meio de educação e formação de crianças e jovens : um estudo sobre as categorias de 10 a 13 anos no futebol |
spellingShingle |
Competições esportivas como meio de educação e formação de crianças e jovens : um estudo sobre as categorias de 10 a 13 anos no futebol Hein, Alexandre Patz Futebol Jovens Competições esportivas |
title_short |
Competições esportivas como meio de educação e formação de crianças e jovens : um estudo sobre as categorias de 10 a 13 anos no futebol |
title_full |
Competições esportivas como meio de educação e formação de crianças e jovens : um estudo sobre as categorias de 10 a 13 anos no futebol |
title_fullStr |
Competições esportivas como meio de educação e formação de crianças e jovens : um estudo sobre as categorias de 10 a 13 anos no futebol |
title_full_unstemmed |
Competições esportivas como meio de educação e formação de crianças e jovens : um estudo sobre as categorias de 10 a 13 anos no futebol |
title_sort |
Competições esportivas como meio de educação e formação de crianças e jovens : um estudo sobre as categorias de 10 a 13 anos no futebol |
author |
Hein, Alexandre Patz |
author_facet |
Hein, Alexandre Patz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hein, Alexandre Patz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Balbinotti, Carlos Adelar Abaide |
contributor_str_mv |
Balbinotti, Carlos Adelar Abaide |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Futebol Jovens Competições esportivas |
topic |
Futebol Jovens Competições esportivas |
description |
O presente estudo trata das competições de futebol nas categorias de 10 a 13 anos enquanto um meio de educação e formação de crianças e jovens. O objetivo central é identificar e questionar os modelos de competição no futebol para crianças e jovens dessas categorias. Além da consulta de regulamentos e regras das principais competições estaduais – onde se constatou que as competições possuem poucas adaptações que as diferenciem das competições adultas de rendimento – também foram feitas entrevistas semiestruturadas com quatro treinadores de futebol que trabalham com crianças de até 13 anos em um clube de Porto Alegre. As questões tiveram como base a Teoria da Competição Esportiva para Crianças e Jovens de Marques (2004), as quais questionaram se essas competições estão adequadas às capacidades, necessidades e interesses das crianças; sua formação esportiva através da competição; e, número de participações competitivas. Os treinadores defendem a adoção da competição e esta como elemento estruturante na formação educacional. Acreditam que as competições das categorias de 10 e 11 anos devam sofrer mais adaptações para uma melhora no desenvolvimento técnico dos jogadores. Mesmo assim, a competição no atual modelo traz benefícios para a formação das crianças, como por exemplo, as crianças darem seu melhor, não buscar a vitória a qualquer custo e respeitar os adversários. Os treinadores comentaram que apesar do discurso sobre a supervalorização dos resultados, estar mudando, na prática isso não ocorre e pouco se olha para o processo de desenvolvimento das crianças. A questão do número de partições competitivas foi divergente. Apesar de o modelo estar se adequando, mais alterações são necessárias. Por fim, espera-se que o estudo mostre a realidade das competições atuais no futebol de base e traga novas abordagens e questionamentos para a melhora do processo de competição e desenvolvimento das crianças e jovens através do futebol. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-01T02:05:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/133073 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000983909 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/133073 |
identifier_str_mv |
000983909 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133073/1/000983909.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133073/2/000983909.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133073/3/000983909.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
42448cbfe809ce90845fb75a22acff11 375729ef241de6a9369855e0146b35fd 2bcfe15781e62070ed6055f94d6de254 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447162595573760 |