Um estudo sobre indícios de aprendizagem significativa em atividades experimentais com enfoque no processo de modelagem científica no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Camila Brito Collares da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Dorneles, Pedro Fernando Teixeira, Heidemann, Leonardo Albuquerque
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/220794
Resumo: Investigar os resultados da implementação de atividades experimentais que envolvem estudantes de Educação Básica ativamente na tomada de decisão sobre o delineamento de experimentos, passando pela coleta e análise de dados até a construção de conclusões baseadas em evidências, é o foco do presente trabalho. Adaptando a metodologia de Episódios de Modelagem, já utilizada no Ensino Superior, para o Ensino Básico, implementamos duas atividades em uma turma de Ensino Médio: uma sobre pêndulos e outra sobre geração de energia elétrica. Especificamente, buscamos indícios de aprendizagem significativa, entendida na acepção de David Ausubel, quando grupos de alunos realizam atividades focadas no processo de modelagem científica. Respondemos a seguinte questão de pesquisa: Como a modelagem científica pode propiciar melhores condições para a ocorrência da aprendizagem significativa de conhecimentos científicos durante a realização de atividades experimentais na Educação Básica? Encontramos indícios de que, dos cinco grupos de alunos investigados, quatro demonstraram evidências de aprendizagem significativa.
id UFRGS-2_eacb75873869e19c522dc27cc3144d87
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220794
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Camila Brito Collares daDorneles, Pedro Fernando TeixeiraHeidemann, Leonardo Albuquerque2021-05-13T04:25:42Z20201982-2413http://hdl.handle.net/10183/220794001122543Investigar os resultados da implementação de atividades experimentais que envolvem estudantes de Educação Básica ativamente na tomada de decisão sobre o delineamento de experimentos, passando pela coleta e análise de dados até a construção de conclusões baseadas em evidências, é o foco do presente trabalho. Adaptando a metodologia de Episódios de Modelagem, já utilizada no Ensino Superior, para o Ensino Básico, implementamos duas atividades em uma turma de Ensino Médio: uma sobre pêndulos e outra sobre geração de energia elétrica. Especificamente, buscamos indícios de aprendizagem significativa, entendida na acepção de David Ausubel, quando grupos de alunos realizam atividades focadas no processo de modelagem científica. Respondemos a seguinte questão de pesquisa: Como a modelagem científica pode propiciar melhores condições para a ocorrência da aprendizagem significativa de conhecimentos científicos durante a realização de atividades experimentais na Educação Básica? Encontramos indícios de que, dos cinco grupos de alunos investigados, quatro demonstraram evidências de aprendizagem significativa.Investigate the results of the implementation of experimental activities which actively involve Primary Education students in the decision making about the outlining of experiments, ranging from data analysis and collection, to the construction of evidence based conclusions is the focus of the present paper. Adapting the methodology of Modeling Episodes, already used in Higher Education, to Primary Education, we implemented two activities in a High School Class: one about pendulums and another about electric energy. Specifically, we sought indications of meaningful learning, as defined by David Ausubel, when groups of students do activities focused on the process of scientific modeling. We answered the following research question: How can scientific modeling provide better conditions for the occurrence of meaningful learning of scientific knowledge during experimental activities in Primary Education? We have found evidence that, of the five investigated student groups, four have demonstrated evidence of meaningful learning.application/pdfporExperiências em Ensino de Ciências. Cuiabá. Vol. 15, n. 3 (dez. 2020), p. 166-187Modelagem científicaEnsino médioPênduloGeradores elétricosScientific modelingModeling episodesHigh schoolPendulumsElectric GeneratorsUm estudo sobre indícios de aprendizagem significativa em atividades experimentais com enfoque no processo de modelagem científica no ensino médioA study about meaningful learning evidences in experimental activities focused on the scientific modeling process in middle school info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001122543.pdf.txt001122543.pdf.txtExtracted Texttext/plain72746http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220794/2/001122543.pdf.txt01dfd4f4ff3589fb78eee355e3f4d0f2MD52ORIGINAL001122543.pdfTexto completoapplication/pdf658448http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220794/1/001122543.pdf4cce8f93d932a30c384cbaae579316e4MD5110183/2207942021-05-26 04:33:58.779019oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220794Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-26T07:33:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um estudo sobre indícios de aprendizagem significativa em atividades experimentais com enfoque no processo de modelagem científica no ensino médio
