Pedagogia do esporte e o referencial socioeducativo : diálogos entre a teoria e a prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berger, Artur Goulart
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199189
Resumo: O caráter pedagógico das práticas esportivas vem sendo motivo de diversos estudos. Muito tem se produzido dentro de uma perspectiva teórica da Educação Física na busca pelo desenvolvimento integral dos alunos. Porém, apesar desta quantidade de estudos, faltam orientações e informações quanto aos métodos e exemplos práticos de como concretizar os objetivos propostos pelos autores, principalmente dentro das questões socioeducativas e atitudinais. Consciente disso, surge a proposta deste estudo, que objetiva responder como se consolida, na atuação dos professores, o desenvolvimento das questões socioeducativa. Três projetos sociais esportivos de Ijuí, cidade do interior do Rio Grande do Sul, serão a fonte para responder esta questão. A revisão bibliográfica estruturou-se baseada nos conceitos das dimensões e conteúdos da educação, bem como nos referenciais da Pedagogia do Esporte. Este estudo é considerado uma pesquisa de campo transversal, qualitativa e para responder às questões propostas, foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas, observações não participantes e análise documental. Após a coleta das informações, foram definidas quatro categorias de análise: a valorização do esporte como meio para o desenvolvimento de questões socioeducativas; atividades intencionais para o desenvolvimento das questões socioeducativas; o diálogo, deslocado das atividades de aula, como método para trabalhar questões socioeducativas; atividades “acidentais” no desenvolvimento das questões socioeducativas. Os resultados apresentam o diálogo como o método mais utilizado pelos professores no desenvolvimento de questões socioeducativas, enquanto as atividades esportivas, intencionais, não foram utilizadas na busca por este objetivo. Portanto sugere-se a produção de estudos que objetivem uma melhor e maior aproximação entre a teoria e a prática, principalmente no desenvolvimento de questões socioeducativas.
id UFRGS-2_eb1d1be2c6eaac91431021d99dbf8f9b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199189
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Berger, Artur GoulartLeonardi, Thiago José2019-09-13T03:48:55Z2018http://hdl.handle.net/10183/199189001099105O caráter pedagógico das práticas esportivas vem sendo motivo de diversos estudos. Muito tem se produzido dentro de uma perspectiva teórica da Educação Física na busca pelo desenvolvimento integral dos alunos. Porém, apesar desta quantidade de estudos, faltam orientações e informações quanto aos métodos e exemplos práticos de como concretizar os objetivos propostos pelos autores, principalmente dentro das questões socioeducativas e atitudinais. Consciente disso, surge a proposta deste estudo, que objetiva responder como se consolida, na atuação dos professores, o desenvolvimento das questões socioeducativa. Três projetos sociais esportivos de Ijuí, cidade do interior do Rio Grande do Sul, serão a fonte para responder esta questão. A revisão bibliográfica estruturou-se baseada nos conceitos das dimensões e conteúdos da educação, bem como nos referenciais da Pedagogia do Esporte. Este estudo é considerado uma pesquisa de campo transversal, qualitativa e para responder às questões propostas, foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas, observações não participantes e análise documental. Após a coleta das informações, foram definidas quatro categorias de análise: a valorização do esporte como meio para o desenvolvimento de questões socioeducativas; atividades intencionais para o desenvolvimento das questões socioeducativas; o diálogo, deslocado das atividades de aula, como método para trabalhar questões socioeducativas; atividades “acidentais” no desenvolvimento das questões socioeducativas. Os resultados apresentam o diálogo como o método mais utilizado pelos professores no desenvolvimento de questões socioeducativas, enquanto as atividades esportivas, intencionais, não foram utilizadas na busca por este objetivo. Portanto sugere-se a produção de estudos que objetivem uma melhor e maior aproximação entre a teoria e a prática, principalmente no desenvolvimento de questões socioeducativas.The pedagogical feature of sports practice, has been motifs for many studies. So much has been produced inside a teoric view of Sports Education searching for a whole development of the participants. However, despite this great theoric production, there is a lack of orientations regarding the methods and practical examples of how to concretize the objectives proposed by the authors, mainly inside the socio-educational and attitudinal issues. Having this in mind, arise a proposal of this study, who have goals to respond, how consolidate, in actions of the teachers, the development issues in socio-educational. The sports social projects in the city of Ijuí; city of the interior of Rio Grande do Sul; will be the source to understand and respond this question. The bibliographical review was structured on the concepts of the dimensions and contents of education as well in the referentials of Pedagogy of Sports. This study can be considered a transversal research and a qualitative study. To respond the questions proposed, were used semi structured interviews and observations and document analysis. The results were discussed using four categories of analysis; defined