A Pedagogia de Projetos e o Pesquisar com produzindo geografias menores no ciclo de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Agliardi, Lilian Barcella
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/197458
Resumo: O ensino da Geografia no Ciclo de Alfabetização é um nó a ser desatado pelos pesquisadores da Geografia, pois, nessa etapa, é marcante a preocupação com a alfabetização dos alunos, expressas nas práticas pedagógicas que enfatizam a sistematização da leitura e escrita, deixando a Geografia, frequentemente, invisibilizada no currículo dos Anos Iniciais. O estranhamento produzido pela ausência do ensino de Geografia no Ciclo de Alfabetização promoveu esse estudo que considera a necessidade de construir estratégias didático-pedagógicas a partir da educação menor, já que as práticas escolares cotidianas das professoras alfabetizadoras são direcionadas por uma educação maior, o Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Essa dissertação tem como objetivo principal experimentar e analisar a potencialidade da Pedagogia de Projetos e o Pesquisar com na produção de geografias menores. O estudo escapa dos currículos prescritivos e coloca em prática uma proposta para ensinar e aprender Geografia a partir das possibilidades que se apresentam no contexto das aulas. Essa ação agrega as professoras do Ciclo de Alfabetização, com o intuito de construir caminhos alternativos de forma compartilhada e reflexiva. Nessa pesquisa, todos seguem juntos: pesquisadora, alfabetizadoras e alunos a experimentar uma pedagogia que tem movimento, que desloca, que mobiliza, que traz inquietações e que permite ir e vir livremente traçando um novo e diferente currículo. Esse experimentar, tem a ver com a bricolagem enquanto metodologia de pesquisa utilizada, tanto por causa da flexibilidade bem como por ser uma estratégia metodológica aberta. Foi possível articular por meio da bricolagem diferentes procedimentos no decorrer da investigação, como: analisar gráficos relacionados aos planejamentos das professoras; realizar uma pesquisa documental sobre o ensino da Geografia nos cadernos de formação docente do PNAIC; formar um grupo de Pesquisa com; refletir sobre as vivências com o grupo docente nos encontros de formação e analisar os registros nos portfólios produzidos pelas professoras alfabetizadoras; realizar a narrativa de alguns fatos; assumir um uma perspectiva política, diante da luta para dar visibilidade ao ensino de Geografia no Ciclo de Alfabetização. Por meio da pesquisa foi possível criar estratégias de formação por meio dos encontros-ensaios, com vista ao planejamento docente coletivo, considerando que ao mesmo tempo que ensina, o grupo docente faz as suas próprias descobertas geográficas, e dos encontros-desejos focados na necessidade de mobilizar e envolver os alunos a tal ponto que os encontros/aulas fossem desejados. É no espaço-tempo das aulas que se observa, todos os acontecimentos, os movimentos e as possibilidades para produzir geografias menores por meio das múltiplas leituras do cotidiano. Nesse sentido, a pesquisa está voltada para a construção de encontros que buscam atravessar as fronteiras do “espaço da imagem do pensamento” para o “espaço do pensamento sem imagem”, em outras palavras, para o espaço da diferença. O grupo de professoras, ao pensar as aulas, consideram o espaço em construção, como um espaço de acontecimentos e de movimentos. Nessa proposta, destaca-se o movimento do aprender com nos processos de interação em que todos aprendem com todos: professoras com professoras, professoras com alunos, alunos com professoras, alunos com alunos, alunos e professoras com as coisas do mundo. Da pesquisa, emergem sujeitos Geodocentes e Geoaprendizes, sujeitos para o mundo contemporâneo.
