Conceito da comunicação na formação dos fonoaudiólogos no ensino público do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Avendano, Cibele Gulart
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Souza, Tiago Pereira de, Gomes, Erissandra, Vieira, Sidney Goncalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/233063
Resumo: A área da saúde passa por constantes transformações no seu modelo de atenção ao cuidado. A comunicação está fortemente interligada a estes processos, potencializando e contribuindo com o aprimoramento das relações estabelecidas, tanto pelo mundo do trabalho na saúde, quanto na formação de profissionais da área. Este estudo tem como objeto a formação do profissional Fonoaudiólogo, oriundo de três Instituições de Ensino Superior (IESs) Federais do Rio Grande Sul, apresentadas como: IES A, IES B e IES C. Objetiva verificar a existência do conceito e do significado atribuído à comunicação nos documentos norteadores do ensino da Fonoaudiologia por meio de uma análise de conteúdo nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e no Perfil do Egresso (PE) contido nos Projetos Pedagógicos Curriculares (PPCs). O estudo apresentou a frequência do vocábulo “comunicação” em cada documento estudado (DCN n=19; PE n=5) correlacionando os termos com os trechos elucidados no texto. A classificação polissêmica encontrada indicou seis aplicações distintas do termo no corpus da IES A e da IES B: presente em títulos e tópicos, atribuído à expressão “comunicação humana”, associado à expressão “tecnologias de comunicação e informação”, vinculado à expressão “comunicação verbal e não verbal”, associado a habilidades de liderança, relacionados a comunicação com pacientes, responsáveis e profissionais de outras áreas. Verificou-se a ausência do termo no PE da IES C. Foi possível também perceber discrepâncias conceituais nas DCNs, no que diz respeito ao entendimento da comunicação enquanto habilidade e não como uma competência profissional.
id UFRGS-2_eb58ddf61d1011a9342461008ca9bdfd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233063
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Avendano, Cibele GulartSouza, Tiago Pereira deGomes, ErissandraVieira, Sidney Goncalves2021-12-17T04:30:34Z20212359-0424http://hdl.handle.net/10183/233063001133042A área da saúde passa por constantes transformações no seu modelo de atenção ao cuidado. A comunicação está fortemente interligada a estes processos, potencializando e contribuindo com o aprimoramento das relações estabelecidas, tanto pelo mundo do trabalho na saúde, quanto na formação de profissionais da área. Este estudo tem como objeto a formação do profissional Fonoaudiólogo, oriundo de três Instituições de Ensino Superior (IESs) Federais do Rio Grande Sul, apresentadas como: IES A, IES B e IES C. Objetiva verificar a existência do conceito e do significado atribuído à comunicação nos documentos norteadores do ensino da Fonoaudiologia por meio de uma análise de conteúdo nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e no Perfil do Egresso (PE) contido nos Projetos Pedagógicos Curriculares (PPCs). O estudo apresentou a frequência do vocábulo “comunicação” em cada documento estudado (DCN n=19; PE n=5) correlacionando os termos com os trechos elucidados no texto. A classificação polissêmica encontrada indicou seis aplicações distintas do termo no corpus da IES A e da IES B: presente em títulos e tópicos, atribuído à expressão “comunicação humana”, associado à expressão “tecnologias de comunicação e informação”, vinculado à expressão “comunicação verbal e não verbal”, associado a habilidades de liderança, relacionados a comunicação com pacientes, responsáveis e profissionais de outras áreas. Verificou-se a ausência do termo no PE da IES C. Foi possível também perceber discrepâncias conceituais nas DCNs, no que diz respeito ao entendimento da comunicação enquanto habilidade e não como uma competência profissional.The health area is undergoing constant changes in its model of care. Communication is strongly interconnected to these processes, enhancing and contributing to the improvement of the relationships established, both in the world of health work and in the training of professionals in the area. This study has as its object the formation of the professional Speech-Language Pathologist, from three Federal Higher Education Institutions (HEIs) of Rio Grande Sul, presented as: HEI A, HEI