Produções acadêmicas sobre o ensino do sistema de numeração decimal : o estado da arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cenci, Danielle
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Becker, Maria Luiza Rheingantz, Mackedanz, Luiz Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/142533
Resumo: Este artigo apresenta um levantamento de pesquisas realizadas nos últimos sete anos com o objetivo de veri car qual o debate acadêmico que existe atualmente no país sobre a formação de professores, cujas intervenções estão voltadas para o ensino do Sistema de Numeração Decimal. Para esse m, investigamos as produções acadê- micas em cinco repositórios: na biblioteca virtual SciELO (Scienti c Eletronic Library Online), no Portal de Periódicos da Capes, no Portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), na Biblioteca Digital de Teses e Disserta ções (BDTD) e ainda, zemos uma busca nos anais das últimas cinco edições do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM); e a partir deste delineamento foram selecionadas vinte e nove, consideradas relevantes para este estudo. Partimos da premissa de que essa abordagem é pré-requisito para quem deseja investigar como são realizadas as intervenções docentes neste ensino. Concluímos, pontuando a inexistência de pesquisas que investiguem como são as intervenções pedagógicas realizadas em sala de aula referentes ao ensino de Matemática nos iniciais do Ensino Fundamental. Por m, almejamos que este trabalho possa servir como incentivo e referência a futuras pesquisas sobre este tema.
id UFRGS-2_eb905ead21976e8fbd063705afbb71ba
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142533
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cenci, DanielleBecker, Maria Luiza RheingantzMackedanz, Luiz Fernando2016-06-10T02:10:12Z20152447-9535http://hdl.handle.net/10183/142533000992926Este artigo apresenta um levantamento de pesquisas realizadas nos últimos sete anos com o objetivo de veri car qual o debate acadêmico que existe atualmente no país sobre a formação de professores, cujas intervenções estão voltadas para o ensino do Sistema de Numeração Decimal. Para esse m, investigamos as produções acadê- micas em cinco repositórios: na biblioteca virtual SciELO (Scienti c Eletronic Library Online), no Portal de Periódicos da Capes, no Portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), na Biblioteca Digital de Teses e Disserta ções (BDTD) e ainda, zemos uma busca nos anais das últimas cinco edições do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM); e a partir deste delineamento foram selecionadas vinte e nove, consideradas relevantes para este estudo. Partimos da premissa de que essa abordagem é pré-requisito para quem deseja investigar como são realizadas as intervenções docentes neste ensino. Concluímos, pontuando a inexistência de pesquisas que investiguem como são as intervenções pedagógicas realizadas em sala de aula referentes ao ensino de Matemática nos iniciais do Ensino Fundamental. Por m, almejamos que este trabalho possa servir como incentivo e referência a futuras pesquisas sobre este tema.This article presents a survey of research conducted over the past seven years in order to verify what academic debate that currently exists in the country on the training of teachers, whose interventions are aimed towards teaching Decimal Numbering System. To this end, we investigate the academic productions in ve repositories: in the virtual library SciELO (Scienti c Electronic Library Online), in Journal Portal Capes, the Portal of the National Institute of Educational Studies Teixeira (INEP),the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and also made a search in the annals of the last ve editions of the National Meeting of Mathematics Education (ENEM); and from this design were selected twenty-nine considered relevant to this study. We assume that this approach is a prerequisite for those who wish to investigate how the teachers are held interventions in this school. We conclude by pointing out the lack of research investigating about pedagogical interventions in the classroom regarding the teaching of mathematics in the early elementary school. Finally, we wish that this work can serve as an incentive for future reference and research on this topic.application/pdfporPorandu : revista de divulgação científica em ciências exats e tecnológicas. Ponta Porã, MS. 2015. Vol. 1, n.1, (2015), p. 29-41MatemáticaEnsino e aprendizagemProduções acadêmicas sobre o ensino do sistema de numeração decimal : o estado da arteinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000992926.pdf000992926.pdfTexto completoapplication/pdf204098http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142533/1/000992926.pdf6420c6c089be0724358261ee91c73513MD51TEXT000992926.pdf.txt000992926.pdf.txtExtracted Texttext/plain38639http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142533/2/000992926.pdf.txt1c4106496e36c3f7638f140625d9d78cMD52THUMBNAIL000992926.pdf.jpg000992926.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1233http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142533/3/000992926.pdf.jpgf62a3b1ec4b246fc8d24464c6f1e811eMD5310183/1425332018-10-26 09:54:24.546oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142533Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:54:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Produções acadêmicas sobre o ensino do sistema de numeração decimal : o estado da arte
title Produções acadêmicas sobre o ensino do sistema de numeração decimal : o estado da arte
spellingShingle Produções acadêmicas sobre o ensino do sistema de numeração decimal : o estado da arte
Cenci, Danielle
Matemática
Ensino e aprendizagem
title_short Produções acadêmicas sobre o ensino do sistema de numeração decimal : o estado da arte
title_full Produções acadêmicas sobre o ensino do sistema de numeração decimal : o estado da arte
title_fullStr Produções acadêmicas sobre o ensino do sistema de numeração decimal : o estado da arte
title_full_unstemmed Produções acadêmicas sobre o ensino do sistema de numeração decimal : o estado da arte
title_sort Produções acadêmicas sobre o ensino do sistema de numeração decimal : o estado da arte
author Cenci, Danielle
author_facet Cenci, Danielle
Becker, Maria Luiza Rheingantz
Mackedanz, Luiz Fernando
author_role author
author2 Becker, Maria Luiza Rheingantz
Mackedanz, Luiz Fernando
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cenci, Danielle
Becker, Maria Luiza Rheingantz
Mackedanz, Luiz Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Ensino e aprendizagem
topic Matemática
Ensino e aprendizagem
description Este artigo apresenta um levantamento de pesquisas realizadas nos últimos sete anos com o objetivo de veri car qual o debate acadêmico que existe atualmente no país sobre a formação de professores, cujas intervenções estão voltadas para o ensino do Sistema de Numeração Decimal. Para esse m, investigamos as produções acadê- micas em cinco repositórios: na biblioteca virtual SciELO (Scienti c Eletronic Library Online), no Portal de Periódicos da Capes, no Portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), na Biblioteca Digital de Teses e Disserta ções (BDTD) e ainda, zemos uma busca nos anais das últimas cinco edições do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM); e a partir deste delineamento foram selecionadas vinte e nove, consideradas relevantes para este estudo. Partimos da premissa de que essa abordagem é pré-requisito para quem deseja investigar como são realizadas as intervenções docentes neste ensino. Concluímos, pontuando a inexistência de pesquisas que investiguem como são as intervenções pedagógicas realizadas em sala de aula referentes ao ensino de Matemática nos iniciais do Ensino Fundamental. Por m, almejamos que este trabalho possa servir como incentivo e referência a futuras pesquisas sobre este tema.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-10T02:10:12Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/142533
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2447-9535
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000992926
identifier_str_mv 2447-9535
000992926
url http://hdl.handle.net/10183/142533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Porandu : revista de divulgação científica em ciências exats e tecnológicas. Ponta Porã, MS. 2015. Vol. 1, n.1, (2015), p. 29-41
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142533/1/000992926.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142533/2/000992926.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142533/3/000992926.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6420c6c089be0724358261ee91c73513
1c4106496e36c3f7638f140625d9d78c
f62a3b1ec4b246fc8d24464c6f1e811e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447617287487488