id URGS_616e6d9d2cbab141958b849da1381b30
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197458
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Agliardi, Lilian BarcellaGoulart, Ligia Beatriz2019-07-26T02:32:07Z2019http://hdl.handle.net/10183/197458001098045O ensino da Geografia no Ciclo de Alfabetização é um nó a ser desatado pelos pesquisadores da Geografia, pois, nessa etapa, é marcante a preocupação com a alfabetização dos alunos, expressas nas práticas pedagógicas que enfatizam a sistematização da leitura e escrita, deixando a Geografia, frequentemente, invisibilizada no currículo dos Anos Iniciais. O estranhamento produzido pela ausência do ensino de Geografia no Ciclo de Alfabetização promoveu esse estudo que considera a necessidade de construir estratégias didático-pedagógicas a partir da educação menor, já que as práticas escolares cotidianas das professoras alfabetizadoras são direcionadas por uma educação maior, o Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Essa dissertação tem como objetivo principal experimentar e analisar a potencialidade da Pedagogia de Projetos e o Pesquisar com na produção de geografias menores. O estudo escapa dos currículos prescritivos e coloca em prática uma proposta para ensinar e aprender Geografia a partir das possibilidades que se apresentam no contexto das aulas. Essa ação agrega as professoras do Ciclo de Alfabetização, com o intuito de construir caminhos alternativos de forma compartilhada e reflexiva. Nessa pesquisa, todos seguem juntos: pesquisadora, alfabetizadoras e alunos a experimentar uma pedagogia que tem movimento, que desloca, que mobiliza, que traz inquietações e que permite ir e vir livremente traçando um novo e diferente currículo. Esse experimentar, tem a ver com a bricolagem enquanto metodologia de pesquisa utilizada, tanto por causa da flexibilidade bem como por ser uma estratégia metodológica aberta. Foi possível articular por meio da bricolagem diferentes procedimentos no decorrer da investigação, como: analisar gráficos relacionados aos planejamentos das professoras; realizar uma pesquisa documental sobre o ensino da Geografia nos cadernos de formação docente do PNAIC; formar um grupo de Pesquisa com; refletir sobre as vivências com o grupo docente nos encontros de formação e analisar os registros nos portfólios produzidos pelas professoras alfabetizadoras; realizar a narrativa de alguns fatos; assumir um uma perspectiva política, diante da luta para dar visibilidade ao ensino de Geografia no Ciclo de Alfabetização. Por meio da pesquisa foi possível criar estratégias de formação por meio dos encontros-ensaios, com vista ao planejamento docente coletivo, considerando que ao mesmo tempo que ensina, o grupo docente faz as suas próprias descobertas geográficas, e dos encontros-desejos focados na necessidade de mobilizar e envolver os alunos a tal ponto que os encontros/aulas fossem desejados. É no espaço-tempo das aulas que se observa, todos os acontecimentos, os movimentos e as possibilidades para produzir geografias menores por meio das múltiplas leituras do cotidiano. Nesse sentido, a pesquisa está voltada para a construção de encontros que buscam atravessar as fronteiras do “espaço da imagem do pensamento” para o “espaço do pensamento sem imagem”, em outras palavras, para o espaço da diferença. O grupo de professoras, ao pensar as aulas, consideram o espaço em construção, como um espaço de acontecimentos e de movimentos. Nessa proposta, destaca-se o movimento do aprender com nos processos de interação em que todos aprendem com todos: professoras com professoras, professoras com alunos, alunos com professoras, alunos com alunos, alunos e professoras com as coisas do mundo. Da pesquisa, emergem sujeitos Geodocentes e Geoaprendizes, sujeitos para o mundo contemporâneo.Teaching Geography in the Alphabetization Cycle is a knot to be untied by the education researchers, since at this stage the concern with the literacy is remarkable. We can observe the pedagogical practices emphasize the systematization of reading and writing, making the Geography teaching invisible in the Early Years’ curriculum. The absence of Geography teaching in the Alphabetization Cycle was strange for us and motivated this study which considers the need of building didactic and pedagogical strategies based on the minor education, once the daily school practices of the literacy teachers are directed by a major education: the Pact for Literacy at the Right Age (PNAIC). This dissertation intends to experiment and analyze the potentiality of the Project-based Learning and the ResearchWITH to produce minor geographies. This