after the collect of informations: the valorization of sports as a tool to development of socio-educational issues; intencional exercises to development of the socio-educational issues; accidental exercises to development of the socio-educational; and the dialogue, displaced of the activities of the class, as method to development of the socio-educational issues. The result presented the dialogue as the method most utilized by the professores in the socio-educational issues, while the sportives activities was not used with this goal. The discussion show how the production of studies needs to approximate more the teoric and the practice, mainly in the socio-educational matter.application/pdfporPedagogia do esportePedagogy of SportsReferential socio-educationalAtitudinal dimensePedagogia do esporte e o referencial socioeducativo : diálogos entre a teoria e a práticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2018Educação Física: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001099105.pdf.txt001099105.pdf.txtExtracted Texttext/plain144323http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199189/2/001099105.pdf.txtfc8e2d3a0d645d18771717c86e362b41MD52ORIGINAL001099105.pdfTexto completoapplication/pdf548702http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199189/1/001099105.pdf5be82b8286f816a3ae7ef54faf5732d2MD5110183/1991892022-07-22 04:53:07.00292oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199189Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-22T07:53:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pedagogia do esporte e o referencial socioeducativo : diálogos entre a teoria e a prática
title Pedagogia do esporte e o referencial socioeducativo : diálogos entre a teoria e a prática
spellingShingle Pedagogia do esporte e o referencial socioeducativo : diálogos entre a teoria e a prática
Berger, Artur Goulart
Pedagogia do esporte
Pedagogy of Sports
Referential socio-educational
Atitudinal dimense
title_short Pedagogia do esporte e o referencial socioeducativo : diálogos entre a teoria e a prática
title_full Pedagogia do esporte e o referencial socioeducativo : diálogos entre a teoria e a prática
title_fullStr Pedagogia do esporte e o referencial socioeducativo : diálogos entre a teoria e a prática
title_full_unstemmed Pedagogia do esporte e o referencial socioeducativo : diálogos entre a teoria e a prática
title_sort Pedagogia do esporte e o referencial socioeducativo : diálogos entre a teoria e a prática
author Berger, Artur Goulart
author_facet Berger, Artur Goulart
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Berger, Artur Goulart
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leonardi, Thiago José
contributor_str_mv Leonardi, Thiago José
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia do esporte
topic Pedagogia do esporte
Pedagogy of Sports
Referential socio-educational
Atitudinal dimense
dc.subject.eng.fl_str_mv Pedagogy of Sports
Referential socio-educational
Atitudinal dimense
description O caráter pedagógico das práticas esportivas vem sendo motivo de diversos estudos. Muito tem se produzido dentro de uma perspectiva teórica da Educação Física na busca pelo desenvolvimento integral dos alunos. Porém, apesar desta quantidade de estudos, faltam orientações e informações quanto aos métodos e exemplos práticos de como concretizar os objetivos propostos pelos autores, principalmente dentro das questões socioeducativas e atitudinais. Consciente disso, surge a proposta deste estudo, que objetiva responder como se consolida, na atuação dos professores, o desenvolvimento das questões socioeducativa. Três projetos sociais esportivos de Ijuí, cidade do interior do Rio Grande do Sul, serão a fonte para responder esta questão. A revisão bibliográfica estruturou-se baseada nos conceitos das dimensões e conteúdos da educação, bem como nos referenciais da Pedagogia do Esporte. Este estudo é considerado uma pesquisa de campo transversal, qualitativa e para responder às questões propostas, foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas, observações não participantes e análise documental. Após a coleta das informações, foram definidas quatro categorias de análise: a valorização do esporte como meio para o desenvolvimento de questões socioeducativas; atividades intencionais para o desenvolvimento das questões socioeducativas; o diálogo, deslocado das atividades de aula, como método para trabalhar questões socioeducativas; atividades “acidentais” no desenvolvimento das questões socioeducativas. Os resultados apresentam o diálogo como o método mais utilizado pelos professores no desenvolvimento de questões socioeducativas, enquanto as atividades esportivas, intencionais, não foram utilizadas na busca por este objetivo. Portanto sugere-se a produção de estudos que objetivem uma melhor e maior aproximação entre a teoria e a prática, principalmente no desenvolvimento de questões socioeducativas.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-13T03:48:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/199189
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001099105
url http://hdl.handle.net/10183/199189
identifier_str_mv 001099105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199189/2/001099105.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199189/1/001099105.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fc8e2d3a0d645d18771717c86e362b41
5be82b8286f816a3ae7ef54faf5732d2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224580326490112