B and HEI C. It aims to verify the existence of the concept and the meaning attributed to the communication in the guiding documents of Speech Therapy teaching through a content analysis in the National Curriculum Guidelines (DCNs) and in the Graduate Profile (PE) contained in the Curricular Pedagogical Projects (PPCs). The study presented the frequency of the word “communication” in each document studied (DCN n=19; PE n=5) correlating the terms with the excerpts elucidated in the text. The polysemic classification found indicated six different applications of the term in the corpus of HEI A and HEI B: present in titles and topics, attributed to the expression "human communication", associated with the expression "communication and information technologies", linked to the expression "verbal communication" and non-verbal”, associated with leadership skills, related to communication with patients, guardians and professionals from other areas. There was an absence of the term in the PE of IES C. It was also possible to notice conceptual discrepancies in the DCNs, with regard to the understanding of communication as a skill and not as a professional competence.El área de la salud está experimentando constantes cambios en su modelo de atención. La comunicación está fuertemente interconectada con estos procesos, potenciando y contribuyendo a la mejora de las relaciones que se establecen, tanto en el mundo del trabajo sanitario como en la formación de los profesionales del área. Este estudio tiene como objeto la formación del Profesional Patólogo del Habla y el Lenguaje, de tres Instituciones Federales de Educación Superior (IES) de Rio Grande Sul, presentado como: IES A, IES B y IES C. Tiene como objetivo verificar la existencia de la concepto y el significado atribuido a la comunicación en los documentos rectores de la docencia de Logopedia a través de un análisis de contenido en las Directrices Curriculares Nacionales (DCNs) y en el Perfil de Posgrado (PE) contenido en los Proyectos Pedagógicos Curriculares (PPCs). El estudio presentó la frecuencia de la palabra “comunicación” en cada documento estudiado (DCN n=19; PE n=5) correlacionando los términos con los extractos aclarados en el texto. La clasificación polisémica encontrada indicó seis aplicaciones diferentes del término en el corpus de las IES A y IES B: presente en títulos y temas, atribuido a la expresión "comunicación humana", asociada a la expresión "tecnologías de la comunicación y la información", vinculada a la expresión “comunicación verbal” y no verbal”, asociada a las habilidades de liderazgo, relacionada con la comunicación con pacientes, tutores y profesionales de otras áreas. Hubo ausencia del término en el PE de IES C. También se pudieron notar discrepancias conceptuales en el DCN, en lo que respecta a la comprensión de la comunicación como habilidad y no como competencia profesional.application/pdfporSustinere: revista de saúde e educação. Rio de Janeiro. Vol. 9, n. 1 (2021) p.354-371ComunicaçãoFonoaudiologiaEnsino superiorAvaliação educacionalCommunicationSpeech therapyHigher educationEducational evaluationComunicaciónTerapia del lenguajeEnseñanza superiorEvaluación educativaConceito da comunicação na formação dos fonoaudiólogos no ensino público do Rio Grande do SulConcept of communication in the training of speech therapists in public education in Rio Grande do Sul Concepto de comunicación em la formación de terapeuta del habla em educación pública em Rio Grande do Sul info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001133042.pdf.txt001133042.pdf.txtExtracted Texttext/plain42532http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233063/2/001133042.pdf.txtc7830cc5102327edc1f68d57b928fb1dMD52ORIGINAL001133042.pdfTexto completoapplication/pdf998861http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233063/1/001133042.pdfb6725b85ab61f162cadc01815d55f48dMD5110183/2330632022-01-07 05:29:30.438427oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233063Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-01-07T07:29:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Conceito da comunicação na formação dos fonoaudiólogos no ensino público do Rio Grande do Sul
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Concept of communication in the training of speech therapists in public education in Rio Grande do Sul
