Produções acadêmicas sobre o ensino do sistema de numeração decimal : o estado da arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/142533 |
Resumo: | Este artigo apresenta um levantamento de pesquisas realizadas nos últimos sete anos com o objetivo de veri car qual o debate acadêmico que existe atualmente no país sobre a formação de professores, cujas intervenções estão voltadas para o ensino do Sistema de Numeração Decimal. Para esse m, investigamos as produções acadê- micas em cinco repositórios: na biblioteca virtual SciELO (Scienti c Eletronic Library Online), no Portal de Periódicos da Capes, no Portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), na Biblioteca Digital de Teses e Disserta ções (BDTD) e ainda, zemos uma busca nos anais das últimas cinco edições do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM); e a partir deste delineamento foram selecionadas vinte e nove, consideradas relevantes para este estudo. Partimos da premissa de que essa abordagem é pré-requisito para quem deseja investigar como são realizadas as intervenções docentes neste ensino. Concluímos, pontuando a inexistência de pesquisas que investiguem como são as intervenções pedagógicas realizadas em sala de aula referentes ao ensino de Matemática nos iniciais do Ensino Fundamental. Por m, almejamos que este trabalho possa servir como incentivo e referência a futuras pesquisas sobre este tema. |
id |
UFRGS-2_eb905ead21976e8fbd063705afbb71ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142533 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Cenci, DanielleBecker, Maria Luiza RheingantzMackedanz, Luiz Fernando2016-06-10T02:10:12Z20152447-9535http://hdl.handle.net/10183/142533000992926Este artigo apresenta um levantamento de pesquisas realizadas nos últimos sete anos com o objetivo de veri car qual o debate acadêmico que existe atualmente no país sobre a formação de professores, cujas intervenções estão voltadas para o ensino do Sistema de Numeração Decimal. Para esse m, investigamos as produções acadê- micas em cinco repositórios: na biblioteca virtual SciELO (Scienti c Eletronic Library Online), no Portal de Periódicos da Capes, no Portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), na Biblioteca Digital de Teses e Disserta ções (BDTD) e ainda, zemos uma busca nos anais das últimas cinco edições do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM); e a partir deste delineamento foram selecionadas vinte e nove, consideradas relevantes para este estudo. Partimos da premissa de que essa abordagem é pré-requisito para quem deseja investigar como são realizadas as intervenções docentes neste ensino. Concluímos, pontuando a inexistência de pesquisas que investiguem como são as intervenções pedagógicas realizadas em sala de aula referentes ao ensino de Matemática nos iniciais do Ensino Fundamental. Por m, almejamos que este trabalho possa servir como incentivo e referência a futuras pesquisas sobre este tema.This article presents a survey of research conducted over the past seven years in order to verify what academic debate that currently exists in the country on the training of teachers, whose interventions are aimed towards teaching Decimal Numbering System. To this end, we investigate the academic productions in ve repositories: in the virtual library SciELO (Scienti c Electronic Library Online), in Journal Portal Capes, the Portal of the National Institute of Educational Studies Teixeira (INEP),the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and also made a search in the annals of the last ve editions of the National Meeting of Mathematics Education (ENEM); and from this design were selected twenty-nine considered relevant to this study. We assume that this approach is a prerequisite for those who wish to investigate how the teachers are held interventions in this school. We conclude by pointing out the lack of research investigating about pedagogical interventions in the classroom regarding the teaching of mathematics in the early elementary school. Finally, we wish that this work can serve as an incentive for future reference and research on this topic.application/pdfporPorandu : revista de divulgação científica em ciências exats e tecnológicas. Ponta Porã, MS. 2015. Vol. 1, n.1, (2015), p. 29-41MatemáticaEnsino e aprendizagemProduções acadêmicas sobre o ensino do sistema de numeração decimal : o estado da arteinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000992926.pdf000992926.pdfTexto completoapplication/pdf204098http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142533/1/000992926.pdf6420c6c089be0724358261ee91c73513MD51TEXT000992926.pdf.txt000992926.pdf.txtExtracted Texttext/plain38639http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142533/2/000992926.pdf.txt1c4106496e36c3f7638f140625d9d78cMD52THUMBNAIL000992926.pdf.jpg000992926.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1233http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142533/3/000992926.pdf.jpgf62a3b1ec4b246fc8d24464c6f1e811eMD5310183/1425332018-10-26 09:54:24.546oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142533Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:54:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Produções acadêmicas sobre o ensino do sistema de numeração decimal : o estado da arte |
title |
Produções acadêmicas sobre o ensino do sistema de numeração decimal : o estado da arte |
spellingShingle |
Produções acadêmicas sobre o ensino do sistema de numeração decimal : o estado da arte Cenci, Danielle Matemática Ensino e aprendizagem |
title_short |
Produções acadêmicas sobre o ensino do sistema de numeração decimal : o estado da arte |
title_full |
Produções acadêmicas sobre o ensino do sistema de numeração decimal : o estado da arte |
title_fullStr |
Produções acadêmicas sobre o ensino do sistema de numeração decimal : o estado da arte |
title_full_unstemmed |
Produções acadêmicas sobre o ensino do sistema de numeração decimal : o estado da arte |
title_sort |
Produções acadêmicas sobre o ensino do sistema de numeração decimal : o estado da arte |
author |
Cenci, Danielle |
author_facet |
Cenci, Danielle Becker, Maria Luiza Rheingantz Mackedanz, Luiz Fernando |
author_role |
author |
author2 |
Becker, Maria Luiza Rheingantz Mackedanz, Luiz Fernando |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cenci, Danielle Becker, Maria Luiza Rheingantz Mackedanz, Luiz Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Ensino e aprendizagem |
topic |
Matemática Ensino e aprendizagem |
description |
Este artigo apresenta um levantamento de pesquisas realizadas nos últimos sete anos com o objetivo de veri car qual o debate acadêmico que existe atualmente no país sobre a formação de professores, cujas intervenções estão voltadas para o ensino do Sistema de Numeração Decimal. Para esse m, investigamos as produções acadê- micas em cinco repositórios: na biblioteca virtual SciELO (Scienti c Eletronic Library Online), no Portal de Periódicos da Capes, no Portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), na Biblioteca Digital de Teses e Disserta ções (BDTD) e ainda, zemos uma busca nos anais das últimas cinco edições do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM); e a partir deste delineamento foram selecionadas vinte e nove, consideradas relevantes para este estudo. Partimos da premissa de que essa abordagem é pré-requisito para quem deseja investigar como são realizadas as intervenções docentes neste ensino. Concluímos, pontuando a inexistência de pesquisas que investiguem como são as intervenções pedagógicas realizadas em sala de aula referentes ao ensino de Matemática nos iniciais do Ensino Fundamental. Por m, almejamos que este trabalho possa servir como incentivo e referência a futuras pesquisas sobre este tema. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-10T02:10:12Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/142533 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2447-9535 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000992926 |
identifier_str_mv |
2447-9535 000992926 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/142533 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Porandu : revista de divulgação científica em ciências exats e tecnológicas. Ponta Porã, MS. 2015. Vol. 1, n.1, (2015), p. 29-41 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142533/1/000992926.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142533/2/000992926.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142533/3/000992926.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6420c6c089be0724358261ee91c73513 1c4106496e36c3f7638f140625d9d78c f62a3b1ec4b246fc8d24464c6f1e811e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447617287487488 |