Consumo colaborativo: investigando o papel de motivações utilitárias e hedônicas no uso de serviços de hospedagem compartilhada.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14034 |
Resumo: | Esta dissertação objetivou investigar como as motivações (hedônicas e utilitárias) do consumidor se configuram com a cocriação de valor nas práticas de consumo colaborativo e sua relação com confiança no uso de serviços de hospedagem compartilhada suportada por tecnologia. Baseado na literatura sobre economia do compartilhamento e consumo colaborativo. Os três artigos corresponderam à aplicação de um survey e uso de modelagem de equações estruturais que se propôs a analisar o papel das motivações em uma plataforma de hospedagem compartilhada. Os resultados evidenciaram que a motivação hedônica se caracteriza como uma variável antecedente a cocriação de valor, experiência de consumo, confiança e utilidade percebida; indicando papel relevante do hedonismo para a decisão de compra no consumo colaborativo. Os resultados do presente estudo podem contribuir para que estratégias mais adequadas aos perfis desses públicos sejam estruturadas. As empresas ligadas ao fenômeno do consumo colaborativo podem beneficiar-se para desenvolver melhor os serviços de maneira que estejam mais coerentes com as motivações de consumo identificadas. |
id |
UFCG_086b0e4d64a40a0c5e3377bab5e6a76d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/14034 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Consumo colaborativo: investigando o papel de motivações utilitárias e hedônicas no uso de serviços de hospedagem compartilhada.Collaborative consumption: investigating the role of utility and hedonic motivations in the use of shared hosting services.Consumo ColaborativoMotivações do ConsumidorTecnologiaHospedagem CompartilhadaCollaborative ConsumptionTechnologyConsumer MotivationsShared HostingAdministraçãoEsta dissertação objetivou investigar como as motivações (hedônicas e utilitárias) do consumidor se configuram com a cocriação de valor nas práticas de consumo colaborativo e sua relação com confiança no uso de serviços de hospedagem compartilhada suportada por tecnologia. Baseado na literatura sobre economia do compartilhamento e consumo colaborativo. Os três artigos corresponderam à aplicação de um survey e uso de modelagem de equações estruturais que se propôs a analisar o papel das motivações em uma plataforma de hospedagem compartilhada. Os resultados evidenciaram que a motivação hedônica se caracteriza como uma variável antecedente a cocriação de valor, experiência de consumo, confiança e utilidade percebida; indicando papel relevante do hedonismo para a decisão de compra no consumo colaborativo. Os resultados do presente estudo podem contribuir para que estratégias mais adequadas aos perfis desses públicos sejam estruturadas. As empresas ligadas ao fenômeno do consumo colaborativo podem beneficiar-se para desenvolver melhor os serviços de maneira que estejam mais coerentes com as motivações de consumo identificadas.This dissertation aimed to investigate how the motivations (hedonic and utilitarian) of the consumer are configured with the co-creation of value in collaborative consumption practices and their relationship with confidence in the use of shared hosting services supported by technology. Based on the literature on economics of sharing and collaborative consumption. The three articles corresponded to the application of a survey and the use of structural equation modeling that proposed to analyze the role of motivations in a shared hosting platform. The results showed that hedonic motivation is characterized as an antecedent variable to value cocreation, consumption experience, confidence and perceived utility; indicating a relevant role of hedonism for the purchase decision in collaborative consumption. The results of the present study can contribute to structuring strategies that are more appropriate to the profiles of these audiences. Companies linked to the phenomenon of collaborative consumption can benefit from better developing services in ways that are more consistent with the identified consumption motivations.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOUFCGAGUIAR, Edvan Cruz.AGUIAR, Edvan Cruzhttp://lattes.cnpq.br/1131661295484485MACHADO, Petruska de Araújo.GAIÃO, Bruno Fernandes da Silva.CHAGAS, Gabrielle Maria de Oliveira.2020-01-272020-08-12T22:19:27Z2020-08-122020-08-12T22:19:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14034CHAGAS, G. M. de O. Consumo colaborativo: investigando o papel de motivações utilitárias e hedônicas no uso de serviços de hospedagem compartilhada. 2020. 105 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14034porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-11-21T22:54:23Zoai:localhost:riufcg/14034Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-11-21T22:54:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Consumo colaborativo: investigando o papel de motivações utilitárias e hedônicas no uso de serviços de hospedagem compartilhada. Collaborative consumption: investigating the role of utility and hedonic motivations in the use of shared hosting services. |
