Arquitetura Pedagógica e o Projeto Pé de Vento : um estudo de caso em um primeiro ano do ciclo de alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133906 |
Resumo: | Os números cada vez maiores de analfabetos funcionais são apresentados em diversas pesquisas realizadas com alunos de todo país, principalmente na rede pública de ensino. Dessa forma, deve-se pensar em estratégias que desenvolvam a alfabetização através do letramento, para que esse quadro mude. Visando tal mudança, o presente trabalho apresenta uma proposta de arquitetura pedagógica (AP) para uma turma do 1º ano do ciclo de alfabetização em uma escola pública no município de Sapucaia do Sul-RS. Com isso, buscou verificar qual a contribuição do Projeto Pé de Vento para a aprendizagem das crianças. Assim, a metodologia de pesquisa constitui-se como qualitativa do tipo estudo de caso. O planejamento da (AP) e sua execução, aconteceram durante seis semanas divididas em momentos de sala de aula e de laboratório de aprendizagem, seguindo a rotina da turma. As observações foram realizadas nesse contexto, antes e após a aplicação da AP. Foram aplicadas avaliações diagnósticas para identificar os níveis da escrita e outros direitos de aprendizagem apresentados pela proposta de avaliação trazida pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Passadas essas semanas, além da evolução no processo de alfabetização demonstrada pelos dados das avaliações, foi possível constatar grandes avanços no desenvolvimento das crianças como seres sociais, através da mudança de comportamento, tornando-os mais motivados e confiantes no seu potencial para aprender. |
id |
UFRGS-2_eaa6b17cfb2c9067db743566399513c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133906 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Jaboinski, Lilian de Cássia NunesSchneider, Daisy2016-03-17T02:05:38Z2015http://hdl.handle.net/10183/133906000981775Os números cada vez maiores de analfabetos funcionais são apresentados em diversas pesquisas realizadas com alunos de todo país, principalmente na rede pública de ensino. Dessa forma, deve-se pensar em estratégias que desenvolvam a alfabetização através do letramento, para que esse quadro mude. Visando tal mudança, o presente trabalho apresenta uma proposta de arquitetura pedagógica (AP) para uma turma do 1º ano do ciclo de alfabetização em uma escola pública no município de Sapucaia do Sul-RS. Com isso, buscou verificar qual a contribuição do Projeto Pé de Vento para a aprendizagem das crianças. Assim, a metodologia de pesquisa constitui-se como qualitativa do tipo estudo de caso. O planejamento da (AP) e sua execução, aconteceram durante seis semanas divididas em momentos de sala de aula e de laboratório de aprendizagem, seguindo a rotina da turma. As observações foram realizadas nesse contexto, antes e após a aplicação da AP. Foram aplicadas avaliações diagnósticas para identificar os níveis da escrita e outros direitos de aprendizagem apresentados pela proposta de avaliação trazida pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Passadas essas semanas, além da evolução no processo de alfabetização demonstrada pelos dados das avaliações, foi possível constatar grandes avanços no desenvolvimento das crianças como seres sociais, através da mudança de comportamento, tornando-os mais motivados e confiantes no seu potencial para aprender.The increasing numbers of functional illiterates are presented in various surveys conducted with students from around the country, especially in public schools. Thus, one should think of strategies to develop alphabetization through literacy, so that this situation changes. Seeking such a change, this paper proposes a pedagogical architecture (AP) to a class of 1st year of alphabetization cycle in a public school in the city of Sapucaia do Sul-RS. Thus, it sought to verify the contribution of Wind Foot Project for children's learning. Thus, the research methodology is constituted as a qualitative study of case type. The planning (AP) and its implementation took place over six weeks divided into moments of class and learning laboratory room, following the routine of class. Observations were made in this context, before and after applying the AP. Diagnostic evaluations were applied to identify the levels of writing and other learning rights presented by the evaluation proposal brought by the National Pact for Alphabetization in the Right Age (PNAIC). After these weeks, in addition to developments in the alphabetization process demonstrated by the evaluations data, there has been great progress in the development of children as social beings, by changing behavior, making them more motivated and confident in its potential to learn.application/pdfporAlfabetizaçãoProjeto pedagógicoObjeto de aprendizagemPedagogical architectureAlphabetizationLearning objectArquitetura Pedagógica e o Projeto Pé de Vento : um estudo de caso em um primeiro ano do ciclo de alfabetizaçãoArchitecture and educational wind foot project : a case study in first year cycle alphabetizationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000981775.pdf000981775.pdfTexto completoapplication/pdf1134141http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133906/1/000981775.pdfc8dee9ea47ca7ac71f558eff923f0eb3MD51TEXT000981775.pdf.txt000981775.pdf.txtExtracted Texttext/plain104057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133906/2/000981775.pdf.txtaa046a642f619becdaa1e70d86e875efMD52THUMBNAIL000981775.pdf.jpg000981775.