Dificuldades e avanços no domínio do campo conceitual da modelagem didático-científica : um estudo de caso em uma disciplina de física experimental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Heidemann, Leonardo Albuquerque
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Araujo, Ives Solano, Veit, Eliane Angela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/184299
Resumo: A concepção de que os modelos científicos são mediadores entre teoria e realidade orienta muitos dos trabalhos que têm enfoque na modelagem científica no ensino de Ciências. Defende-se que os estudantes precisam ser envolvidos com atividades de modelagem para que possam vincular os conhecimentos científicos com eventos reais. Neste artigo, a metodologia de Episódios de Modelagem é empregada para delinear e conduzir atividades experimentais sobre oscilações mecânicas, fluidos e termodinâmica. Fundamentado na Modelagem Didático-Científica, assume-se que existe um campo conceitual subjacente aos campos conceituais da Física que engloba situações, esquemas de ação e invariantes operatórios especificamente relacionados com a modelagem científica em contextos de ensino-aprendizagem. Os resultados das atividades são avaliados em termos: das atitudes dos estudantes frente às atividades experimentais; das suas concepções sobre conceitos relacionados com o processo de modelagem científica, focando-se principalmente em conceitos próprios do fazer experimental; e nos seus avanços e dificuldades relacionados com a construção, uso e validação de modelos didáticos-científicos para enfrentar situações experimentais. Os principais resultados deste estudo de caso mostram que os Episódios de Modelagem contribuíram para que os estudantes: i) construíssem atitudes mais positivas em relação a atividades experimentais; e ii) se defrontassem com situações que demandam a mobilização de conceitos e esquemas de ação relacionados ao campo conceitual da modelagem didático-científica. Apesar disso, os estudantes tiveram dificuldades em situações de modelagem, tanto em relação ao conhecimento predicativo, quanto operatório, necessários para concluir os Episódios de Modelagem. Esses resultados evidenciam que os Episódios de Modelagem se constituem em uma metodologia promissora para que os estudantes solucionem situações-problemas relacionadas ao trabalho experimental por meio da modelagem didático-científica. Contudo, para que efetivamente se tornem competentes para construir, explorar e validar modelos científicos, situações de modelagem devem permear todo o currículo dos cursos de Física.
id UFRGS-2_267382954814205168c304687d365079
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184299
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Heidemann, Leonardo AlbuquerqueAraujo, Ives SolanoVeit, Eliane Angela2018-11-01T02:49:47Z20181518-8795http://hdl.handle.net/10183/184299001076621A concepção de que os modelos científicos são mediadores entre teoria e realidade orienta muitos dos trabalhos que têm enfoque na modelagem científica no ensino de Ciências. Defende-se que os estudantes precisam ser envolvidos com atividades de modelagem para que possam vincular os conhecimentos científicos com eventos reais. Neste artigo, a metodologia de Episódios de Modelagem é empregada para delinear e conduzir atividades experimentais sobre oscilações mecânicas, fluidos e termodinâmica. Fundamentado na Modelagem Didático-Científica, assume-se que existe um campo conceitual subjacente aos campos conceituais da Física que engloba situações, esquemas de ação e invariantes operatórios especificamente relacionados com a modelagem científica em contextos de ensino-aprendizagem. Os resultados das atividades são avaliados em termos: das atitudes dos estudantes frente às atividades experimentais; das suas concepções sobre conceitos relacionados com o processo de modelagem científica, focando-se principalmente em conceitos próprios do fazer experimental; e nos seus avanços e dificuldades relacionados com a construção, uso e validação de modelos didáticos-científicos para enfrentar situações experimentais. Os principais resultados deste estudo de caso mostram que os Episódios de Modelagem contribuíram para que os estudantes: i) construíssem atitudes mais positivas em relação a atividades experimentais; e ii) se defrontassem com situações que demandam a mobilização de conceitos e esquemas de ação relacionados ao campo conceitual da modelagem didático-científica. Apesar disso, os estudantes tiveram dificuldades em situações de modelagem, tanto em relação ao conhecimento predicativo, quanto operatório, necessários para concluir os Episódios de Modelagem. Esses resultados evidenciam que os Episódios de Modelagem se constituem em uma metodologia promissora para que os estudantes solucionem situações-problemas relacionadas ao trabalho experimental por meio da modelagem didático-científica. Contudo, para que efetivamente se tornem competentes para construir, explorar e validar modelos científicos, situações de modelagem devem permear todo o currículo dos cursos de Física.Many researchers argue that scientific models are mediators between theories and reality. They endorse that students need, somehow, to be involved in modeling-based activities to bridge the gap between scientific knowledge and the real world. In this article, it is reported a research based on this approach. It is part of a set of studies that evaluate the difficulties and advances of physics’ undergraduate students in situations that demand the construction, use and validation of scientific models. It is employed the Modeling Episodes methodology to design and conduct experimental activities about mechanical oscillations, fluids, and thermodynamics. Grounded on the Didactic-Scientific Modeling framework, it supported the idea that a scientific modeling process in physics can be seen as a conceptual field underlying the domain of specific conceptual fields of this science. It was evaluated the influence of the Modeling Episodes conducted on: the attitudes of undergraduate physics majors toward laboratory class; their understanding about concepts related to the process of scientific modeling, mainly on specific concepts about experimental work; and their advancement and difficulties to face experimental situations related to the construction, application and validation of didactic-scientific models. The main results showed that Modeling Episodes helped the students to: i) develop positive attitudes towards experimental activities; ii) deal with situations that demand concepts and action schemes related to conceptual field of didactic-scientific modeling. However, the students struggled to finish the Modeling Episodes due the lack of predicative