study escapes from the prescriptive curricula and puts into practice a proposal to teach and learn Geography by the possibilities presented in the class contexts. This action gathers the Alphabetic Literacy teachers of the public school from a town in the North Coast of Rio Grande do Sul, Southern state of Brazil, aiming to build alternatives in a shared and reflexive way. In this research, we all go together: the researcher, the literacy teachers and the students in order to try a sort of pedagogy that moves, shakes, mobilizes, unrests and that allows moving forward and backward freely, tracing a new and different curriculum. This experiment has to do with the do-it-yourself (DIY) as a research methodology we used, both because it is flexible and because it is an open methodological strategy. Through DIY, it was possible to develop different procedures during the investigation, such as: analyzing graphics regarding the teacher planning; making a document research about the Geography teaching in the PNAIC’s teacher education books; forming a group of ResearchWITH; reflecting about the living experiences with the teacher group in the training meetings and analyzing the records in portfolios produced by the literacy teachers; reporting some facts; adopting one political perspective when struggling to turn the Geography teaching visible in the Alphabetization Cycle. Through the research, it was possible to create education strategies in the test-meetings, aiming the collective teaching planning, considering that while teaching the teacher group also has their own geographical discoveries; and in the wish-meetings focused on the necessity of student encouragement and involvement until the class-meetings become expected by all. In the time-space of the classes, we can observe all the events, the movements and the possibilities to produce minor geographies through the multiple readings of the daily life. In this sense, the research intends to construct meetings which seek to cross the boundaries from “thought image space” to “no-image thought space”, that means, to the difference space. When planning the classes, the teacher group considers the space in construction as a space of action and movements. In this proposal, we highlight the learning-with movement of the interaction processes in which everyone learns with everyone: teachers with teachers, teachers with students, students with teachers, students with students, students and teachers with things from the world. Geoteachers and Geostudents emerge from the research, now subjects for the contemporary world.application/pdfporGeografia : EnsinoFormação docentePedagogia de projetosAlfabetizaçãoTeacher trainingProject-based PedagogyGeographyAlphabetization CycleA Pedagogia de Projetos e o Pesquisar com produzindo geografias menores no ciclo de alfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001098045.pdf.txt001098045.pdf.txtExtracted Texttext/plain388275http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197458/2/001098045.pdf.txt5538051dd68f1a4ecf2f8b5c89080122MD52ORIGINAL001098045.pdfTexto completoapplication/pdf1921284http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197458/1/001098045.pdf0a5231db8c2632903573fafaeb495dc2MD5110183/1974582019-07-27 02:32:42.555527oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197458Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-07-27T05:32:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Pedagogia de Projetos e o Pesquisar com produzindo geografias menores no ciclo de alfabetização
title A Pedagogia de Projetos e o Pesquisar com produzindo geografias menores no ciclo de alfabetização
spellingShingle A Pedagogia de Projetos e o Pesquisar com produzindo geografias menores no ciclo de alfabetização
Agliardi, Lilian Barcella
Geografia : Ensino
Formação docente
Pedagogia de projetos
Alfabetização
Teacher training
Project-based Pedagogy
Geography
Alphabetization Cycle
title_short A Pedagogia de Projetos e o Pesquisar com produzindo geografias menores no ciclo de alfabetização
title_full A Pedagogia de Projetos e o Pesquisar com produzindo geografias menores no ciclo de alfabetização
title_fullStr A Pedagogia de Projetos e o Pesquisar com produzindo geografias menores no ciclo de alfabetização
title_full_unstemmed A Pedagogia de Projetos e o Pesquisar com produzindo geografias menores no ciclo de alfabetização
title_sort A Pedagogia de Projetos e o Pesquisar com produzindo geografias menores no ciclo de alfabetização
author Agliardi, Lilian Barcella
author_facet Agliardi, Lilian Barcella
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Agliardi, Lilian Barcella
