Desafios da aplicação de tecnologias de informação e comunicação (TICs) em um ambiente EJA : o caso da Escola Estadual de Ensino Médio Caetano Gonçalves da Silva, em Esteio/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Horn, Janaina
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/261933
Resumo: O uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em sala de aula vem sendo estudado já há alguns anos, e ganhou destaque após a pandemia de Covid-19 ter forçado o fechamento das escolas, obrigando as instituições a adotarem modelos de ensino virtual a distância. Entretanto, ainda que existam estudos acerca da utilização destas tecnologias no ensino regular, poucos são os estudos que focam em situações de ensino diferenciadas, como é o caso da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A característica multigeracional destes ambientes educacionais apresenta perspectivas e desafios únicos, e quando colocamos em consideração, também, os desafios enfrentados pela escola pública e suas limitações de recursos, uma interseccionalidade de fatores entra em jogo na aplicação destas tecnologias na docência. Nesta pesquisa, trabalhamos com cinco turmas de EJA Ensino Médio em uma escola da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, apreendendo as percepções dos estudantes acerca do uso de TICs em sala de aula, bem como as percepções dos docentes envolvidos em sua educação. A pesquisa foi elaborada através da metodologia quali-quantitativa, com a aplicação de questionários de percepção de uso das TICs contendo questões de perfil demográfico e questões abertas. Nos questionários aplicados aos estudantes, não conseguimos ver, a princípio, uma grande diferença de atitude em relação às tecnologias entre os diferentes grupos etários. Entretanto, foi possível observar que, empiricamente, os nativos digitais em sala de aula apresentavam, sim, uma maior desenvoltura com o uso das tecnologias, naturalizando seu uso nas mais diversas esferas de suas vidas, e que os principais desafios para uma aplicação efetiva das TICs na visão dos docentes são a falta de recursos e de suporte técnico.
id UFRGS-2_eaa02b672323a000ac568c05864249e6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261933
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Horn, JanainaFleury, Lorena CândidoBlanco, Gabriela Dias2023-07-10T10:29:18Z2023http://hdl.handle.net/10183/261933001172746O uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em sala de aula vem sendo estudado já há alguns anos, e ganhou destaque após a pandemia de Covid-19 ter forçado o fechamento das escolas, obrigando as instituições a adotarem modelos de ensino virtual a distância. Entretanto, ainda que existam estudos acerca da utilização destas tecnologias no ensino regular, poucos são os estudos que focam em situações de ensino diferenciadas, como é o caso da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A característica multigeracional destes ambientes educacionais apresenta perspectivas e desafios únicos, e quando colocamos em consideração, também, os desafios enfrentados pela escola pública e suas limitações de recursos, uma interseccionalidade de fatores entra em jogo na aplicação destas tecnologias na docência. Nesta pesquisa, trabalhamos com cinco turmas de EJA Ensino Médio em uma escola da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, apreendendo as percepções dos estudantes acerca do uso de TICs em sala de aula, bem como as percepções dos docentes envolvidos em sua educação. A pesquisa foi elaborada através da metodologia quali-quantitativa, com a aplicação de questionários de percepção de uso das TICs contendo questões de perfil demográfico e questões abertas. Nos questionários aplicados aos estudantes, não conseguimos ver, a princípio, uma grande diferença de atitude em relação às tecnologias entre os diferentes grupos etários. Entretanto, foi possível observar que, empiricamente, os nativos digitais em sala de aula apresentavam, sim, uma maior desenvoltura com o uso das tecnologias, naturalizando seu uso nas mais diversas esferas de suas vidas, e que os principais desafios para uma aplicação efetiva das TICs na visão dos docentes são a falta de recursos e de suporte técnico.The use of Information and Communication Technologies (ICTs) in the classroom has been studied for some years, and has gained prominence after the Covid-19 pandemic forced the closure of schools, forcing institutions to adopt models of distance virtual learning at the same time. However, although there are studies about the use of these technologies in regular education, there are few studies that focus on differentiated learning situations, as is the case of Youth and Adult Education (EJA). The multigenerational characteristic of these educational environments presents unique perspectives and challenges, and when we also consider the challenges faced by public schools and their resource limitations, an intersectionality of factors comes into play in the application of these technologies in teaching. In this research, we worked with five classes of EJA High School in a school in the state education network of Rio Grande do Sul, apprehending the students' perceptions about the use of ICTs in the classroom, as well as that of the teachers involved in the process. The study was conducted through the qualitative and quantitative methodology, with the application of surveys of perception of use of ICTs containing questions of demographic profile as well as open questions. In the surveys applied to the students, we were not able to see, at first, a great difference in attitude towards technologies between the different age groups. However, it was possible to observe that, empirically, digital natives in the classroom did show greater ease with the use of technologies, naturalizing their use in the most diverse spheres of their lives, and that the main challenges for an effective application of technologies ICTs in the view of teachers are the lack of resources and technical