Uma metodologia para a otimização da orientação das fibras de material laminado de uma longarina considerando critérios de falha
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/180665 |
Resumo: | O presente trabalho visa obter a melhor configuração de orientação de lâminas das camadas do material composto de fibra de carbono, utilizando como base a longarina do avião da equipe Pampa Aerodesign da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O Problema de otimização é resolvido através de técnicas de otimização do tipo programação linear sequencial (SLP, na sigla em inglês) em conjunto com o método de diferença finitas à frente. Para os cálculos analíticos, foi utilizado teoria clássica da laminação (CLT, na sigla em inglês). O problema de otimização é escrito como a minimização de um critério de falha usando a orientação das fibras do laminado como variável de projeto, e se busca projetar a estrutura com o menor número possível de camadas com a condição de segurança contra falhas. Sendo assim, é possível conseguir um resultado ótimo em termos de segurança e de peso final da estrutura. Visto que esse trabalho tem intenção de alcançar resultados para a equipe Pampa, também foi levado em conta as limitações impostas pelo método de fabricação utilizado atualmente. Contudo, é de se ressaltar que é possível aplicar para outras estruturas com diferentes métodos de fabricação, desde que seja devidamente adaptado. Resultando em uma longarina com configuração final de lâminas de 49°, 49° negativos, 50° e 50° negativos. |
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