A formação do hábito de consumo infantil : uma análise crítica da Teoria do Consumo de Status aplicada às classes sociais altas e baixas no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pasdiora, Maria Alice
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Brei, Vinícius Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/104959
Resumo: Este trabalho analisa, a partir do enfoque oferecido pela Teoria de Consumo de Status (TCS), como são formados os hábitos de consumo de crianças de classes altas e baixas brasileiras, critica o Global Trickle-down Model (GTDM), e analisa a precisão das recentes mudanças teóricas sugeridas por Üstüner e Holt (2010), quanto às inadequações da TCS aos países em desenvolvimento. Para isso, realizamos uma pesquisa teórico-empírica, por meio de 36 entrevistas em profundidade, com crianças entre 9 e 12 anos incompletos, pertencentes às camadas baixas e altas da população. Após análise de conteúdo, apresentamos e discutimos os resultados através de categorias analíticas que os sintetizam: Agentes de Influência; Relação com o Universo de Possibilidades e Impossibilidades de cada Classe; e Diferenciação Social. Para concluir, comparamos os conceitos apresentados pela TCS com os resultados encontrados no contexto de classes altas e baixas brasileiras, além de avaliarmos a adequação do GTDM a esse contexto. As principais conclusões da pesquisa são que os pares exercem mais influência na formação dos hábitos de consumo das crianças de classes mais altas; a mídia tem impacto diferente de acordo com a posição socioeconômica da criança; e, ao contrário do que preconizava a teoria sobre o tema, não há um aprisionamento dos desejos de consumo das crianças das classes baixas às suas condições de existência.
id UFRGS-2_eb1ca93481f15b68ba0814b55c0c3ded
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/104959
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pasdiora, Maria AliceBrei, Vinícius Andrade2014-10-25T02:15:32Z20141413-585Xhttp://hdl.handle.net/10183/104959000942326Este trabalho analisa, a partir do enfoque oferecido pela Teoria de Consumo de Status (TCS), como são formados os hábitos de consumo de crianças de classes altas e baixas brasileiras, critica o Global Trickle-down Model (GTDM), e analisa a precisão das recentes mudanças teóricas sugeridas por Üstüner e Holt (2010), quanto às inadequações da TCS aos países em desenvolvimento. Para isso, realizamos uma pesquisa teórico-empírica, por meio de 36 entrevistas em profundidade, com crianças entre 9 e 12 anos incompletos, pertencentes às camadas baixas e altas da população. Após análise de conteúdo, apresentamos e discutimos os resultados através de categorias analíticas que os sintetizam: Agentes de Influência; Relação com o Universo de Possibilidades e Impossibilidades de cada Classe; e Diferenciação Social. Para concluir, comparamos os conceitos apresentados pela TCS com os resultados encontrados no contexto de classes altas e baixas brasileiras, além de avaliarmos a adequação do GTDM a esse contexto. As principais conclusões da pesquisa são que os pares exercem mais influência na formação dos hábitos de consumo das crianças de classes mais altas; a mídia tem impacto diferente de acordo com a posição socioeconômica da criança; e, ao contrário do que preconizava a teoria sobre o tema, não há um aprisionamento dos desejos de consumo das crianças das classes baixas às suas condições de existência.Grounded on Status Consumption Theory (SCT) approach, this article analyzes how the consumption habits of children of high and low Brazilian social classes are constituted, it also criticizes the Global Trickle-down Model (GTDM) and analyzes the precision of the recent theoretical modifications suggested by Üstüner and Holt (2010) concerning the inadequacy of SCT to the developing countries. We carried on a theoretical-empirical research based on 36 in-depth interviews with children between 9 and 12 years old, of high or low classes. Based on a content analysis, we present and discuss the results through the following analytical categories: influence agents, relation with the universe of possibilities and impossibilities of each class, and social distinction. To conclude, we compare the TCS concepts with the results found in the context of high and low Brazilian classes and evaluate the adequacy of GTDM to this context. The research’s main finding are that peers have greater influence on the habits of children of higher classes; the media has a different impact depending of the child socioeconomic position; and, against previous theory, consumer desires of lower class children are not prisoned by their existence conditions.application/pdfporOrganizações e sociedade. Salvador. Vol. 21, n. 68 (jan./mar. 2014), p. 33-58Hábitos de consumoCriançasClasse social : BrasilConsumption habits formationChildren consumptionSocial classesStatus consumption theoryDeveloping countriesA formação do hábito de consumo infantil : uma análise crítica da Teoria do Consumo de Status aplicada às classes sociais altas e baixas no Brasilinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000942326.pdf000942326.pdfTexto completoapplication/pdf1021447http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104959/1/000942326.pdf37097782d33c5e7bfeef11e1500b2977MD51TEXT000942326.pdf.txt000942326.pdf.txtExtracted Texttext/plain86597http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104959/2/000942326.pdf.txt857fca5bacc542acbc277537ad35b32bMD52THUMBNAIL000942326.pdf.jpg000942326.