title |
Consumo colaborativo: investigando o papel de motivações utilitárias e hedônicas no uso de serviços de hospedagem compartilhada. |
spellingShingle |
Consumo colaborativo: investigando o papel de motivações utilitárias e hedônicas no uso de serviços de hospedagem compartilhada. CHAGAS, Gabrielle Maria de Oliveira. Consumo Colaborativo Motivações do Consumidor Tecnologia Hospedagem Compartilhada Collaborative Consumption Technology Consumer Motivations Shared Hosting Administração |
title_short |
Consumo colaborativo: investigando o papel de motivações utilitárias e hedônicas no uso de serviços de hospedagem compartilhada. |
title_full |
Consumo colaborativo: investigando o papel de motivações utilitárias e hedônicas no uso de serviços de hospedagem compartilhada. |
title_fullStr |
Consumo colaborativo: investigando o papel de motivações utilitárias e hedônicas no uso de serviços de hospedagem compartilhada. |
title_full_unstemmed |
Consumo colaborativo: investigando o papel de motivações utilitárias e hedônicas no uso de serviços de hospedagem compartilhada. |
title_sort |
Consumo colaborativo: investigando o papel de motivações utilitárias e hedônicas no uso de serviços de hospedagem compartilhada. |
author |
CHAGAS, Gabrielle Maria de Oliveira. |
author_facet |
CHAGAS, Gabrielle Maria de Oliveira. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
AGUIAR, Edvan Cruz. AGUIAR, Edvan Cruz http://lattes.cnpq.br/1131661295484485 MACHADO, Petruska de Araújo. GAIÃO, Bruno Fernandes da Silva. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CHAGAS, Gabrielle Maria de Oliveira. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumo Colaborativo Motivações do Consumidor Tecnologia Hospedagem Compartilhada Collaborative Consumption Technology Consumer Motivations Shared Hosting Administração |
topic |
Consumo Colaborativo Motivações do Consumidor Tecnologia Hospedagem Compartilhada Collaborative Consumption Technology Consumer Motivations Shared Hosting Administração |
description |
Esta dissertação objetivou investigar como as motivações (hedônicas e utilitárias) do consumidor se configuram com a cocriação de valor nas práticas de consumo colaborativo e sua relação com confiança no uso de serviços de hospedagem compartilhada suportada por tecnologia. Baseado na literatura sobre economia do compartilhamento e consumo colaborativo. Os três artigos corresponderam à aplicação de um survey e uso de modelagem de equações estruturais que se propôs a analisar o papel das motivações em uma plataforma de hospedagem compartilhada. Os resultados evidenciaram que a motivação hedônica se caracteriza como uma variável antecedente a cocriação de valor, experiência de consumo, confiança e utilidade percebida; indicando papel relevante do hedonismo para a decisão de compra no consumo colaborativo. Os resultados do presente estudo podem contribuir para que estratégias mais adequadas aos perfis desses públicos sejam estruturadas. As empresas ligadas ao fenômeno do consumo colaborativo podem beneficiar-se para desenvolver melhor os serviços de maneira que estejam mais coerentes com as motivações de consumo identificadas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-27 2020-08-12T22:19:27Z 2020-08-12 2020-08-12T22:19:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14034 CHAGAS, G. M. de O. Consumo colaborativo: investigando o papel de motivações utilitárias e hedônicas no uso de serviços de hospedagem compartilhada. 2020. 105 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14034 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14034 |
identifier_str_mv |
CHAGAS, G. M. de O. Consumo colaborativo: investigando o papel de motivações utilitárias e hedônicas no uso de serviços de hospedagem compartilhada. 2020. 105 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14034 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1823892218836942848 |