Do esporte para a vida : contribuições da pedagogia do esporte e do desenvolvimento positivo de jovens para a formação do cidadão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berger, Artur Goulart
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/233399
Resumo: A relevância social, cultural e humana do esporte é tema para diversos estudos e a prática esportiva, em uma perspectiva educacional, tem sido observada como meio capaz de contribuir com a formação de cidadãos e transformações sociais. A presente dissertação está estruturada com o objetivo geral de identificar e descrever como o esporte pode ser utilizado como meio para contribuir com a formação do cidadão e gerar transformações positivas na sociedade. De maneira específica, este estudo propõe-se a (a) identificar, interpretar e discutir a interface teórico-prática no ensino de princípios e valores nas práticas esportivas à luz da Pedagogia do Esporte; (b) identificar e discutir como os conceitos da Pedagogia do Esporte e do Desenvolvimento Positivo de Jovens se relacionam e orientam a utilização do esporte como meio para a formação do cidadão; e (c) descrever e analisar a produção científica relacionada à aplicação prática dos conceitos do Desenvolvimento Positivo de Jovens em projetos socioesportivos em ambientes de educação não formal. Foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, de abordagem metodológica qualitativa. As análises e discussões estão apresentadas em três artigos. No Artigo I, foi proposto um ensaio teórico, tratando acerca dos elementos do referencial socioeducativo da Pedagogia do Esporte, identificando conceitos, a relação entre teoria e práxis, bem como as lacunas neste ramo das Ciências do Esporte. No Artigo II, propomos um ensaio teórico realizando um diálogo entre referências da Pedagogia do Esporte e estudos sobre Desenvolvimento Positivo de Jovens por meio do esporte. O Artigo III foi desenvolvido com o uso da técnica de pesquisa de revisão sistemática, objetivando localizar estudos relevantes, em que intervenções em projetos socioesportivos foram realizadas desenvolvendo conteúdos socioeducativos de maneira intencional, para discutir acerca das percepções dos jovens participantes sobre as vivências e o aprendizado destes conteúdos e identificar as decisões metodológicas que potencializaram a realização destes estudos. Concluímos que a produção científica relacionada à Pedagogia do Esporte oferece uma sustentação teórica para o tratamento pedagógico dos conteúdos socioeducativos, porém, carece na literatura estudos que identifiquem a aplicação teórico-prática destes conceitos. Ilustramos as relações entre a Pedagogia do Esporte e o Desenvolvimento Positivo de Jovens, apresentando que, apesar do desenvolvimento e do contexto ser diferente, os pilares que sustentam ambas as teorias (ex. intencionalidade das ações pedagógicas, ensino para a vida, valorização do ambiente e do aluno) convergem, oportunizando a possibilidade de diálogo entre os conceitos das duas abordagens em estudos futuros. Por meio da revisão sistemática, concluímos que, com base nas percepções dos alunos, estes reconhecem a importância da abordagem explícita para o desenvolvimento de habilidades para a vida e, ao analisar a transferência destes aprendizados para a vida, resultados positivos e negativos foram evidenciados. Destacamos que considerar as percepções de variedade de personagens, e utilizar instrumentos condizentes com a realidade e capacidades dos participantes, podem potencializar a riqueza de seus relatos e consequentemente, dos estudos. Por fim, é reforçado o potencial do esporte para o ensino de princípios, valores e habilidades que contribuem para a formação do cidadão.
id URGS_4524cfc29ac6c73a816d35017e0b89f0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233399
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Berger, Artur GoulartLeonardi, Thiago José2021-12-24T04:29:18Z2021http://hdl.handle.net/10183/233399001135311A relevância social, cultural e humana do esporte é tema para diversos estudos e a prática esportiva, em uma perspectiva educacional, tem sido observada como meio capaz de contribuir com a formação de cidadãos e transformações sociais. A presente dissertação está estruturada com o objetivo geral de identificar e descrever como o esporte pode ser utilizado como meio para contribuir com a formação do cidadão e gerar transformações positivas na sociedade. De maneira específica, este estudo propõe-se a (a) identificar, interpretar e discutir a interface teórico-prática no ensino de princípios e valores nas práticas esportivas à luz da Pedagogia do Esporte; (b) identificar e discutir como os conceitos da Pedagogia do Esporte e do Desenvolvimento Positivo de Jovens se relacionam e orientam a utilização do esporte como meio para a formação do cidadão; e (c) descrever e analisar a produção científica relacionada à aplicação prática dos conceitos do Desenvolvimento Positivo de Jovens em projetos socioesportivos em ambientes de educação não formal. Foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, de abordagem metodológica qualitativa. As análises e discussões estão apresentadas em três artigos. No Artigo I, foi proposto um ensaio teórico, tratando acerca dos elementos do referencial socioeducativo da Pedagogia do Esporte, identificando conceitos, a relação entre teoria e práxis, bem como as lacunas neste ramo das Ciências do Esporte. No Artigo II, propomos um ensaio teórico realizando um diálogo entre referências da Pedagogia do Esporte e estudos sobre Desenvolvimento Positivo de Jovens por meio do esporte. O Artigo III foi desenvolvido com o uso da técnica de pesquisa de revisão sistemática, objetivando localizar estudos relevantes, em que intervenções em projetos socioesportivos foram realizadas desenvolvendo conteúdos socioeducativos