Aproximando a equipe de saúde bucal do cuidado às populações vulnerabilizadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Carolina Pacheco de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/238446
Resumo: A falta de informação da Equipe de Saúde Bucal acerca da saúde da população negra, população indígena, mulheres, população LGBT+ e pessoas em situação de rua contribui para a vivência de preconceito e discriminação no uso dos serviços de saúde, além de resultar em falhas na atenção, no cuidado integral e com equidade para essas populações. O objetivo desse trabalho foi desenvolver e avaliar uma proposta de educação permanente para a equipe de saúde bucal sobre populações vulnerabilizadas. A pesquisa foi realizada em três etapas: iniciando pelo desenvolvimento de um curso de educação em saúde, seguido pela avaliação dos conteúdos do curso por módulos por profissionais da área e por fim, a avaliação integral do curso por meio da Metologia Delphi. O curso chamado “Educação Permanente em Saúde Bucal de Populações Vulnerabilizadas” está organizado em cinco módulos com conteúdo acerca de cinco populações diferentes, são elas: Negros, Indígenas, Mulheres, LGBT+, Pessoas em Situação de Rua. Os materiais abordados em cada módulo referem-se às políticas públicas, dados epidemiológicos, cartilhas e publicações oficiais e evidências científicas sobre a saúde de cada população. Ao longo do curso, há avaliação de conhecimento e aprendizagem dos participantes por meio de questionários. A avaliação inicial de cada módulo por especialistas em cada uma das temáticas gerou alterações e incorporações de conteúdos ao curso. Já a segunda rodada de avaliação, que considerou os aspectos globais do curso, tais como estrutura, organização, conteúdo científico, adequação da carga horária e aspectos subjetivos de retenção da atenção dos inscritos, gerou o curso tal como ele é apresentado nesse estudo.
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spelling Oliveira, Carolina Pacheco deNeves, Matheus2022-05-12T04:50:08Z2021http://hdl.handle.net/10183/238446001138548A falta de informação da Equipe de Saúde Bucal acerca da saúde da população negra, população indígena, mulheres, população LGBT+ e pessoas em situação de rua contribui para a vivência de preconceito e discriminação no uso dos serviços de saúde, além de resultar em falhas na atenção, no cuidado integral e com equidade para essas populações. O objetivo desse trabalho foi desenvolver e avaliar uma proposta de educação permanente para a equipe de saúde bucal sobre populações vulnerabilizadas. A pesquisa foi realizada em três etapas: iniciando pelo desenvolvimento de um curso de educação em saúde, seguido pela avaliação dos conteúdos do curso por módulos por profissionais da área e por fim, a avaliação integral do curso por meio da Metologia Delphi. O curso chamado “Educação Permanente em Saúde Bucal de Populações Vulnerabilizadas” está organizado em cinco módulos com conteúdo acerca de cinco populações diferentes, são elas: Negros, Indígenas, Mulheres, LGBT+, Pessoas em Situação de Rua. Os materiais abordados em cada módulo referem-se às políticas públicas, dados epidemiológicos, cartilhas e publicações oficiais e evidências científicas sobre a saúde de cada população. Ao longo do curso, há avaliação de conhecimento e aprendizagem dos participantes por meio de questionários. A avaliação inicial de cada módulo por especialistas em cada uma das temáticas gerou alterações e incorporações de conteúdos ao curso. Já a segunda rodada de avaliação, que considerou os aspectos globais do curso, tais como estrutura, organização, conteúdo científico, adequação da carga horária e aspectos subjetivos de retenção da atenção dos inscritos, gerou o curso tal como ele é apresentado nesse estudo.The lack of information of Oral Health Team about health of black people, indigenous people, women, LGBT+ and homeless contribuite to a prejudiced and discriminatory experience in the use of health services. Beyond this, it results in failures in equity, integrality and health care. The objective of this study was develop and evaluate a continuing education action directioned to Oral Health Team about vulnerable populations. The research was done in three steps: starting with the development of a continuing education in health course, followed by the evaluation of the materials presente in each module by professional in that areas and in the end, the integral evaluation of the course based on Delphi Metodology. The course called “Educação Permanente em Saúde Bucal de Populações Vulnerabilizadas” is organized in five modules containing materials about five diferentes populations, they are: black people, indigenous people, women, LGBT+ and homeless. The contents covered in the course refer to public policy, epidemiological data, oficial publications and scientific evidency about health of each population. During the course, there is an evaluation of knowlege and learning of studentes through questionnaires. The initial assessment of each module by specialists generated changes and annexation in course's materials. In the second step of evaluation, that considered global aspects of the course, as structure, organization, scientific contents, workload adequacy and subjective aspects of attention retention, generated the course as it is stated in this study.application/pdfporEducação permanenteEducação em saúdeSaúde coletivaEducationContinuing-Health EducationPublic healthAproximando a equipe de saúde bucal do cuidado às populações vulnerabilizadasBringing the oral health team closer to care for vulnerable populations info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2021Odontologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138548.pdf.txt001138548.pdf.txtExtracted Texttext/plain38311http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238446/2/001138548.pdf.txt90f5433e77a7673415f00cd0ae89e827MD52ORIGINAL001138548.pdfTexto completoapplication/pdf515923http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238446/1/001138548.pdfbbe8778f0914c792bd3df32e90b69365MD5110183/2384462022-05-13 04:51:54.317664oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238446Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-05-13T07:51:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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