Um estudo sobre indícios de aprendizagem significativa em atividades experimentais com enfoque no processo de modelagem científica no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/220794 |
Resumo: | Investigar os resultados da implementação de atividades experimentais que envolvem estudantes de Educação Básica ativamente na tomada de decisão sobre o delineamento de experimentos, passando pela coleta e análise de dados até a construção de conclusões baseadas em evidências, é o foco do presente trabalho. Adaptando a metodologia de Episódios de Modelagem, já utilizada no Ensino Superior, para o Ensino Básico, implementamos duas atividades em uma turma de Ensino Médio: uma sobre pêndulos e outra sobre geração de energia elétrica. Especificamente, buscamos indícios de aprendizagem significativa, entendida na acepção de David Ausubel, quando grupos de alunos realizam atividades focadas no processo de modelagem científica. Respondemos a seguinte questão de pesquisa: Como a modelagem científica pode propiciar melhores condições para a ocorrência da aprendizagem significativa de conhecimentos científicos durante a realização de atividades experimentais na Educação Básica? Encontramos indícios de que, dos cinco grupos de alunos investigados, quatro demonstraram evidências de aprendizagem significativa. |
id |
UFRGS-2_eacb75873869e19c522dc27cc3144d87 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220794 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Camila Brito Collares daDorneles, Pedro Fernando TeixeiraHeidemann, Leonardo Albuquerque2021-05-13T04:25:42Z20201982-2413http://hdl.handle.net/10183/220794001122543Investigar os resultados da implementação de atividades experimentais que envolvem estudantes de Educação Básica ativamente na tomada de decisão sobre o delineamento de experimentos, passando pela coleta e análise de dados até a construção de conclusões baseadas em evidências, é o foco do presente trabalho. Adaptando a metodologia de Episódios de Modelagem, já utilizada no Ensino Superior, para o Ensino Básico, implementamos duas atividades em uma turma de Ensino Médio: uma sobre pêndulos e outra sobre geração de energia elétrica. Especificamente, buscamos indícios de aprendizagem significativa, entendida na acepção de David Ausubel, quando grupos de alunos realizam atividades focadas no processo de modelagem científica. Respondemos a seguinte questão de pesquisa: Como a modelagem científica pode propiciar melhores condições para a ocorrência da aprendizagem significativa de conhecimentos científicos durante a realização de atividades experimentais na Educação Básica? Encontramos indícios de que, dos cinco grupos de alunos investigados, quatro demonstraram evidências de aprendizagem significativa.Investigate the results of the implementation of experimental activities which actively involve Primary Education students in the decision making about the outlining of experiments, ranging from data analysis and collection, to the construction of evidence based conclusions is the focus of the present paper. Adapting the methodology of Modeling Episodes, already used in Higher Education, to Primary Education, we implemented two activities in a High School Class: one about pendulums and another about electric energy. Specifically, we sought indications of meaningful learning, as defined by David Ausubel, when groups of students do activities focused on the process of scientific modeling. We answered the following research question: How can scientific modeling provide better conditions for the occurrence of meaningful learning of scientific knowledge during experimental activities in Primary Education? We have found evidence that, of the five investigated student groups, four have demonstrated evidence of meaningful learning.application/pdfporExperiências em Ensino de Ciências. Cuiabá. Vol. 15, n. 3 (dez. 2020), p. 166-187Modelagem científicaEnsino médioPênduloGeradores elétricosScientific modelingModeling episodesHigh schoolPendulumsElectric GeneratorsUm estudo sobre indícios de aprendizagem significativa em atividades experimentais com enfoque no processo de modelagem científica no ensino médioA study about meaningful learning evidences in experimental activities focused on the scientific modeling process in middle school info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001122543.pdf.txt001122543.pdf.txtExtracted Texttext/plain72746http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220794/2/001122543.pdf.txt01dfd4f4ff3589fb78eee355e3f4d0f2MD52ORIGINAL001122543.pdfTexto completoapplication/pdf658448http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220794/1/001122543.pdf4cce8f93d932a30c384cbaae579316e4MD5110183/2207942021-05-26 04:33:58.779019oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220794Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-26T07:33:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um estudo sobre indícios de aprendizagem significativa em atividades experimentais com enfoque no processo de modelagem científica no ensino médio |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
A study about meaningful learning evidences in experimental activities focused on the scientific modeling process in middle school |
title |
Um estudo sobre indícios de aprendizagem significativa em atividades experimentais com enfoque no processo de modelagem científica no ensino médio |
spellingShingle |
Um estudo sobre indícios de aprendizagem significativa em atividades experimentais com enfoque no processo de modelagem científica no ensino médio Silva, Camila Brito Collares da Modelagem científica Ensino médio Pêndulo Geradores elétricos Scientific modeling Modeling episodes High school Pendulums Electric Generators |
title_short |
Um estudo sobre indícios de aprendizagem significativa em atividades experimentais com enfoque no processo de modelagem científica no ensino médio |
title_full |
Um estudo sobre indícios de aprendizagem significativa em atividades experimentais com enfoque no processo de modelagem científica no ensino médio |
title_fullStr |
Um estudo sobre indícios de aprendizagem significativa em atividades experimentais com enfoque no processo de modelagem científica no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Um estudo sobre indícios de aprendizagem significativa em atividades experimentais com enfoque no processo de modelagem científica no ensino médio |
title_sort |
Um estudo sobre indícios de aprendizagem significativa em atividades experimentais com enfoque no processo de modelagem científica no ensino médio |
author |
Silva, Camila Brito Collares da |
author_facet |
Silva, Camila Brito Collares da Dorneles, Pedro Fernando Teixeira Heidemann, Leonardo Albuquerque |
author_role |
author |
author2 |
Dorneles, Pedro Fernando Teixeira Heidemann, Leonardo Albuquerque |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Camila Brito Collares da Dorneles, Pedro Fernando Teixeira Heidemann, Leonardo Albuquerque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelagem científica Ensino médio Pêndulo Geradores elétricos |
topic |
Modelagem científica Ensino médio Pêndulo Geradores elétricos Scientific modeling Modeling episodes High school Pendulums Electric Generators |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Scientific modeling Modeling episodes High school Pendulums Electric Generators |
description |
Investigar os resultados da implementação de atividades experimentais que envolvem estudantes de Educação Básica ativamente na tomada de decisão sobre o delineamento de experimentos, passando pela coleta e análise de dados até a construção de conclusões baseadas em evidências, é o foco do presente trabalho. Adaptando a metodologia de Episódios de Modelagem, já utilizada no Ensino Superior, para o Ensino Básico, implementamos duas atividades em uma turma de Ensino Médio: uma sobre pêndulos e outra sobre geração de energia elétrica. Especificamente, buscamos indícios de aprendizagem significativa, entendida na acepção de David Ausubel, quando grupos de alunos realizam atividades focadas no processo de modelagem científica. Respondemos a seguinte questão de pesquisa: Como a modelagem científica pode propiciar melhores condições para a ocorrência da aprendizagem significativa de conhecimentos científicos durante a realização de atividades experimentais na Educação Básica? Encontramos indícios de que, dos cinco grupos de alunos investigados, quatro demonstraram evidências de aprendizagem significativa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-13T04:25:42Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/220794 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1982-2413 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001122543 |
identifier_str_mv |
1982-2413 001122543 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/220794 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Experiências em Ensino de Ciências. Cuiabá. Vol. 15, n. 3 (dez. 2020), p. 166-187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220794/2/001122543.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220794/1/001122543.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
01dfd4f4ff3589fb78eee355e3f4d0f2 4cce8f93d932a30c384cbaae579316e4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225016666226688 |