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1083http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133906/3/000981775.pdf.jpg0d35a5ebd4cf79884cfa1fb782b6f9b9MD5310183/1339062018-10-29 07:44:17.253oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133906Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:44:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Arquitetura Pedagógica e o Projeto Pé de Vento : um estudo de caso em um primeiro ano do ciclo de alfabetização |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Architecture and educational wind foot project : a case study in first year cycle alphabetization |
title |
Arquitetura Pedagógica e o Projeto Pé de Vento : um estudo de caso em um primeiro ano do ciclo de alfabetização |
spellingShingle |
Arquitetura Pedagógica e o Projeto Pé de Vento : um estudo de caso em um primeiro ano do ciclo de alfabetização Jaboinski, Lilian de Cássia Nunes Alfabetização Projeto pedagógico Objeto de aprendizagem Pedagogical architecture Alphabetization Learning object |
title_short |
Arquitetura Pedagógica e o Projeto Pé de Vento : um estudo de caso em um primeiro ano do ciclo de alfabetização |
title_full |
Arquitetura Pedagógica e o Projeto Pé de Vento : um estudo de caso em um primeiro ano do ciclo de alfabetização |
title_fullStr |
Arquitetura Pedagógica e o Projeto Pé de Vento : um estudo de caso em um primeiro ano do ciclo de alfabetização |
title_full_unstemmed |
Arquitetura Pedagógica e o Projeto Pé de Vento : um estudo de caso em um primeiro ano do ciclo de alfabetização |
title_sort |
Arquitetura Pedagógica e o Projeto Pé de Vento : um estudo de caso em um primeiro ano do ciclo de alfabetização |
author |
Jaboinski, Lilian de Cássia Nunes |
author_facet |
Jaboinski, Lilian de Cássia Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jaboinski, Lilian de Cássia Nunes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schneider, Daisy |
contributor_str_mv |
Schneider, Daisy |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Projeto pedagógico Objeto de aprendizagem |
topic |
Alfabetização Projeto pedagógico Objeto de aprendizagem Pedagogical architecture Alphabetization Learning object |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Pedagogical architecture Alphabetization Learning object |
description |
Os números cada vez maiores de analfabetos funcionais são apresentados em diversas pesquisas realizadas com alunos de todo país, principalmente na rede pública de ensino. Dessa forma, deve-se pensar em estratégias que desenvolvam a alfabetização através do letramento, para que esse quadro mude. Visando tal mudança, o presente trabalho apresenta uma proposta de arquitetura pedagógica (AP) para uma turma do 1º ano do ciclo de alfabetização em uma escola pública no município de Sapucaia do Sul-RS. Com isso, buscou verificar qual a contribuição do Projeto Pé de Vento para a aprendizagem das crianças. Assim, a metodologia de pesquisa constitui-se como qualitativa do tipo estudo de caso. O planejamento da (AP) e sua execução, aconteceram durante seis semanas divididas em momentos de sala de aula e de laboratório de aprendizagem, seguindo a rotina da turma. As observações foram realizadas nesse contexto, antes e após a aplicação da AP. Foram aplicadas avaliações diagnósticas para identificar os níveis da escrita e outros direitos de aprendizagem apresentados pela proposta de avaliação trazida pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Passadas essas semanas, além da evolução no processo de alfabetização demonstrada pelos dados das avaliações, foi possível constatar grandes avanços no desenvolvimento das crianças como seres sociais, através da mudança de comportamento, tornando-os mais motivados e confiantes no seu potencial para aprender. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-17T02:05:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/133906 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000981775 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/133906 |
identifier_str_mv |
000981775 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133906/1/000981775.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133906/2/000981775.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133906/3/000981775.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c8dee9ea47ca7ac71f558eff923f0eb3 aa046a642f619becdaa1e70d86e875ef 0d35a5ebd4cf79884cfa1fb782b6f9b9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447164058337280 |