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1589http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104959/3/000942326.pdf.jpg41544490c740af1c9d0a47462e822173MD5310183/1049592018-10-16 08:23:53.106oai:www.lume.ufrgs.br:10183/104959Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T11:23:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A formação do hábito de consumo infantil : uma análise crítica da Teoria do Consumo de Status aplicada às classes sociais altas e baixas no Brasil
title A formação do hábito de consumo infantil : uma análise crítica da Teoria do Consumo de Status aplicada às classes sociais altas e baixas no Brasil
spellingShingle A formação do hábito de consumo infantil : uma análise crítica da Teoria do Consumo de Status aplicada às classes sociais altas e baixas no Brasil
Pasdiora, Maria Alice
Hábitos de consumo
Crianças
Classe social : Brasil
Consumption habits formation
Children consumption
Social classes
Status consumption theory
Developing countries
title_short A formação do hábito de consumo infantil : uma análise crítica da Teoria do Consumo de Status aplicada às classes sociais altas e baixas no Brasil
title_full A formação do hábito de consumo infantil : uma análise crítica da Teoria do Consumo de Status aplicada às classes sociais altas e baixas no Brasil
title_fullStr A formação do hábito de consumo infantil : uma análise crítica da Teoria do Consumo de Status aplicada às classes sociais altas e baixas no Brasil
title_full_unstemmed A formação do hábito de consumo infantil : uma análise crítica da Teoria do Consumo de Status aplicada às classes sociais altas e baixas no Brasil
title_sort A formação do hábito de consumo infantil : uma análise crítica da Teoria do Consumo de Status aplicada às classes sociais altas e baixas no Brasil
author Pasdiora, Maria Alice
author_facet Pasdiora, Maria Alice
Brei, Vinícius Andrade
author_role author
author2 Brei, Vinícius Andrade
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pasdiora, Maria Alice
Brei, Vinícius Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Hábitos de consumo
Crianças
Classe social : Brasil
topic Hábitos de consumo
Crianças
Classe social : Brasil
Consumption habits formation
Children consumption
Social classes
Status consumption theory
Developing countries
dc.subject.eng.fl_str_mv Consumption habits formation
Children consumption
Social classes
Status consumption theory
Developing countries
description Este trabalho analisa, a partir do enfoque oferecido pela Teoria de Consumo de Status (TCS), como são formados os hábitos de consumo de crianças de classes altas e baixas brasileiras, critica o Global Trickle-down Model (GTDM), e analisa a precisão das recentes mudanças teóricas sugeridas por Üstüner e Holt (2010), quanto às inadequações da TCS aos países em desenvolvimento. Para isso, realizamos uma pesquisa teórico-empírica, por meio de 36 entrevistas em profundidade, com crianças entre 9 e 12 anos incompletos, pertencentes às camadas baixas e altas da população. Após análise de conteúdo, apresentamos e discutimos os resultados através de categorias analíticas que os sintetizam: Agentes de Influência; Relação com o Universo de Possibilidades e Impossibilidades de cada Classe; e Diferenciação Social. Para concluir, comparamos os conceitos apresentados pela TCS com os resultados encontrados no contexto de classes altas e baixas brasileiras, além de avaliarmos a adequação do GTDM a esse contexto. As principais conclusões da pesquisa são que os pares exercem mais influência na formação dos hábitos de consumo das crianças de classes mais altas; a mídia tem impacto diferente de acordo com a posição socioeconômica da criança; e, ao contrário do que preconizava a teoria sobre o tema, não há um aprisionamento dos desejos de consumo das crianças das classes baixas às suas condições de existência.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-10-25T02:15:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/104959
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1413-585X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000942326
identifier_str_mv 1413-585X
000942326
url http://hdl.handle.net/10183/104959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Organizações e sociedade. Salvador. Vol. 21, n. 68 (jan./mar. 2014), p. 33-58
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104959/1/000942326.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104959/2/000942326.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104959/3/000942326.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 37097782d33c5e7bfeef11e1500b2977
857fca5bacc542acbc277537ad35b32b
41544490c740af1c9d0a47462e822173
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224854372876288