dc.title.alternative.en.fl_str_mv A study about meaningful learning evidences in experimental activities focused on the scientific modeling process in middle school
title Um estudo sobre indícios de aprendizagem significativa em atividades experimentais com enfoque no processo de modelagem científica no ensino médio
spellingShingle Um estudo sobre indícios de aprendizagem significativa em atividades experimentais com enfoque no processo de modelagem científica no ensino médio
Silva, Camila Brito Collares da
Modelagem científica
Ensino médio
Pêndulo
Geradores elétricos
Scientific modeling
Modeling episodes
High school
Pendulums
Electric Generators
title_short Um estudo sobre indícios de aprendizagem significativa em atividades experimentais com enfoque no processo de modelagem científica no ensino médio
title_full Um estudo sobre indícios de aprendizagem significativa em atividades experimentais com enfoque no processo de modelagem científica no ensino médio
title_fullStr Um estudo sobre indícios de aprendizagem significativa em atividades experimentais com enfoque no processo de modelagem científica no ensino médio
title_full_unstemmed Um estudo sobre indícios de aprendizagem significativa em atividades experimentais com enfoque no processo de modelagem científica no ensino médio
title_sort Um estudo sobre indícios de aprendizagem significativa em atividades experimentais com enfoque no processo de modelagem científica no ensino médio
author Silva, Camila Brito Collares da
author_facet Silva, Camila Brito Collares da
Dorneles, Pedro Fernando Teixeira
Heidemann, Leonardo Albuquerque
author_role author
author2 Dorneles, Pedro Fernando Teixeira
Heidemann, Leonardo Albuquerque
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Camila Brito Collares da
Dorneles, Pedro Fernando Teixeira
Heidemann, Leonardo Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem científica
Ensino médio
Pêndulo
Geradores elétricos
topic Modelagem científica
Ensino médio
Pêndulo
Geradores elétricos
Scientific modeling
Modeling episodes
High school
Pendulums
Electric Generators
dc.subject.eng.fl_str_mv Scientific modeling
Modeling episodes
High school
Pendulums
Electric Generators
description Investigar os resultados da implementação de atividades experimentais que envolvem estudantes de Educação Básica ativamente na tomada de decisão sobre o delineamento de experimentos, passando pela coleta e análise de dados até a construção de conclusões baseadas em evidências, é o foco do presente trabalho. Adaptando a metodologia de Episódios de Modelagem, já utilizada no Ensino Superior, para o Ensino Básico, implementamos duas atividades em uma turma de Ensino Médio: uma sobre pêndulos e outra sobre geração de energia elétrica. Especificamente, buscamos indícios de aprendizagem significativa, entendida na acepção de David Ausubel, quando grupos de alunos realizam atividades focadas no processo de modelagem científica. Respondemos a seguinte questão de pesquisa: Como a modelagem científica pode propiciar melhores condições para a ocorrência da aprendizagem significativa de conhecimentos científicos durante a realização de atividades experimentais na Educação Básica? Encontramos indícios de que, dos cinco grupos de alunos investigados, quatro demonstraram evidências de aprendizagem significativa.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-13T04:25:42Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/220794
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-2413
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001122543
identifier_str_mv 1982-2413
001122543
url http://hdl.handle.net/10183/220794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Experiências em Ensino de Ciências. Cuiabá. Vol. 15, n. 3 (dez. 2020), p. 166-187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220794/2/001122543.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220794/1/001122543.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 01dfd4f4ff3589fb78eee355e3f4d0f2
4cce8f93d932a30c384cbaae579316e4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225016666226688