Estudo numérico das condições ocupacionais de um veículo de carga com forças de amortecimento não lineares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rafael Neponuceno da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/251750
Resumo: Estudos com foco nas condições ocupacionais de motoristas de veículos de carga têm evidenciado a relação entre as Vibrações de Corpo Inteiro e o desenvolvimento de doenças de natureza muscoesqueléticas. Dessa forma, o trabalho em questão busca analisar numericamente um modelo de veículo de carga de seis eixos e 13 graus de liberdade contendo forças de amortecimento não lineares na cabine e chassis. Assim, busca-se quantificar o nível de saúde e conforto que o trabalhador está submetido, bem como, a jornada diária adequada para a aceleração sofrida segundo critérios previstos na Norma de Higiene Ocupacional (NHO-09:2013). A resolução do problema envolve a solução das equações do movimento pelo método de Newmark e a modelagem do perfil de irregularidades das pistas segundo critérios da ISO 8608:2016. Com isso realiza-se a ponderação em frequência das acelerações no assento do motorista conforme ISO 2631-1:1997 para 5 condições distintas de classe de pista e velocidade de tráfego. Os resultados indicam forte dependência do nível de irregularidades das pistas, bem como, a exposição a níveis superiores de vibração previstos em normas de saúde ocupacional.
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