support.application/pdfporCiências sociais : EnsinoTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Educação de jovens e adultosInformation and communication technologiesYouth and adult educationMultigenerational classroomsDesafios da aplicação de tecnologias de informação e comunicação (TICs) em um ambiente EJA : o caso da Escola Estadual de Ensino Médio Caetano Gonçalves da Silva, em Esteio/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2023Ciências Sociais – Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172746.pdf.txt001172746.pdf.txtExtracted Texttext/plain110586http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261933/2/001172746.pdf.txtefb5b88aa47ab1e89fae703fcb08a595MD52ORIGINAL001172746.pdfTexto completoapplication/pdf18728279http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261933/1/001172746.pdf90593922c828126509055c26f41545edMD5110183/2619332023-07-10 10:44:58.114oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261933Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-10T13:44:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desafios da aplicação de tecnologias de informação e comunicação (TICs) em um ambiente EJA : o caso da Escola Estadual de Ensino Médio Caetano Gonçalves da Silva, em Esteio/RS
title Desafios da aplicação de tecnologias de informação e comunicação (TICs) em um ambiente EJA : o caso da Escola Estadual de Ensino Médio Caetano Gonçalves da Silva, em Esteio/RS
spellingShingle Desafios da aplicação de tecnologias de informação e comunicação (TICs) em um ambiente EJA : o caso da Escola Estadual de Ensino Médio Caetano Gonçalves da Silva, em Esteio/RS
Horn, Janaina
Ciências sociais : Ensino
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação de jovens e adultos
Information and communication technologies
Youth and adult education
Multigenerational classrooms
title_short Desafios da aplicação de tecnologias de informação e comunicação (TICs) em um ambiente EJA : o caso da Escola Estadual de Ensino Médio Caetano Gonçalves da Silva, em Esteio/RS
title_full Desafios da aplicação de tecnologias de informação e comunicação (TICs) em um ambiente EJA : o caso da Escola Estadual de Ensino Médio Caetano Gonçalves da Silva, em Esteio/RS
title_fullStr Desafios da aplicação de tecnologias de informação e comunicação (TICs) em um ambiente EJA : o caso da Escola Estadual de Ensino Médio Caetano Gonçalves da Silva, em Esteio/RS
title_full_unstemmed Desafios da aplicação de tecnologias de informação e comunicação (TICs) em um ambiente EJA : o caso da Escola Estadual de Ensino Médio Caetano Gonçalves da Silva, em Esteio/RS
title_sort Desafios da aplicação de tecnologias de informação e comunicação (TICs) em um ambiente EJA : o caso da Escola Estadual de Ensino Médio Caetano Gonçalves da Silva, em Esteio/RS
author Horn, Janaina
author_facet Horn, Janaina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Horn, Janaina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fleury, Lorena Cândido
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Blanco, Gabriela Dias
contributor_str_mv Fleury, Lorena Cândido
Blanco, Gabriela Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências sociais : Ensino
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação de jovens e adultos
topic Ciências sociais : Ensino
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação de jovens e adultos
Information and communication technologies
Youth and adult education
Multigenerational classrooms
dc.subject.eng.fl_str_mv Information and communication technologies
Youth and adult education
Multigenerational classrooms
description O uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em sala de aula vem sendo estudado já há alguns anos, e ganhou destaque após a pandemia de Covid-19 ter forçado o fechamento das escolas, obrigando as instituições a adotarem modelos de ensino virtual a distância. Entretanto, ainda que existam estudos acerca da utilização destas tecnologias no ensino regular, poucos são os estudos que focam em situações de ensino diferenciadas, como é o caso da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A característica multigeracional destes ambientes educacionais apresenta perspectivas e desafios únicos, e quando colocamos em consideração, também, os desafios enfrentados pela escola pública e suas limitações de recursos, uma interseccionalidade de fatores entra em jogo na aplicação destas tecnologias na docência. Nesta pesquisa, trabalhamos com cinco turmas de EJA Ensino Médio em uma escola da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, apreendendo as percepções dos estudantes acerca do uso de TICs em sala de aula, bem como as percepções dos docentes envolvidos em sua educação. A pesquisa foi elaborada através da metodologia quali-quantitativa, com a aplicação de questionários de percepção de uso das TICs contendo questões de perfil demográfico e questões abertas. Nos questionários aplicados aos estudantes, não conseguimos ver, a princípio, uma grande diferença de atitude em relação às tecnologias entre os diferentes grupos etários. Entretanto, foi possível observar que, empiricamente, os nativos digitais em sala de aula apresentavam, sim, uma maior desenvoltura com o uso das tecnologias, naturalizando seu uso nas mais diversas esferas de suas vidas, e que os principais desafios para uma aplicação efetiva das TICs na visão dos docentes são a falta de recursos e de suporte técnico.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-10T10:29:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/261933
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001172746
url http://hdl.handle.net/10183/261933
identifier_str_mv 001172746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261933/2/001172746.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261933/1/001172746.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv efb5b88aa47ab1e89fae703fcb08a595
90593922c828126509055c26f41545ed
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447344787750912