Arquitetura Pedagógica e o Projeto Pé de Vento : um estudo de caso em um primeiro ano do ciclo de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jaboinski, Lilian de Cássia Nunes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133906
Resumo: Os números cada vez maiores de analfabetos funcionais são apresentados em diversas pesquisas realizadas com alunos de todo país, principalmente na rede pública de ensino. Dessa forma, deve-se pensar em estratégias que desenvolvam a alfabetização através do letramento, para que esse quadro mude. Visando tal mudança, o presente trabalho apresenta uma proposta de arquitetura pedagógica (AP) para uma turma do 1º ano do ciclo de alfabetização em uma escola pública no município de Sapucaia do Sul-RS. Com isso, buscou verificar qual a contribuição do Projeto Pé de Vento para a aprendizagem das crianças. Assim, a metodologia de pesquisa constitui-se como qualitativa do tipo estudo de caso. O planejamento da (AP) e sua execução, aconteceram durante seis semanas divididas em momentos de sala de aula e de laboratório de aprendizagem, seguindo a rotina da turma. As observações foram realizadas nesse contexto, antes e após a aplicação da AP. Foram aplicadas avaliações diagnósticas para identificar os níveis da escrita e outros direitos de aprendizagem apresentados pela proposta de avaliação trazida pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Passadas essas semanas, além da evolução no processo de alfabetização demonstrada pelos dados das avaliações, foi possível constatar grandes avanços no desenvolvimento das crianças como seres sociais, através da mudança de comportamento, tornando-os mais motivados e confiantes no seu potencial para aprender.
id UFRGS-2_eaa6b17cfb2c9067db743566399513c3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133906
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Jaboinski, Lilian de Cássia NunesSchneider, Daisy2016-03-17T02:05:38Z2015http://hdl.handle.net/10183/133906000981775Os números cada vez maiores de analfabetos funcionais são apresentados em diversas pesquisas realizadas com alunos de todo país, principalmente na rede pública de ensino. Dessa forma, deve-se pensar em estratégias que desenvolvam a alfabetização através do letramento, para que esse quadro mude. Visando tal mudança, o presente trabalho apresenta uma proposta de arquitetura pedagógica (AP) para uma turma do 1º ano do ciclo de alfabetização em uma escola pública no município de Sapucaia do Sul-RS. Com isso, buscou verificar qual a contribuição do Projeto Pé de Vento para a aprendizagem das crianças. Assim, a metodologia de pesquisa constitui-se como qualitativa do tipo estudo de caso. O planejamento da (AP) e sua execução, aconteceram durante seis semanas divididas em momentos de sala de aula e de laboratório de aprendizagem, seguindo a rotina da turma. As observações foram realizadas nesse contexto, antes e após a aplicação da AP. Foram aplicadas avaliações diagnósticas para identificar os níveis da escrita e outros direitos de aprendizagem apresentados pela proposta de avaliação trazida pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Passadas essas semanas, além da evolução no processo de alfabetização demonstrada pelos dados das avaliações, foi possível constatar grandes avanços no desenvolvimento das crianças como seres sociais, através da mudança de comportamento, tornando-os mais motivados e confiantes no seu potencial para aprender.The increasing numbers of functional illiterates are presented in various surveys conducted with students from around the country, especially in public schools. Thus, one should think of strategies to develop alphabetization through literacy, so that this situation changes. Seeking such a change, this paper proposes a pedagogical architecture (AP) to a class of 1st year of alphabetization cycle in a public school in the city of Sapucaia do Sul-RS. Thus, it sought to verify the contribution of Wind Foot Project for children's learning. Thus, the research methodology is constituted as a qualitative study of case type. The planning (AP) and its implementation took place over six weeks divided into moments of class and learning laboratory room, following the routine of class. Observations were made in this context, before and after applying the AP. Diagnostic evaluations were applied to identify the levels of writing and other learning rights presented by the evaluation proposal brought by the National Pact for Alphabetization in the Right Age (PNAIC). After these weeks, in addition to developments in the alphabetization process demonstrated by the evaluations data, there has been great progress in the development of children as social beings, by changing behavior, making them more motivated and confident in its potential to learn.application/pdfporAlfabetizaçãoProjeto pedagógicoObjeto de aprendizagemPedagogical architectureAlphabetizationLearning objectArquitetura Pedagógica e o Projeto Pé de Vento : um estudo de caso em um primeiro ano do ciclo de alfabetizaçãoArchitecture and educational wind foot project : a case study in first year cycle alphabetizationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000981775.pdf000981775.pdfTexto completoapplication/pdf1134141http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133906/1/000981775.pdfc8dee9ea47ca7ac71f558eff923f0eb3MD51TEXT000981775.pdf.txt000981775.pdf.txtExtracted Texttext/plain104057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133906/2/000981775.pdf.txtaa046a642f619becdaa1e70d86e875efMD52THUMBNAIL000981775.pdf.jpg000981775.