Um estudo sobre os processos de aprendizagem dos trabalhadores que não exercem funções gerencial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/207156 |
Resumo: | Os processos de aprendizagem que ocorrem no local de trabalho constituem o foco deste estudo. O objetivo é identificar e analisar os processos de aprendizagem no local de trabalho de indivíduos que não exercem a função gerencial. No plano teórico, adota-se a abordagem social da aprendizagem organizacional. No plano metodológico, realiza-se um estudo qualitativo básico junto a duas equipes administrativas pertencentes a uma empresa de fertilizantes químicos. Os resultados evidenciam a importância dos processos informais de aprendizagem a partir das contribuições das experiências obtidas no contexto de trabalho dos pesquisados. Identificaram-se os objetivos, aspectos facilitadores, obstáculos e resultados dos processos de aprendizagem. A relevância da interação social, do aprender pela prática e do contexto organizacional foi destaque nos processos de aprendizagem. O estudo adiciona subsídios aos profissionais de recursos humanos na elaboração de uma análise crítica sobre as atuais práticas e políticas de desenvolvimento dos indivíduos nas organizações. |
id |
UFRGS-2_ea9ba3c5262dade4d2e9c2b563cba434 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/207156 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Camillis, Patrícia Kinast deAntonello, Cláudia Simone2020-05-01T04:09:04Z20101518-6776http://hdl.handle.net/10183/207156000742909Os processos de aprendizagem que ocorrem no local de trabalho constituem o foco deste estudo. O objetivo é identificar e analisar os processos de aprendizagem no local de trabalho de indivíduos que não exercem a função gerencial. No plano teórico, adota-se a abordagem social da aprendizagem organizacional. No plano metodológico, realiza-se um estudo qualitativo básico junto a duas equipes administrativas pertencentes a uma empresa de fertilizantes químicos. Os resultados evidenciam a importância dos processos informais de aprendizagem a partir das contribuições das experiências obtidas no contexto de trabalho dos pesquisados. Identificaram-se os objetivos, aspectos facilitadores, obstáculos e resultados dos processos de aprendizagem. A relevância da interação social, do aprender pela prática e do contexto organizacional foi destaque nos processos de aprendizagem. O estudo adiciona subsídios aos profissionais de recursos humanos na elaboração de uma análise crítica sobre as atuais práticas e políticas de desenvolvimento dos indivíduos nas organizações.The learning processes that occur at work place constitute the focus of the study. The goal is to identify and to analyze the learning processes at work place of individuals that don’t exercise the managerial function. At the theoretical level a social perspective of organizational learning is adopted. At the methodological level a basic qualitative study was carried out in two teams of a company of chemical fertilizers. The results evidence the importance of the informal processes of learning through the contributions of the experiences obtained in the work context. It was identified the objectives, opportunities, obstacles and the results of the processes of learning. The relevance of the social interaction, of the learning by doing and of the organizational context were highlights in the learning processes. The study adds subsidies to the professionals of the area of Human Resources in the elaboration of a critical analysis about the current practices and politics of personnel development in organizations.application/pdfporRevista de administração Mackenzie. São Paulo, SP. Vol. 11, n. 2 (mar./abr. 2010), p. 4-42Aprendizagem organizacionalAprendizagem socialProcesso de aprendizagemDesenvolvimento de pessoalGestão de pessoasInformal learningOrganizational learningSocial learningLearning processPeople developmentUm estudo sobre os processos de aprendizagem dos trabalhadores que não exercem funções gerencialinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000742909.pdf.txt000742909.pdf.txtExtracted Texttext/plain109257http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/207156/2/000742909.pdf.txt5562f0d1e677da08ef1e6d2aed61922cMD52ORIGINAL000742909.pdfTexto completoapplication/pdf207119http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/207156/1/000742909.pdfba3cea6b8f1f0410ce018a8e202d6403MD5110183/2071562020-05-02 04:16:38.955203oai:www.lume.ufrgs.br:10183/207156Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-05-02T07:16:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um estudo sobre os processos de aprendizagem dos trabalhadores que não exercem funções gerencial |
title |
Um estudo sobre os processos de aprendizagem dos trabalhadores que não exercem funções gerencial |
spellingShingle |
Um estudo sobre os processos de aprendizagem dos trabalhadores que não exercem funções gerencial Camillis, Patrícia Kinast de Aprendizagem organizacional Aprendizagem social Processo de aprendizagem Desenvolvimento de pessoal Gestão de pessoas Informal learning Organizational learning Social learning Learning process People development |
title_short |
Um estudo sobre os processos de aprendizagem dos trabalhadores que não exercem funções gerencial |
title_full |
Um estudo sobre os processos de aprendizagem dos trabalhadores que não exercem funções gerencial |
title_fullStr |
Um estudo sobre os processos de aprendizagem dos trabalhadores que não exercem funções gerencial |
title_full_unstemmed |
Um estudo sobre os processos de aprendizagem dos trabalhadores que não exercem funções gerencial |
title_sort |
Um estudo sobre os processos de aprendizagem dos trabalhadores que não exercem funções gerencial |
author |
Camillis, Patrícia Kinast de |
author_facet |
Camillis, Patrícia Kinast de Antonello, Cláudia Simone |
author_role |
author |
author2 |
Antonello, Cláudia Simone |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camillis, Patrícia Kinast de Antonello, Cláudia Simone |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem organizacional Aprendizagem social Processo de aprendizagem Desenvolvimento de pessoal Gestão de pessoas |
topic |
Aprendizagem organizacional Aprendizagem social Processo de aprendizagem Desenvolvimento de pessoal Gestão de pessoas Informal learning Organizational learning Social learning Learning process People development |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Informal learning Organizational learning Social learning Learning process People development |
description |
Os processos de aprendizagem que ocorrem no local de trabalho constituem o foco deste estudo. O objetivo é identificar e analisar os processos de aprendizagem no local de trabalho de indivíduos que não exercem a função gerencial. No plano teórico, adota-se a abordagem social da aprendizagem organizacional. No plano metodológico, realiza-se um estudo qualitativo básico junto a duas equipes administrativas pertencentes a uma empresa de fertilizantes químicos. Os resultados evidenciam a importância dos processos informais de aprendizagem a partir das contribuições das experiências obtidas no contexto de trabalho dos pesquisados. Identificaram-se os objetivos, aspectos facilitadores, obstáculos e resultados dos processos de aprendizagem. A relevância da interação social, do aprender pela prática e do contexto organizacional foi destaque nos processos de aprendizagem. O estudo adiciona subsídios aos profissionais de recursos humanos na elaboração de uma análise crítica sobre as atuais práticas e políticas de desenvolvimento dos indivíduos nas organizações. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-05-01T04:09:04Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/207156 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1518-6776 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000742909 |
identifier_str_mv |
1518-6776 000742909 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/207156 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista de administração Mackenzie. São Paulo, SP. Vol. 11, n. 2 (mar./abr. 2010), p. 4-42 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/207156/2/000742909.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/207156/1/000742909.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5562f0d1e677da08ef1e6d2aed61922c ba3cea6b8f1f0410ce018a8e202d6403 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447710514282496 |