Relato do Programa Mais Educação em Alvorada: um estudo de caso numa escola de ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/88096 |
Resumo: | Este artigo se insere no estudo sobre Política Educacional e tem como finalidade um estudo de caso sobre a ampliação do tempo escolar e as ações envolvidas em relação à permanência dos alunos no Programa Mais Educação (PME) numa escola municipal da região metropolitana de Porto Alegre-RS. O referido Programa consiste em uma das ações do Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação e visa a universalização do acesso, a redução da evasão, a melhoria nos rendimentos escolares de crianças e adolescentes no Brasil e, especialmente, a sua formação integral. O estudo de caso se debruçou numa pesquisa documental e observação indireta da prática do PME na escola. A pesquisa de campo contou com o acompanhamento das ações que fomentaram a permanência dos alunos no espaço educacional. Neste sentido, contempla o diálogo entre os sujeitos contemporâneos da educação integral e as estratégias utilizadas com as diversas possibilidades que o Programa traz. |
id |
UFRGS-2_eb2270a378bfc84c8f7906531c4bdc81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88096 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Kosmaliski, Barbara CarvalhoTitton, Maria Beatriz Pauperio2014-03-01T01:54:42Z2013http://hdl.handle.net/10183/88096000910616Este artigo se insere no estudo sobre Política Educacional e tem como finalidade um estudo de caso sobre a ampliação do tempo escolar e as ações envolvidas em relação à permanência dos alunos no Programa Mais Educação (PME) numa escola municipal da região metropolitana de Porto Alegre-RS. O referido Programa consiste em uma das ações do Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação e visa a universalização do acesso, a redução da evasão, a melhoria nos rendimentos escolares de crianças e adolescentes no Brasil e, especialmente, a sua formação integral. O estudo de caso se debruçou numa pesquisa documental e observação indireta da prática do PME na escola. A pesquisa de campo contou com o acompanhamento das ações que fomentaram a permanência dos alunos no espaço educacional. Neste sentido, contempla o diálogo entre os sujeitos contemporâneos da educação integral e as estratégias utilizadas com as diversas possibilidades que o Programa traz.application/pdfporEducação integralEstudo de casoPrograma Mais Educação.Alvorada (RS)Relato do Programa Mais Educação em Alvorada: um estudo de caso numa escola de ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Educação Integral Integradainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000910616.pdf000910616.pdfTexto completoapplication/pdf183302http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88096/1/000910616.pdf2c8c8e4944ec5350adac655498ff0fbfMD51TEXT000910616.pdf.txt000910616.pdf.txtExtracted Texttext/plain37426http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88096/2/000910616.pdf.txt2be21dda9bceb840f3adc016e966e354MD52THUMBNAIL000910616.pdf.jpg000910616.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1810http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88096/3/000910616.pdf.jpg2e2c5602dfb2e06027e0435428bbc1d9MD5310183/880962018-10-18 08:11:58.644oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88096Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:11:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Relato do Programa Mais Educação em Alvorada: um estudo de caso numa escola de ensino fundamental |
title |
Relato do Programa Mais Educação em Alvorada: um estudo de caso numa escola de ensino fundamental |
spellingShingle |
Relato do Programa Mais Educação em Alvorada: um estudo de caso numa escola de ensino fundamental Kosmaliski, Barbara Carvalho Educação integral Estudo de caso Programa Mais Educação. Alvorada (RS) |
title_short |
Relato do Programa Mais Educação em Alvorada: um estudo de caso numa escola de ensino fundamental |
title_full |
Relato do Programa Mais Educação em Alvorada: um estudo de caso numa escola de ensino fundamental |
title_fullStr |
Relato do Programa Mais Educação em Alvorada: um estudo de caso numa escola de ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Relato do Programa Mais Educação em Alvorada: um estudo de caso numa escola de ensino fundamental |
title_sort |
Relato do Programa Mais Educação em Alvorada: um estudo de caso numa escola de ensino fundamental |
author |
Kosmaliski, Barbara Carvalho |
author_facet |
Kosmaliski, Barbara Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kosmaliski, Barbara Carvalho |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Titton, Maria Beatriz Pauperio |
contributor_str_mv |
Titton, Maria Beatriz Pauperio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação integral Estudo de caso Programa Mais Educação. Alvorada (RS) |
topic |
Educação integral Estudo de caso Programa Mais Educação. Alvorada (RS) |
description |
Este artigo se insere no estudo sobre Política Educacional e tem como finalidade um estudo de caso sobre a ampliação do tempo escolar e as ações envolvidas em relação à permanência dos alunos no Programa Mais Educação (PME) numa escola municipal da região metropolitana de Porto Alegre-RS. O referido Programa consiste em uma das ações do Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação e visa a universalização do acesso, a redução da evasão, a melhoria nos rendimentos escolares de crianças e adolescentes no Brasil e, especialmente, a sua formação integral. O estudo de caso se debruçou numa pesquisa documental e observação indireta da prática do PME na escola. A pesquisa de campo contou com o acompanhamento das ações que fomentaram a permanência dos alunos no espaço educacional. Neste sentido, contempla o diálogo entre os sujeitos contemporâneos da educação integral e as estratégias utilizadas com as diversas possibilidades que o Programa traz. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-03-01T01:54:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/88096 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000910616 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/88096 |
identifier_str_mv |
000910616 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88096/1/000910616.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88096/2/000910616.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88096/3/000910616.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2c8c8e4944ec5350adac655498ff0fbf 2be21dda9bceb840f3adc016e966e354 2e2c5602dfb2e06027e0435428bbc1d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447121740955648 |