Relato do Programa Mais Educação em Alvorada: um estudo de caso numa escola de ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kosmaliski, Barbara Carvalho
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88096
Resumo: Este artigo se insere no estudo sobre Política Educacional e tem como finalidade um estudo de caso sobre a ampliação do tempo escolar e as ações envolvidas em relação à permanência dos alunos no Programa Mais Educação (PME) numa escola municipal da região metropolitana de Porto Alegre-RS. O referido Programa consiste em uma das ações do Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação e visa a universalização do acesso, a redução da evasão, a melhoria nos rendimentos escolares de crianças e adolescentes no Brasil e, especialmente, a sua formação integral. O estudo de caso se debruçou numa pesquisa documental e observação indireta da prática do PME na escola. A pesquisa de campo contou com o acompanhamento das ações que fomentaram a permanência dos alunos no espaço educacional. Neste sentido, contempla o diálogo entre os sujeitos contemporâneos da educação integral e as estratégias utilizadas com as diversas possibilidades que o Programa traz.
id UFRGS-2_eb2270a378bfc84c8f7906531c4bdc81
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88096
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Kosmaliski, Barbara CarvalhoTitton, Maria Beatriz Pauperio2014-03-01T01:54:42Z2013http://hdl.handle.net/10183/88096000910616Este artigo se insere no estudo sobre Política Educacional e tem como finalidade um estudo de caso sobre a ampliação do tempo escolar e as ações envolvidas em relação à permanência dos alunos no Programa Mais Educação (PME) numa escola municipal da região metropolitana de Porto Alegre-RS. O referido Programa consiste em uma das ações do Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação e visa a universalização do acesso, a redução da evasão, a melhoria nos rendimentos escolares de crianças e adolescentes no Brasil e, especialmente, a sua formação integral. O estudo de caso se debruçou numa pesquisa documental e observação indireta da prática do PME na escola. A pesquisa de campo contou com o acompanhamento das ações que fomentaram a permanência dos alunos no espaço educacional. Neste sentido, contempla o diálogo entre os sujeitos contemporâneos da educação integral e as estratégias utilizadas com as diversas possibilidades que o Programa traz.application/pdfporEducação integralEstudo de casoPrograma Mais Educação.Alvorada (RS)Relato do Programa Mais Educação em Alvorada: um estudo de caso numa escola de ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Educação Integral Integradainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000910616.pdf000910616.pdfTexto completoapplication/pdf183302http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88096/1/000910616.pdf2c8c8e4944ec5350adac655498ff0fbfMD51TEXT000910616.pdf.txt000910616.pdf.txtExtracted Texttext/plain37426http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88096/2/000910616.pdf.txt2be21dda9bceb840f3adc016e966e354MD52THUMBNAIL000910616.pdf.jpg000910616.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1810http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88096/3/000910616.pdf.jpg2e2c5602dfb2e06027e0435428bbc1d9MD5310183/880962018-10-18 08:11:58.644oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88096Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:11:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relato do Programa Mais Educação em Alvorada: um estudo de caso numa escola de ensino fundamental
title Relato do Programa Mais Educação em Alvorada: um estudo de caso numa escola de ensino fundamental
spellingShingle Relato do Programa Mais Educação em Alvorada: um estudo de caso numa escola de ensino fundamental
Kosmaliski, Barbara Carvalho
Educação integral
Estudo de caso
Programa Mais Educação.
Alvorada (RS)
title_short Relato do Programa Mais Educação em Alvorada: um estudo de caso numa escola de ensino fundamental
title_full Relato do Programa Mais Educação em Alvorada: um estudo de caso numa escola de ensino fundamental
title_fullStr Relato do Programa Mais Educação em Alvorada: um estudo de caso numa escola de ensino fundamental
title_full_unstemmed Relato do Programa Mais Educação em Alvorada: um estudo de caso numa escola de ensino fundamental
title_sort Relato do Programa Mais Educação em Alvorada: um estudo de caso numa escola de ensino fundamental
author Kosmaliski, Barbara Carvalho
author_facet Kosmaliski, Barbara Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kosmaliski, Barbara Carvalho
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Titton, Maria Beatriz Pauperio
contributor_str_mv Titton, Maria Beatriz Pauperio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação integral
Estudo de caso
Programa Mais Educação.
Alvorada (RS)
topic Educação integral
Estudo de caso
Programa Mais Educação.
Alvorada (RS)
description Este artigo se insere no estudo sobre Política Educacional e tem como finalidade um estudo de caso sobre a ampliação do tempo escolar e as ações envolvidas em relação à permanência dos alunos no Programa Mais Educação (PME) numa escola municipal da região metropolitana de Porto Alegre-RS. O referido Programa consiste em uma das ações do Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação e visa a universalização do acesso, a redução da evasão, a melhoria nos rendimentos escolares de crianças e adolescentes no Brasil e, especialmente, a sua formação integral. O estudo de caso se debruçou numa pesquisa documental e observação indireta da prática do PME na escola. A pesquisa de campo contou com o acompanhamento das ações que fomentaram a permanência dos alunos no espaço educacional. Neste sentido, contempla o diálogo entre os sujeitos contemporâneos da educação integral e as estratégias utilizadas com as diversas possibilidades que o Programa traz.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-01T01:54:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/88096
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000910616
url http://hdl.handle.net/10183/88096
identifier_str_mv 000910616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88096/1/000910616.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88096/2/000910616.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88096/3/000910616.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2c8c8e4944ec5350adac655498ff0fbf
2be21dda9bceb840f3adc016e966e354
2e2c5602dfb2e06027e0435428bbc1d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447121740955648