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Concepto de comunicación em la formación de terapeuta del habla em educación pública em Rio Grande do Sul
title Conceito da comunicação na formação dos fonoaudiólogos no ensino público do Rio Grande do Sul
spellingShingle Conceito da comunicação na formação dos fonoaudiólogos no ensino público do Rio Grande do Sul
Avendano, Cibele Gulart
Comunicação
Fonoaudiologia
Ensino superior
Avaliação educacional
Communication
Speech therapy
Higher education
Educational evaluation
Comunicación
Terapia del lenguaje
Enseñanza superior
Evaluación educativa
title_short Conceito da comunicação na formação dos fonoaudiólogos no ensino público do Rio Grande do Sul
title_full Conceito da comunicação na formação dos fonoaudiólogos no ensino público do Rio Grande do Sul
title_fullStr Conceito da comunicação na formação dos fonoaudiólogos no ensino público do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Conceito da comunicação na formação dos fonoaudiólogos no ensino público do Rio Grande do Sul
title_sort Conceito da comunicação na formação dos fonoaudiólogos no ensino público do Rio Grande do Sul
author Avendano, Cibele Gulart
author_facet Avendano, Cibele Gulart
Souza, Tiago Pereira de
Gomes, Erissandra
Vieira, Sidney Goncalves
author_role author
author2 Souza, Tiago Pereira de
Gomes, Erissandra
Vieira, Sidney Goncalves
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Avendano, Cibele Gulart
Souza, Tiago Pereira de
Gomes, Erissandra
Vieira, Sidney Goncalves
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Fonoaudiologia
Ensino superior
Avaliação educacional
topic Comunicação
Fonoaudiologia
Ensino superior
Avaliação educacional
Communication
Speech therapy
Higher education
Educational evaluation
Comunicación
Terapia del lenguaje
Enseñanza superior
Evaluación educativa
dc.subject.eng.fl_str_mv Communication
Speech therapy
Higher education
Educational evaluation
dc.subject.spa.fl_str_mv Comunicación
Terapia del lenguaje
Enseñanza superior
Evaluación educativa
description A área da saúde passa por constantes transformações no seu modelo de atenção ao cuidado. A comunicação está fortemente interligada a estes processos, potencializando e contribuindo com o aprimoramento das relações estabelecidas, tanto pelo mundo do trabalho na saúde, quanto na formação de profissionais da área. Este estudo tem como objeto a formação do profissional Fonoaudiólogo, oriundo de três Instituições de Ensino Superior (IESs) Federais do Rio Grande Sul, apresentadas como: IES A, IES B e IES C. Objetiva verificar a existência do conceito e do significado atribuído à comunicação nos documentos norteadores do ensino da Fonoaudiologia por meio de uma análise de conteúdo nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e no Perfil do Egresso (PE) contido nos Projetos Pedagógicos Curriculares (PPCs). O estudo apresentou a frequência do vocábulo “comunicação” em cada documento estudado (DCN n=19; PE n=5) correlacionando os termos com os trechos elucidados no texto. A classificação polissêmica encontrada indicou seis aplicações distintas do termo no corpus da IES A e da IES B: presente em títulos e tópicos, atribuído à expressão “comunicação humana”, associado à expressão “tecnologias de comunicação e informação”, vinculado à expressão “comunicação verbal e não verbal”, associado a habilidades de liderança, relacionados a comunicação com pacientes, responsáveis e profissionais de outras áreas. Verificou-se a ausência do termo no PE da IES C. Foi possível também perceber discrepâncias conceituais nas DCNs, no que diz respeito ao entendimento da comunicação enquanto habilidade e não como uma competência profissional.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-17T04:30:34Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/233063
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2359-0424
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001133042
identifier_str_mv 2359-0424
001133042
url http://hdl.handle.net/10183/233063
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Sustinere: revista de saúde e educação. Rio de Janeiro. Vol. 9, n. 1 (2021) p.354-371
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233063/2/001133042.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233063/1/001133042.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c7830cc5102327edc1f68d57b928fb1d
b6725b85ab61f162cadc01815d55f48d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225046460465152