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1083http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133906/3/000981775.pdf.jpg0d35a5ebd4cf79884cfa1fb782b6f9b9MD5310183/1339062018-10-29 07:44:17.253oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133906Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:44:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Arquitetura Pedagógica e o Projeto Pé de Vento : um estudo de caso em um primeiro ano do ciclo de alfabetização
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Architecture and educational wind foot project : a case study in first year cycle alphabetization
title Arquitetura Pedagógica e o Projeto Pé de Vento : um estudo de caso em um primeiro ano do ciclo de alfabetização
spellingShingle Arquitetura Pedagógica e o Projeto Pé de Vento : um estudo de caso em um primeiro ano do ciclo de alfabetização
Jaboinski, Lilian de Cássia Nunes
Alfabetização
Projeto pedagógico
Objeto de aprendizagem
Pedagogical architecture
Alphabetization
Learning object
title_short Arquitetura Pedagógica e o Projeto Pé de Vento : um estudo de caso em um primeiro ano do ciclo de alfabetização
title_full Arquitetura Pedagógica e o Projeto Pé de Vento : um estudo de caso em um primeiro ano do ciclo de alfabetização
title_fullStr Arquitetura Pedagógica e o Projeto Pé de Vento : um estudo de caso em um primeiro ano do ciclo de alfabetização
title_full_unstemmed Arquitetura Pedagógica e o Projeto Pé de Vento : um estudo de caso em um primeiro ano do ciclo de alfabetização
title_sort Arquitetura Pedagógica e o Projeto Pé de Vento : um estudo de caso em um primeiro ano do ciclo de alfabetização
author Jaboinski, Lilian de Cássia Nunes
author_facet Jaboinski, Lilian de Cássia Nunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jaboinski, Lilian de Cássia Nunes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schneider, Daisy
contributor_str_mv Schneider, Daisy
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Projeto pedagógico
Objeto de aprendizagem
topic Alfabetização
Projeto pedagógico
Objeto de aprendizagem
Pedagogical architecture
Alphabetization
Learning object
dc.subject.eng.fl_str_mv Pedagogical architecture
Alphabetization
Learning object
description Os números cada vez maiores de analfabetos funcionais são apresentados em diversas pesquisas realizadas com alunos de todo país, principalmente na rede pública de ensino. Dessa forma, deve-se pensar em estratégias que desenvolvam a alfabetização através do letramento, para que esse quadro mude. Visando tal mudança, o presente trabalho apresenta uma proposta de arquitetura pedagógica (AP) para uma turma do 1º ano do ciclo de alfabetização em uma escola pública no município de Sapucaia do Sul-RS. Com isso, buscou verificar qual a contribuição do Projeto Pé de Vento para a aprendizagem das crianças. Assim, a metodologia de pesquisa constitui-se como qualitativa do tipo estudo de caso. O planejamento da (AP) e sua execução, aconteceram durante seis semanas divididas em momentos de sala de aula e de laboratório de aprendizagem, seguindo a rotina da turma. As observações foram realizadas nesse contexto, antes e após a aplicação da AP. Foram aplicadas avaliações diagnósticas para identificar os níveis da escrita e outros direitos de aprendizagem apresentados pela proposta de avaliação trazida pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Passadas essas semanas, além da evolução no processo de alfabetização demonstrada pelos dados das avaliações, foi possível constatar grandes avanços no desenvolvimento das crianças como seres sociais, através da mudança de comportamento, tornando-os mais motivados e confiantes no seu potencial para aprender.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-17T02:05:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133906
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000981775
url http://hdl.handle.net/10183/133906
identifier_str_mv 000981775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133906/1/000981775.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133906/2/000981775.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133906/3/000981775.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c8dee9ea47ca7ac71f558eff923f0eb3
aa046a642f619becdaa1e70d86e875ef
0d35a5ebd4cf79884cfa1fb782b6f9b9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447164058337280