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Goulart, Ligia Beatriz
contributor_str_mv Goulart, Ligia Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia : Ensino
Formação docente
Pedagogia de projetos
Alfabetização
topic Geografia : Ensino
Formação docente
Pedagogia de projetos
Alfabetização
Teacher training
Project-based Pedagogy
Geography
Alphabetization Cycle
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher training
Project-based Pedagogy
Geography
Alphabetization Cycle
description O ensino da Geografia no Ciclo de Alfabetização é um nó a ser desatado pelos pesquisadores da Geografia, pois, nessa etapa, é marcante a preocupação com a alfabetização dos alunos, expressas nas práticas pedagógicas que enfatizam a sistematização da leitura e escrita, deixando a Geografia, frequentemente, invisibilizada no currículo dos Anos Iniciais. O estranhamento produzido pela ausência do ensino de Geografia no Ciclo de Alfabetização promoveu esse estudo que considera a necessidade de construir estratégias didático-pedagógicas a partir da educação menor, já que as práticas escolares cotidianas das professoras alfabetizadoras são direcionadas por uma educação maior, o Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Essa dissertação tem como objetivo principal experimentar e analisar a potencialidade da Pedagogia de Projetos e o Pesquisar com na produção de geografias menores. O estudo escapa dos currículos prescritivos e coloca em prática uma proposta para ensinar e aprender Geografia a partir das possibilidades que se apresentam no contexto das aulas. Essa ação agrega as professoras do Ciclo de Alfabetização, com o intuito de construir caminhos alternativos de forma compartilhada e reflexiva. Nessa pesquisa, todos seguem juntos: pesquisadora, alfabetizadoras e alunos a experimentar uma pedagogia que tem movimento, que desloca, que mobiliza, que traz inquietações e que permite ir e vir livremente traçando um novo e diferente currículo. Esse experimentar, tem a ver com a bricolagem enquanto metodologia de pesquisa utilizada, tanto por causa da flexibilidade bem como por ser uma estratégia metodológica aberta. Foi possível articular por meio da bricolagem diferentes procedimentos no decorrer da investigação, como: analisar gráficos relacionados aos planejamentos das professoras; realizar uma pesquisa documental sobre o ensino da Geografia nos cadernos de formação docente do PNAIC; formar um grupo de Pesquisa com; refletir sobre as vivências com o grupo docente nos encontros de formação e analisar os registros nos portfólios produzidos pelas professoras alfabetizadoras; realizar a narrativa de alguns fatos; assumir um uma perspectiva política, diante da luta para dar visibilidade ao ensino de Geografia no Ciclo de Alfabetização. Por meio da pesquisa foi possível criar estratégias de formação por meio dos encontros-ensaios, com vista ao planejamento docente coletivo, considerando que ao mesmo tempo que ensina, o grupo docente faz as suas próprias descobertas geográficas, e dos encontros-desejos focados na necessidade de mobilizar e envolver os alunos a tal ponto que os encontros/aulas fossem desejados. É no espaço-tempo das aulas que se observa, todos os acontecimentos, os movimentos e as possibilidades para produzir geografias menores por meio das múltiplas leituras do cotidiano. Nesse sentido, a pesquisa está voltada para a construção de encontros que buscam atravessar as fronteiras do “espaço da imagem do pensamento” para o “espaço do pensamento sem imagem”, em outras palavras, para o espaço da diferença. O grupo de professoras, ao pensar as aulas, consideram o espaço em construção, como um espaço de acontecimentos e de movimentos. Nessa proposta, destaca-se o movimento do aprender com nos processos de interação em que todos aprendem com todos: professoras com professoras, professoras com alunos, alunos com professoras, alunos com alunos, alunos e professoras com as coisas do mundo. Da pesquisa, emergem sujeitos Geodocentes e Geoaprendizes, sujeitos para o mundo contemporâneo.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-26T02:32:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/197458
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001098045
url http://hdl.handle.net/10183/197458
identifier_str_mv 001098045
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197458/2/001098045.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197458/1/001098045.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5538051dd68f1a4ecf2f8b5c89080122
0a5231db8c2632903573fafaeb495dc2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085490792071168