A passagem do tempo no cinema : a curiosa montagem em Benjamin Button
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/103380 |
Resumo: | A passagem do tempo no cinema: a curiosa montagem em Benjamin Button pretende compreender como a passagem do tempo é abordada no filme O curioso caso de Benjamin Button, 2008 de David Fincher. Para tanto, esta monografia identifica como o recurso da montagem pode atravessar a narrativa e expressar elementos da passagem do tempo no filme. A montagem é embasada nas concepções do teórico soviético Vsevolod Pudovkin e os movimentos temporais cinematográficos de elipse (avanço) e flashback (retrocesso) também são verificados por autores como Gérard Genette e Marcel Martin. A monografia também descreve o objeto de estudo da pesquisa, a adaptação fílmica, O curioso caso de Benjamin Button, além de retomar o conto que inspirou o longa-metragem. Por fim, identifica cinco quadros narrativos sobre a passagem do tempo no filme e aplica no objeto de estudo as categorizações teóricas propostas por Vsevolod Pudovkin sobre montagem relacional. Outrossim, apresenta cenas em que são usados recursos como elipse e flashback para dinamizar a história. Este trabalho nos desafia a refletir sobre os movimentos temporais dentro da narrativa fílmica. |
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Viegas, FernandoSilva, Alexandre Rocha daDiniz, Felipe Maciel Xavier2014-09-18T02:14:41Z2014http://hdl.handle.net/10183/103380000933112A passagem do tempo no cinema: a curiosa montagem em Benjamin Button pretende compreender como a passagem do tempo é abordada no filme O curioso caso de Benjamin Button, 2008 de David Fincher. Para tanto, esta monografia identifica como o recurso da montagem pode atravessar a narrativa e expressar elementos da passagem do tempo no filme. A montagem é embasada nas concepções do teórico soviético Vsevolod Pudovkin e os movimentos temporais cinematográficos de elipse (avanço) e flashback (retrocesso) também são verificados por autores como Gérard Genette e Marcel Martin. A monografia também descreve o objeto de estudo da pesquisa, a adaptação fílmica, O curioso caso de Benjamin Button, além de retomar o conto que inspirou o longa-metragem. Por fim, identifica cinco quadros narrativos sobre a passagem do tempo no filme e aplica no objeto de estudo as categorizações teóricas propostas por Vsevolod Pudovkin sobre montagem relacional. Outrossim, apresenta cenas em que são usados recursos como elipse e flashback para dinamizar a história. Este trabalho nos desafia a refletir sobre os movimentos temporais dentro da narrativa fílmica.application/pdfporMontagem cinematográficaNarrativa cinematográficaO Curioso Caso de Benjamin Button (Filme)A passagem do tempo no cinema : a curiosa montagem em Benjamin Buttoninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000933112.pdf000933112.pdfTexto completoapplication/pdf1026675http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103380/1/000933112.pdfc7966f5fdf6633726699cbe3057cae38MD51TEXT000933112.pdf.txt000933112.pdf.txtExtracted Texttext/plain115286http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103380/2/000933112.pdf.txtfa84eff8a995dc3f88092d7632e35f14MD52THUMBNAIL000933112.pdf.jpg000933112.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg957http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103380/3/000933112.pdf.jpgbbe814b421b624b7f7705c792e1a7d17MD5310183/1033802023-03-25 03:30:15.412707oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103380Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-25T06:30:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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