and operative knowledge. These results show that modeling activities must permeate the entire curriculum of physics courses for students to become experts to construct, explore and validate scientific models.application/pdfporInvestigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 23, n. 2 (ago. 2018), p. 352-382Ensino de físicaModelagemExperiências de físicaModelos científicosDidactic-scientific modelingModeling EpisodesExperimental activitiesPhysics teachingDificuldades e avanços no domínio do campo conceitual da modelagem didático-científica : um estudo de caso em uma disciplina de física experimentalDifficulties and improvements in the conceptual field of didactic-scientific modeling : a case study in an experimental physics courseinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001076621.pdf.txt001076621.pdf.txtExtracted Texttext/plain132470http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184299/2/001076621.pdf.txt06229743d8ab0e1c803c76cff6115c1fMD52ORIGINAL001076621.pdfTexto completoapplication/pdf438034http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184299/1/001076621.pdf319b5193e375c002e5d2920b6b7aaa2fMD5110183/1842992023-08-05 03:38:37.72023oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184299Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-05T06:38:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dificuldades e avanços no domínio do campo conceitual da modelagem didático-científica : um estudo de caso em uma disciplina de física experimental
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Difficulties and improvements in the conceptual field of didactic-scientific modeling : a case study in an experimental physics course
title Dificuldades e avanços no domínio do campo conceitual da modelagem didático-científica : um estudo de caso em uma disciplina de física experimental
spellingShingle Dificuldades e avanços no domínio do campo conceitual da modelagem didático-científica : um estudo de caso em uma disciplina de física experimental
Heidemann, Leonardo Albuquerque
Ensino de física
Modelagem
Experiências de física
Modelos científicos
Didactic-scientific modeling
Modeling Episodes
Experimental activities
Physics teaching
title_short Dificuldades e avanços no domínio do campo conceitual da modelagem didático-científica : um estudo de caso em uma disciplina de física experimental
title_full Dificuldades e avanços no domínio do campo conceitual da modelagem didático-científica : um estudo de caso em uma disciplina de física experimental
title_fullStr Dificuldades e avanços no domínio do campo conceitual da modelagem didático-científica : um estudo de caso em uma disciplina de física experimental
title_full_unstemmed Dificuldades e avanços no domínio do campo conceitual da modelagem didático-científica : um estudo de caso em uma disciplina de física experimental
title_sort Dificuldades e avanços no domínio do campo conceitual da modelagem didático-científica : um estudo de caso em uma disciplina de física experimental
author Heidemann, Leonardo Albuquerque
author_facet Heidemann, Leonardo Albuquerque
Araujo, Ives Solano
Veit, Eliane Angela
author_role author
author2 Araujo, Ives Solano
Veit, Eliane Angela
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Heidemann, Leonardo Albuquerque
Araujo, Ives Solano
Veit, Eliane Angela
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Modelagem
Experiências de física
Modelos científicos
topic Ensino de física
Modelagem
Experiências de física
Modelos científicos
Didactic-scientific modeling
Modeling Episodes
Experimental activities
Physics teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Didactic-scientific modeling
Modeling Episodes
Experimental activities
Physics teaching
description A concepção de que os modelos científicos são mediadores entre teoria e realidade orienta muitos dos trabalhos que têm enfoque na modelagem científica no ensino de Ciências. Defende-se que os estudantes precisam ser envolvidos com atividades de modelagem para que possam vincular os conhecimentos científicos com eventos reais. Neste artigo, a metodologia de Episódios de Modelagem é empregada para delinear e conduzir atividades experimentais sobre oscilações mecânicas, fluidos e termodinâmica. Fundamentado na Modelagem Didático-Científica, assume-se que existe um campo conceitual subjacente aos campos conceituais da Física que engloba situações, esquemas de ação e invariantes operatórios especificamente relacionados com a modelagem científica em contextos de ensino-aprendizagem. Os resultados das atividades são avaliados em termos: das atitudes dos estudantes frente às atividades experimentais; das suas concepções sobre conceitos relacionados com o processo de modelagem científica, focando-se principalmente em conceitos próprios do fazer experimental; e nos seus avanços e dificuldades relacionados com a construção, uso e validação de modelos didáticos-científicos para enfrentar situações experimentais. Os principais resultados deste estudo de caso mostram que os Episódios de Modelagem contribuíram para que os estudantes: i) construíssem atitudes mais positivas em relação a atividades experimentais; e ii) se defrontassem com situações que demandam a mobilização de conceitos e esquemas de ação relacionados ao campo conceitual da modelagem didático-científica. Apesar disso, os estudantes tiveram dificuldades em situações de modelagem, tanto em relação ao conhecimento predicativo, quanto operatório, necessários para concluir os Episódios de Modelagem. Esses resultados evidenciam que os Episódios de Modelagem se constituem em uma metodologia promissora para que os estudantes solucionem situações-problemas relacionadas ao trabalho experimental por meio da modelagem didático-científica. Contudo, para que efetivamente se tornem competentes para construir, explorar e validar modelos científicos, situações de modelagem devem permear todo o currículo dos cursos de Física.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-11-01T02:49:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/184299
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1518-8795
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001076621
identifier_str_mv 1518-8795
001076621
url http://hdl.handle.net/10183/184299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Investigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 23, n. 2 (ago. 2018), p. 352-382
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184299/2/001076621.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184299/1/001076621.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 06229743d8ab0e1c803c76cff6115c1f
319b5193e375c002e5d2920b6b7aaa2f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224955017297920