de maneira intencional, para discutir acerca das percepções dos jovens participantes sobre as vivências e o aprendizado destes conteúdos e identificar as decisões metodológicas que potencializaram a realização destes estudos. Concluímos que a produção científica relacionada à Pedagogia do Esporte oferece uma sustentação teórica para o tratamento pedagógico dos conteúdos socioeducativos, porém, carece na literatura estudos que identifiquem a aplicação teórico-prática destes conceitos. Ilustramos as relações entre a Pedagogia do Esporte e o Desenvolvimento Positivo de Jovens, apresentando que, apesar do desenvolvimento e do contexto ser diferente, os pilares que sustentam ambas as teorias (ex. intencionalidade das ações pedagógicas, ensino para a vida, valorização do ambiente e do aluno) convergem, oportunizando a possibilidade de diálogo entre os conceitos das duas abordagens em estudos futuros. Por meio da revisão sistemática, concluímos que, com base nas percepções dos alunos, estes reconhecem a importância da abordagem explícita para o desenvolvimento de habilidades para a vida e, ao analisar a transferência destes aprendizados para a vida, resultados positivos e negativos foram evidenciados. Destacamos que considerar as percepções de variedade de personagens, e utilizar instrumentos condizentes com a realidade e capacidades dos participantes, podem potencializar a riqueza de seus relatos e consequentemente, dos estudos. Por fim, é reforçado o potencial do esporte para o ensino de princípios, valores e habilidades que contribuem para a formação do cidadão.The social, cultural and human relevance of sport is a theme for several studies and the practice of sports, from an educational perspective, has been observed as a means for the formation of citizens and social transformations. This dissertation is structured with the general objective of identifying and describing how sport can be used to contribute to the education of citizens and generate positive transformations in society. Specifically, this dissertation proposes to (a) identify, interpret and discuss the theoretical-practical interface in the teaching of principles and values in sports practices supported by the concepts of Sport Pedagogy; (b) identify and discuss how the concepts of Sport Pedagogy and the Positive Youth Development relate to and guide the use of sport as a means for the formation of citizens; (c) describe and analyze the scientific production related to the practical application of the concepts of Positive Youth Development in socio-sports projects in non-formal education environments. A bibliographical research with a qualitative methodological approach was developed. The analyzes and discussions are presented in three articles. In Article I, a theoretical essay was proposed, dealing with the elements of the socio-educational framework of Sport Pedagogy, identifying concepts, the relationship between theory and praxis, as well as the identified gaps. In Article II, we propose a theoretical essay conducting a dialogue between the reference concepts of Sport Pedagogy with studies on Positive Youth Development through sport. Article III was developed using the systematic review research technique, aiming to locate relevant studies, in which interventions/observations in socio-sports projects were carried out, intentionally developing socio-educational content, to discuss the perceptions of young participants about the experiences and the learning of these contents, identifying the methodological decisions that potentialized the realization of these studies. We conclude that the scientific production related to Sport Pedagogy offers theoretical support for the pedagogical treatment of socio-educational contents, however, studies that identify the theoretical-practical application of these concepts are lacking in the literature. We illustrate the relationship between Sport Pedagogy and Positive Youth Development, showing that, despite the development and context being different, the pillars that support both theories (e.g. intentionality of pedagogical actions, teaching for life, valuing the environment and the student) converge, providing opportunities for dialogue between the concepts of the two approaches in future studies. Through the systematic review, we conclude that, based on the students' perceptions, they recognize the importance of the explicit approach for their development and, when analyzing the transfer of these learnings to life, positive and negative results were evidenced. We emphasize that considering the perceptions of a variety of characters, and using instruments consistent with the reality and capabilities of the participants, enhance the richness of their reports and, consequently, of the studies. Finally, the potential of sport for teaching principles, values and skills that contribute to the formation of citizens is reinforced.application/pdfporEsportesPedagogiaValores sociaisJovensSports pedagogySocio-educational frameworkPositive youth developmentLife skillsDo esporte para a vida : contribuições da pedagogia do esporte e do desenvolvimento positivo de jovens para a formação do cidadãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001135311.pdf.txt001135311.pdf.txtExtracted Texttext/plain355711http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233399/2/001135311.pdf.txtff62588c3f67efa62b23f9baef16b74dMD52ORIGINAL001135311.pdfTexto completoapplication/pdf1210848http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233399/1/001135311.pdf2bcb4d799ad7ca334ba753cf70cef331MD5110183/2333992022-07-21 04:57:09.198599oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233399Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-07-21T07:57:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Do esporte para a vida : contribuições da pedagogia do esporte e do desenvolvimento positivo de jovens para a formação do cidadão
title Do esporte para a vida : contribuições da pedagogia do esporte e do desenvolvimento positivo de jovens para a formação do cidadão
spellingShingle Do esporte para a vida : contribuições da pedagogia do esporte e do desenvolvimento positivo de jovens para a formação do cidadão
Berger, Artur Goulart
Esportes
Pedagogia
Valores sociais
Jovens
Sports pedagogy
Socio-educational framework
Positive youth development
Life skills
title_short Do esporte para a vida : contribuições da pedagogia do esporte e do desenvolvimento positivo de jovens para a formação do cidadão
title_full Do esporte para a vida : contribuições da pedagogia do esporte e do desenvolvimento positivo de jovens para a formação do cidadão
title_fullStr Do esporte para a vida : contribuições da pedagogia do esporte e do desenvolvimento positivo de jovens para a formação do cidadão
title_full_unstemmed Do esporte para a vida : contribuições da pedagogia do esporte e do desenvolvimento positivo de jovens para a formação do cidadão
title_sort Do esporte para a vida : contribuições da pedagogia do esporte e do desenvolvimento positivo de jovens para a formação do cidadão
author Berger, Artur Goulart
author_facet Berger, Artur Goulart
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Berger, Artur Goulart
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leonardi, Thiago José
contributor_str_mv Leonardi, Thiago José
dc.subject.por.fl_str_mv Esportes
Pedagogia
Valores sociais
Jovens
topic Esportes
Pedagogia
Valores sociais
Jovens
Sports pedagogy
Socio-educational framework
Positive youth development
Life skills
dc.subject.eng.fl_str_mv Sports pedagogy
Socio-educational framework
Positive youth development
Life skills
description A relevância social, cultural e humana do esporte é tema para diversos estudos e a prática esportiva, em uma perspectiva educacional, tem sido observada como meio capaz de contribuir com a formação de cidadãos e transformações sociais. A presente dissertação está estruturada com o objetivo geral de identificar e descrever como o esporte pode ser utilizado como meio para contribuir com a formação do cidadão e gerar transformações positivas na sociedade. De maneira específica, este estudo propõe-se a (a) identificar, interpretar e discutir a interface teórico-prática no ensino de princípios e valores nas práticas esportivas à luz da Pedagogia do Esporte; (b) identificar e discutir como os conceitos da Pedagogia do Esporte e do Desenvolvimento Positivo de Jovens se relacionam e orientam a utilização do esporte como meio para a formação do cidadão; e (c) descrever e analisar a produção científica relacionada à aplicação prática dos conceitos do Desenvolvimento Positivo de Jovens em projetos socioesportivos em ambientes de educação não formal. Foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, de abordagem metodológica qualitativa. As análises e discussões estão apresentadas em três artigos. No Artigo I, foi proposto um ensaio teórico, tratando acerca dos elementos do referencial socioeducativo da Pedagogia do Esporte, identificando conceitos, a relação entre teoria e práxis, bem como as lacunas neste ramo das Ciências do Esporte. No Artigo II, propomos um ensaio teórico realizando um diálogo entre referências da Pedagogia do Esporte e estudos sobre Desenvolvimento Positivo de Jovens por meio do esporte. O Artigo III foi desenvolvido com o uso da técnica de pesquisa de revisão sistemática, objetivando localizar estudos relevantes, em que intervenções em projetos socioesportivos foram realizadas desenvolvendo conteúdos socioeducativos de maneira intencional, para discutir acerca das percepções dos jovens participantes sobre as vivências e o aprendizado destes conteúdos e identificar as decisões metodológicas que potencializaram a realização destes estudos. Concluímos que a produção científica relacionada à Pedagogia do Esporte oferece uma sustentação teórica para o tratamento pedagógico dos conteúdos socioeducativos, porém, carece na literatura estudos que identifiquem a aplicação teórico-prática destes conceitos. Ilustramos as relações entre a Pedagogia do Esporte e o Desenvolvimento Positivo de Jovens, apresentando que, apesar do desenvolvimento e do contexto ser diferente, os pilares que sustentam ambas as teorias (ex. intencionalidade das ações pedagógicas, ensino para a vida, valorização do ambiente e do aluno) convergem, oportunizando a possibilidade de diálogo entre os conceitos das duas abordagens em estudos futuros. Por meio da revisão sistemática, concluímos que, com base nas percepções dos alunos, estes reconhecem a importância da abordagem explícita para o desenvolvimento de habilidades para a vida e, ao analisar a transferência destes aprendizados para a vida, resultados positivos e negativos foram evidenciados. Destacamos que considerar as percepções de variedade de personagens, e utilizar instrumentos condizentes com a realidade e capacidades dos participantes, podem potencializar a riqueza de seus relatos e consequentemente, dos estudos. Por fim, é reforçado o potencial do esporte para o ensino de princípios, valores e habilidades que contribuem para a formação do cidadão.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-24T04:29:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/233399
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001135311
url http://hdl.handle.net/10183/233399
identifier_str_mv 001135311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233399/2/001135311.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233399/1/001135311.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ff62588c3f67efa62b23f9baef16b74d
2bcb4d799ad7ca334ba753cf70cef331
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085572506550272